Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Física / Campo Eletrostático

Campo Eletrostático

PUBLICIDADE

Um campo eletrostático um campo elétrico associado a cargas elétricas estáticas.

O que é um campo eletrostático?

Um campo eletrostático é um campo invisível que envolve partículas eletricamente carregadas.

Esse campo pode formar-se em torno de dois objetos na mesma vizinhança com cargas elétricas diferentes ou de um único objeto carregado eletricamente em relação ao ambiente circundante.

Uma vez formado, o campo eletrostático pode exercer uma força sobre outros objetos eletricamente carregados nas proximidades.

O campo eletrostático é um campo vetorial que é definido como a força por unidade de carga que uma carga pontual estacionária encontraria em um ponto específico do campo.

O campo eletrostático é simbolizado nas equações matemáticas como uma letra maiúscula “E”.

Além disso, o campo eletrostático é medido usando a unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) de newtons por coulomb.

A direção de um campo eletrostático é equivalente à direção da força que exerce sobre uma carga pontual positiva. Uma carga positiva estacionária terá um campo eletrostático apontando radialmente para fora da carga.

Por outro lado, uma carga negativa terá um campo eletrostático apontando radialmente em direção à carga.

Se dois objetos com carga oposta estiverem na mesma vizinhança, as linhas começarão com cargas positivas e terminarão com cargas negativas.

A direção das linhas em qualquer ponto entre os dois objetos indica a direção em que a força atuará. Se uma carga for positiva, ela experimentará uma força na mesma direção que o campo.

Por outro lado, uma carga negativa dentro de um campo eletrostático experimentará uma força na direção oposta ao campo.

O conceito de um campo eletrostático envolve muitas propriedades semelhantes à força da gravidade.

Uma carga pontual dentro de um campo elétrico uniforme atua de maneira semelhante a um objeto no qual a força da gravidade está atuando.

Assim, o uso de movimento de projétil e equações cinemáticas também se aplica a uma carga pontual dentro de um campo eletrostático uniforme.

A lei de Gauss é um método de calcular campos eletrostáticos. Essencialmente, se você tem uma esfera condutora sólida com uma carga líquida de Q, é capaz de avaliar que a carga excedente está do lado de fora da esfera. Assim, a lei de Gauss afirma que o campo eletrostático dentro da esfera é zero e o campo eletrostático fora da esfera é o mesmo que uma carga pontual com uma carga líquida de Q.

Essa suposição facilita o cálculo dos componentes vetoriais de um campo eletrostático.

Resumo

Um campo eletrostático é um campo elétrico produzido por cargas elétricas estáticas.

As cargas são estáticas no sentido do valor da carga (é constante no tempo) e suas posições no espaço (as cargas não estão se movendo relativamente uma com a outra).

Devido à sua natureza simples, o campo eletrostático ou sua manifestação visível – força eletrostática – foi observado há muito tempo.

Até os gregos antigos sabiam algo sobre uma estranha propriedade de âmbar que atrai (sob certas condições) pequenos e leves pedaços de matéria nas proximidades.

Muito mais tarde, esse fenômeno foi entendido e explicado como um efeito do campo eletrostático. Desse ponto de vista histórico, seria lógico iniciar a apresentação da teoria do campo eletromagnético com o campo eletrostático.

Outro motivo, é sua simplicidade, mas também sua aplicabilidade.

Nomeadamente, o campo eletrostático desempenha um papel importante no design moderno de dispositivos eletromagnéticos sempre que um forte campo elétrico aparece.

Por exemplo, um campo elétrico é de suma importância para o projeto de dispositivos de raios-X, equipamentos de proteção contra raios e componentes de alta tensão de sistemas de transmissão de energia elétrica e, portanto, é necessária uma análise do campo eletrostático. Isso não é importante apenas para aplicações de alta potência. Na área de eletrônica de estado sólido, lidar com eletrostática é inevitável.

Basta mencionar apenas os exemplos mais importantes, como resistores, capacitores ou transistores bipolares e de efeito de campo.

Campo Eletrostático

Fonte: alphard.ethz.ch/www.khanacademy.org/www.dictionary.com/physics.stackexchange.com/www.wisegeek.org/hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/www.nde-ed.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Elasticidade

PUBLICIDADE Elasticidade é a qualidade ou estado de ser elástico. É a capacidade de um …

Vórtice

PUBLICIDADE Um vórtice é uma massa de ar ou água que gira muito rápido e …

Efeito Fotovoltaico

PUBLICIDADE O efeito fotovoltaico pode ser definido como sendo o aparecimento de uma diferença de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.