Breaking News
Home / Física / Porosidade

Porosidade

PUBLICIDADE

A Porosidade a relação, expressa em porcentagem, do volume dos poros ou interstícios de uma substância, como rocha ou estrato rochoso, e o volume total da massa.

Porosidade é, também, definida como a razão entre o volume de poros e o volume de rochas a granel e geralmente é expressa em porcentagem.

A definição de poroso é um material capaz de absorver facilmente líquidos ou permitir a passagem de líquidos.

O que significa porosidade?

Porosidade é o espaço aberto entre os grãos ou preso em grãos em uma microestrutura – a presença de pequenas aberturas ou espaços dentro de um material.

Materiais porosos podem absorver fluidos ou umidade, o que causa corrosão.

A porosidade é uma fração entre 0 e 1, tipicamente variando de menos de 0,01 para granito sólido a mais de 0,5 para turfa e argila. Também pode ser representado em termos de porcentagem, multiplicando a fração por 100.

A porosidade também é conhecida como fração nula.

O que é porosidade?

Porosidade é um termo usado para descrever uma importante propriedade física da maioria dos materiais.

A porosidade de um material é determinada medindo a quantidade de espaço vazio no interior e determinando qual porcentagem do volume total do material é composta por espaço vazio.

As medidas de porosidade podem variar consideravelmente, dependendo do material, e a porosidade alta ou baixa afetará a maneira como o material é executado.

A propriedade da porosidade é na verdade um pouco mais complexa do que a simples porcentagem de espaço vazio dentro de um material. Outra consideração importante é a forma e o tamanho dos espaços vazios no material.

O queijo suíço, por exemplo, é famoso por ter bolhas bastante grandes e distintas, enquanto o queijo de renda alpina tem bolhas muito menores, e esses dois queijos se comportam de maneira diferente porque seus espaços vazios têm formas diferentes.

Outra questão é o nível de interconexão entre espaços vazios.

Se todos os espaços forem discretos e isolados um do outro, um material não se comportará da mesma maneira que um material com a mesma porcentagem de espaço vazio na forma de espaços vazios conectados.

Quando as pessoas estudam a taxa de fluxo através dos materiais, essa propriedade se torna especialmente importante. Obviamente, se os espaços estiverem conectados, o fluxo será maior, porque os líquidos podem se mover livremente.

Essa propriedade pode ser medida em uma ampla gama de materiais, incluindo madeira, pedra, papel, cimento e cerâmica.

Existem várias maneiras de medir a porosidade, incluindo materiais de imersão para ver quanta água eles absorvem.

No caso da pedra, as pessoas também podem estar interessadas em saber se a porosidade é primária ou secundária.

A porosidade primária é o resultado de processos que ocorreram durante a deposição, enquanto a porosidade secundária ocorre devido a processos que ocorrem após a formação da rocha. Por exemplo, depósitos de um mineral mais solúvel dentro de um mineral duro podem ser gradualmente dissolvidos ao longo do tempo, tornando a rocha mais porosa.

A porosidade desempenha um papel importante em uma ampla gama de processos.

Membranas porosas são rotineiramente usadas para filtrar todos os tipos de materiais, com a eficácia do filtro limitada pelo tamanho dos poros e depósitos porosos de rocha são comumente explorados para acessar depósitos de óleo que podem ser incorporados na rocha.

As pessoas ainda aproveitam essa propriedade na cozinha; os bolos de esponja, por exemplo, são projetados para serem altamente porosos, de modo que possam absorver xaropes usados para dar sabor.

O que é um meio poroso?

Um meio poroso é uma substância que contém poros ou espaços entre material sólido através do qual líquido ou gás pode passar.

Exemplos de meios porosos de ocorrência natural incluem areia, solo e alguns tipos de pedra, como pedra-pomes e arenito. Esponjas, cerâmicas e espuma reticulada também são fabricadas para uso como meio poroso.

As possíveis aplicações desses materiais na ciência, na indústria e na vida cotidiana são vastas, embora talvez sejam mais comumente usadas como filtros.

