Breaking News
Home / Física / Lépton

Lépton

PUBLICIDADE

Partícula que não experimenta a força forte. Originalmente o nome foi utilizado para descrever partículas leves. Atualmente é utilizado para identificar o elétron, o múon o tau, seus respectivos neutrinos e as antipartículas correspondentes.

Lépton

Fonte: www.astro.iag.usp.br

Lépton

Podemos dizer que os léptons são partículas que não estão sujeitas à interação forte. Dentre os léptons estudados até o momento estão os elétrons e o antineutrino. Este último é obtido juntamente com o elétron no decaimento beta. Outro elemento que podemos citar e que faz parte da família dos léptons é o múon.

Nos estudos sobre essas partículas, os físicos verificaram que o neutrino associado à produção de um múon não é uma partícula igual ao neutrino produzido no decaimento beta, associado ao aparecimento de um elétron.

Eles são denominados de neutrino do múon e neutrino do elétron. Mesmo com nomes parecidos temos que nos lembrar de que eles são diferentes, pois se um feixe de neutrinos do múon incide em um alvo, apenas múons são observados entre as partículas produzidas pelas colisões.

No entanto, se o alvo é submetido a neutrinos do elétron apenas elétrons são observados no meio das partículas produzidas pelas colisões.

Podemos também citar outro lépton conhecido: o tau, que foi descoberto no laboratório de SLAC no ano de 1975. Seu observador recebeu o prêmio Nobel de física no ano de 1995. Podemos dizer, pelas descobertas, que essa partícula (tau) está associada a um neutrino diferente dos outros dois citados.

Podemos fazer a divisão dos léptons em famílias, cada uma composta por uma partícula (elétron, múon ou tau), o neutrino associado e as aintipartículas correspondentes. Muitos cientistas acreditam que existam apenas três famílias de léptons.

Lépton
Tabela das três famílias de léptons

Os léptons não possuem estrutura interna e nem dimensões mensuráveis, ou seja, eles se comportam como partículas pontuais nas interações com outras partículas e com ondas eletromagnéticas.

Domiciano Marques

Fonte: www.geocities.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lei de Faraday

PUBLICIDADE No estudo de circuitos elétricos podemos observar que a presença de uma diferença de …

Lei de Ampère

PUBLICIDADE Introdução O estudo da corrente elétrica dentro do eletromagnetismo é muito importante para estudar …

Lei Zero da Termodinâmica

PUBLICIDADE O que é a Lei Zero da Termodinâmica? Na natureza todos os corpos sofrem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.