Breaking News
Home / Física / Amperímetro

Amperímetro

PUBLICIDADE

Definição

Amperímetro é um instrumento para medir uma corrente elétrica em amperes

O medidor usado para medir a corrente é conhecido como amperímetro. A corrente é o fluxo de elétrons cuja unidade é ampere. Portanto, o instrumento que mede os fluxos de corrente em ampère é conhecido como amperímetro ou amperímetro.

O amperímetro ideal tem resistência interna zero. Mas praticamente o amperímetro tem pequena resistência interna. A faixa de medição do amperímetro depende do valor da resistência.

Amperímetro – Instrumento

Amperímetro, instrumento para medir corrente elétrica direta ou alternada, em amperes.

Um amperímetro pode medir uma ampla faixa de valores de corrente porque, em valores altos, apenas uma pequena parte da corrente é direcionada através do mecanismo de medição; uma derivação em paralelo com o medidor transporta a maior porção.

Amperímetros variam em seus princípios operacionais e precisões.

O amperímetro de movimento D’Arsonval mede corrente contínua com precisão de 0,1 a 2,0%.

O amperímetro eletrodinâmico usa uma bobina móvel girando no campo produzido por uma bobina fixa. Ele mede corrente direta e alternada com precisões de 0,1 a 0,25%.

No amperímetro térmico, usado principalmente para medir corrente alternada com precisão de 0,5 a 3%, a corrente medida aquece um termoconverter (termopar); a pequena voltagem assim gerada é usada para alimentar um milivoltímetro.

Os amperímetros digitais, sem partes móveis, usam um circuito como o integrador de inclinação dupla para converter uma corrente analógica (contínua) medida em seu equivalente digital. Muitos amperímetros digitais têm precisões melhores que 0,1%.

Amperímetro

Amperímetro

O que é um Amperímetro?

Os amperímetros são um tipo de instrumento de medição eletrônica usado para avaliar o fluxo de corrente elétrica em um determinado circuito.

Essencialmente, será medido o fluxo de corrente em termos de amperes.

Vários modelos permitem que o dispositivo seja usado para medir a quantidade e a taxa de corrente em dispositivos elétricos pequenos e grandes.

O amperímetro pode ser usado em vários campos diferentes.

O dispositivo é útil para medir o fluxo de corrente através dos sistemas de fiação de novos edifícios, garantindo que ele esteja de acordo com os códigos de segurança locais aceitáveis.

As empresas que fabricam equipamentos elétricos de qualquer tipo farão uso desse dispositivo para testar os produtos antes de oferecê-los à venda.

Eletricistas, muitas vezes, fazem uso desse aparelho para detectar problemas com sistemas de fiação em edifícios mais antigos.

Em geral, pode ser usado em praticamente qualquer situação em que seja possível entrar em um circuito e executar uma medição.

Amperímetro

Um amperímetro é usado para detectar o fluxo da corrente elétrica de um circuito

Um dos primeiros amperímetros de trabalho é entendido como o galvanômetro D’Arsonval. Esta forma emprega o processo de deflexão magnética para medir o fluxo de amperes através de um dado circuito. Construído com um design de bobina móvel, o dispositivo pode ser conectado a um circuito e, conforme o fluxo da corrente no dispositivo ocorre, a bobina começa a se deslocar dentro do campo magnético. O grau de deslocamento e movimento que a bobina sofre ajuda a determinar o fluxo da corrente.

Um amperímetro pode ser configurado para medir a corrente contínua ou a corrente alternada, e há exemplos de aqueles que são capazes de medir ambos os tipos.

Em todos os projetos, no entanto, é importante lembrar que o dispositivo tende a ter um ponto de resistência relativamente baixo. Ou seja, se estiver conectado a uma fonte incompatível, existe a chance de que o dispositivo funcione mal e, possivelmente, até de curto-circuito. Juntamente com o curto-circuito, a ação pode causar danos permanentes ao amperímetro, além de representar um perigo à saúde do indivíduo que opera o dispositivo. Por estas razões, é aconselhável permitir que apenas pessoal qualificado opere esta ferramenta.

Tipos de amperímetro

A classificação do amperímetro depende do seu projeto e do tipo de corrente circula através do amperímetro.

A seguir estão os tipos de um amperímetro em relação à construção:

Amperímetro de bobina móvel permanente.
Movendo o amperímetro de ferro.
Eletro-dinamômetro amperímetro.
Amperímetro do tipo retificador.

Pela corrente, o amperímetro é categorizado em dois tipos:

Amperímetro AC
Amperímetro DC

1. Amperômetro PMMC – No instrumento PMMC, o condutor é colocado entre o pólo do ímã permanente. Quando a corrente flui através da bobina, ela começa a se desviar. A deflexão da bobina depende da magnitude da corrente que flui através dela. O amperímetro PMMC usado apenas para a medição da corrente contínua.

2. Moving Amil Coil (MI) – O amperímetro MI mede a corrente alternada e contínua. Neste tipo de amperímetro, a bobina move-se livremente entre os pólos de um imã permanente. Quando a corrente passa pela bobina, ela começa a se desviar em um certo ângulo. A deflexão da bobina é proporcional à corrente passa pela bobina.

3. Eletro-dinamômetro Amperímetro – É usado para a medição de CA e CC. A precisão do instrumento é alta em comparação com o instrumento PMMC e MI. A calibração do instrumento é a mesma tanto para CA quanto para CC, ou seja, se a CC calibra o instrumento sem recalibração, ele é usado para medição CA.

4. Retificador Amperímetro – É usado para medir a corrente alternada. Os instrumentos usando o instrumento de retificação que converte a direção da corrente e a passa para o instrumento PMMC. Esse tipo de instrumento é usado para medir a corrente no circuito de comunicação.

O instrumento que mede a corrente contínua é conhecido como o amperímetro DC e o amperímetro que mede AC é conhecido como o amperímetro AC.

Fonte: circuitglobe.com/www.britannica.com/www.wisegeek.org/circuitglobe.com/www.collinsdictionary.com

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.