Breaking News
Home / Física / Impulso

Impulso

PUBLICIDADE

O que é Impulso?

Na linguagem cotidiana, um impulso é algo que você tem – “Acabei comprar uma blusa por impulso”. Na física, um impulso é outra coisa. Um impulso é algo que você aplica a um objeto, como na analogia dada antes.

Quando você aplica uma força a um objeto, também exerce um impulso sobre ele. Quando algo exerce uma força sobre você, também exerce um impulso sobre você. Forças e impulsos sempre andam juntos.

Mais força significa mais impulso – de fato, o impulso é diretamente proporcional à força aplicada. Dobrar a força, duplicar o impulso – triplicar a força, triplicar o impulso, e assim por diante.

Impulso, no entanto, não é o mesmo que força. O impulso também depende de quanto tempo a força é aplicada. Mais tempo, mais impulso. O impulso também é diretamente proporcional ao tempo durante o qual a força é aplicada – o dobro do tempo significa o dobro do impulso, três vezes o tempo significa três vezes o impulso.

Assim, o impulso exercido sobre um objeto depende diretamente do quanto de força é aplicada e por quanto tempo a força é aplicada. O impulso é o produto da força e do tempo. Impulso é uma grandeza vetorial. Tem a mesma direção que a força aplicada.

O fato de que o impulso depende tanto da força quanto do tempo significa que há mais de uma maneira de aplicar um grande impulso a um objeto – você pode aplicar uma força muito grande por um tempo “razoável” ou aplicar uma força “regular” por um tempo, muito tempo (ou ambos!).

Calculando Impulso:

Impulso

Onde:

F = força aplicada;
Δt = variação do tempo;

Calcular o impulso exercido sobre um objeto por alguma força é geralmente muito fácil e descomplicado – o impulso é sempre o produto da força e do tempo em que a força é aplicada. Como é sempre o produto de uma força e de um tempo, o impulso tem unidades como “segundos de Newton”.

Por Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lei de Faraday

PUBLICIDADE No estudo de circuitos elétricos podemos observar que a presença de uma diferença de …

Lei de Ampère

PUBLICIDADE Introdução O estudo da corrente elétrica dentro do eletromagnetismo é muito importante para estudar …

Lei Zero da Termodinâmica

PUBLICIDADE O que é a Lei Zero da Termodinâmica? Na natureza todos os corpos sofrem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.