Fisicamente, um meio poroso pode ser diferenciado de outros materiais – incluindo outros meios porosos – por sua porosidade ou pelo tamanho de seus poros. Materiais com baixa porosidade são menos permeáveis e normalmente têm poros menores, dificultando a passagem de gás ou líquido, enquanto materiais com alta porosidade têm grandes poros e são facilmente permeados. A porosidade é uma consideração importante na filtragem, pois se as partículas devem ser removidas por um meio poroso, os poros devem ser pequenos o suficiente para capturá-los efetivamente.

Os geólogos também consideram a porosidade da pedra e do solo ao conduzir observações de reservatórios de petróleo e gás natural. O gás natural aprisionado em pedra de baixa porosidade é conhecido como “gás estanque” e é mais difícil de acessar do que outras reservas.

A porosidade varia de uma porcentagem baixa em xisto denso e arenito a cerca de 50% na areia e até 70% em argila. Materiais artificiais podem ser ainda mais porosos. Por exemplo, a espuma reticulada, um meio poroso usado em filtros de ar condicionado e aplicadores de cosméticos, tem uma porosidade de até 98%.

Uma das aplicações mais comuns de meios porosos na ciência e na indústria é a filtração. Nas fábricas, esses materiais podem ser usados para filtrar gases ou líquidos mecanicamente, aprisionando partículas ou quimicamente, removendo seletivamente certos compostos. A substância a ser filtrada é filtrada através do meio poroso e torna-se purificada à medida que passa através dos poros no material.

Exemplos de usos industriais desse método incluem tratamento de água e refino de petróleo.

Meios porosos também são freqüentemente usados em sistemas de aquicultura e aquário doméstico. Os filtros de carbono, que consistem em carvão ativado poroso, são usados em aquários para absorver compostos orgânicos indesejáveis e metais da água. O carvão ativado é um exemplo de filtragem química, mas a filtragem mecânica também é uma opção possível. Neste último sistema, uma esponja porosa filtra mecanicamente as partículas, criando um ambiente mais limpo para os organismos no tanque.

Resumo

Porosidade é a propriedade de um objeto que expressa o volume total de espaço vazio ou poroso no material. Para rochas que contêm recursos de hidrocarbonetos, a porosidade mede a porcentagem que o espaço de poros ocupa em uma rocha.

Uma rocha porosa contém um grande número de pequenos espaços, o que lhe permite reter petróleo, gás natural ou até água subterrânea!

Se um objeto é poroso, possui uma grande capacidade de reter fluido dentro de si. Esponjas, madeira, borracha e algumas pedras são materiais porosos. Por outro lado, mármore, vidro e alguns plásticos não são porosos e contêm muito poucos bolsões abertos de ar (ou poros).

Uma rocha com boa porosidade é uma característica importante para um poço de petróleo.

De um modo geral, 8% é a porosidade mínima necessária para fazer um bom poço de petróleo, embora alguns sejam concluídos com menos porosidade. Quando óleo ou gás é exposto a uma rocha porosa, ele penetra pelos orifícios da rocha e fica contido entre os grãos. Devido a isso, não há realmente “oceano de petróleo” embaixo do solo – ele fica preso dentro de rochas porosas como arenito.

Todas as rochas do reservatório têm uma porosidade relativamente alta.

Uma esponja é um exemplo de material poroso, pois possui um grande número de espaços vazios em comparação com seu volume

Fonte: www.vocabulary.com/www.sciencedirect.com/www.researchgate.net/www.wisegeek.org/www.corrosionpedia.com/wiki.aapg.org/pubs.geoscienceworld.org/energyeducation.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Capacidade Térmica

PUBLICIDADE Definição A capacidade térmica é a proporção entre a energia térmica absorvida por uma substância e …

Efeito Zeeman

PUBLICIDADE Definição O efeito Zeeman é a divisão de uma linha ou linhas espectrais como resultado da …

Efeito Stark

PUBLICIDADE Definição O efeito Stark, em física, é a divisão em dois ou mais componentes das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.