Breaking News
Home / Física / Força Eletrostática

Força Eletrostática

PUBLICIDADE

Definição das Forças Eletrostáticas

As forças entre partículas que são causadas por suas cargas elétricas.

Existe força elétrica entre as cargas, conforme descrito pela Lei de Coulomb

Um dos mistérios do átomo é que o elétron e o núcleo se atraem. Essa atração é chamada de força eletrostática, a força que mantém o elétron em órbita.

O que é uma força eletrostática?

força eletrostática é o fenômeno que resulta de cargas elétricas lentas ou estacionárias. É estudado na disciplina científica conhecida como eletrostática por pesquisadores que analisam a interação eletromagnética.

Especificamente, a força eletrostática é a reação física que retém o campo eletromagnético criado por partículas subatômicas, como elétrons e prótons. Para que as forças eletrostáticas permaneçam coesas, essas partículas precisam manter de forma independente cargas positivas e negativas e reagir umas às outras em conformidade.

De acordo com as leis da física, existem quatro forças fundamentais que descrevem as reações das partículas, uma das quais é considerada força eletromagnética, o que resulta em força eletrostática sob certas condições.

Força Eletrostática

força eletrostática entre elétrons e prótons é uma das forças mais fortes do universo, ainda mais poderosa do que a gravidade. Um átomo de hidrogênio, que contém apenas um elétron e um próton, tem a força fundamental da gravidade mantendo-o em conjunto. No entanto, cada partícula subatômica também pode desenvolver força eletrostática, o que se torna ainda mais forte.

Na física, as leis afirmam que uma força de grandeza deve ser exercida entre as partículas que são 10 24 mais fortes do que a gravidade simples. Cada átomo no universo em seu estado natural contém uma quantidade igual de prótons e elétrons, criando uma forte presença de forças eletrostáticas.

À medida que duas superfícies entram em contato, ocorre troca de carga, resultando no desenvolvimento de forças eletrostáticas. Quando a resistência está presente em um desses materiais, as cargas eletrostáticas são mais evidentes para o observador. O material resistivo retém a carga eletrostática por um longo período de tempo até que as cargas se neutralizem, como com um choque estático.

lei de Coulomb define as teorias fundamentais quanto à força eletrostática de atração dentro da ciência da eletrostática. Foi estabelecido na década de 1780 por um físico francês chamado Charles Augustin de Coulomb. Ele utilizou as teorias básicas de eletromagnetismo para determinar as fórmulas e equações que definiram forças eletromagnéticas e eletrostática.

Um dos exemplos mais comuns de força eletrostática visto na vida cotidiana ocorre quando alguém abre um pacote de plástico. Muitas vezes, este pacote fica preso aos dedos.

Isso se deve ao fato de que a embalagem, contendo propriedades resistentes eletricamente, tinha esfregado contra outras superfícies, acumulando uma carga eletrostática. Os gregos antigos foram os primeiros a notar esse conceito quando pesquisaram âmbar. Amber possui a capacidade de atrair partículas quando esfregado com outro material.

Força de Coulomb

Força de Coulomb, também chamada força eletrostática ou interação Coulomb, atração ou repulsão de partículas ou objetos por causa de sua carga elétrica.

Uma das forças físicas básicas, a força elétrica é nomeada para um físico francês, Charles-Augustin de Coulomb, que em 1785 publicou os resultados de uma investigação experimental sobre a descrição quantitativa correta desta força.

A eletrostática

eletrostática é o estudo das cargas elétricas estacionárias e as forças que dela surgem. A carga elétrica é uma propriedade da matéria que dá origem a forças atraentes e repulsivas.

De certa forma, a carga elétrica é como massa: um objeto com massa exerce uma força atrativa em todos os outros objetos com massa.

Resumo

A força eletrostática é um ramo da física com o estudo da propriedade e o fenômeno das cargas elétricas estacionárias ou de movimento lento. Os objetos carregados geralmente exercem uma força em outro objeto, mas quando essas cargas estão em repouso, a força entre o objeto é chamada como força eletrostática.

Ao contrário da força gravitacional que é apenas atraente, a força eletrostática é atrativa ou repulsiva. Aqui as duas cargas opostas se atraem, enquanto duas cargas semelhantes se repelem.

A força foi descoberta por Charles Coulomb em 1784.

Através de suas experiências, ele mostrou que a “força eletrostática entre qualquer ponto de carga de dois pontos é diretamente proporcional à sua magnitude e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas”.

Fonte: www.thoughtco.com/www.physicsclassroom.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/nuclearpowertraining.tpub.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Lei Zero da Termodinâmica

PUBLICIDADE O que é a Lei Zero da Termodinâmica? Na natureza todos os corpos sofrem …

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.