Breaking News
Home / Física / Termometria

Termometria

PUBLICIDADE

Termometria é o processo de medir a temperatura. A medição da temperatura o ramo da física que lida com a medição da temperatura

A temperatura é basicamente uma medida da quantidade de energia cinética que as partículas possuem. Atualmente, existem muitos tipos diferentes de termômetros, por exemplo, vidro em tubo, termistor, termopar, termômetro de radiação etc.

A palavra “termometria” significa literalmente a medição da temperatura e vários cálculos com base na conversão de temperaturas de uma escala para outra. O conhecimento da termometria também é vital para a vida cotidiana.

O que é termometria?

Atermometria é basicamente o processo de medir a temperatura de um determinado material ou substância, geralmente através do uso de uma escala arbitrária, mas comumente acordada.

A temperatura de um objeto é normalmente vista em relação à energia nesse objeto, geralmente liberação ou absorção de calor.

Existem várias maneiras diferentes de medir esse tipo de temperatura, embora métodos comuns incluam procedimentos de medição por contato e sem contato.

As medidas da termometria podem ser expressas usando vários sistemas diferentes, como Fahrenheit (F), Celsius (C) e Kelvin (K), que normalmente se referem a unidades diferentes em termos de graus numéricos.

O objetivo geral da termometria é medir a temperatura de um objeto, que pode ser sólido, líquido ou gás.

Temperatura é uma expressão básica em relação à temperatura de um objeto “quente” ou “frio”, que indica se é provável que o calor seja transferido para ele por outro objeto ou dele para esse objeto.

A temperatura de um objeto é baseada na energia cinética das partículas dentro desse objeto e é uma expressão de energia sendo liberada ou absorvida por ele.

A termometria pode ser usada para medir a temperatura de um objeto para fornecer informações para esse material em relação a outros objetos de maneira quantitativa.

Existem várias maneiras pelas quais as medições podem ser feitas na termometria, embora a maioria das técnicas se enquadre nos métodos de contato ou sem contato.

As medições de contato são feitas colocando um objeto em contato direto com outro, que corresponde à temperatura do segundo objeto e, em seguida, retransmite informações sobre a temperatura.

Um termômetro de vidro comum, por exemplo, usa esse tipo de medição, pois o mercúrio dentro do vidro corresponde à temperatura de uma pessoa e se expande com base nessa nova temperatura.

As medições sem contato na termometria não requerem contato físico entre dois objetos e podem incluir o uso de termômetros infravermelhos para medir a temperatura com base na emissão de calor de um objeto.

Diferentes escalas também foram desenvolvidas para medições feitas em termometria, e a escala preferida geralmente depende do contexto em que é usada.

A maioria das escalas para termometria utiliza graus como unidade de medida, embora a escala Kelvin, freqüentemente usada em medições científicas, não o faça.

A escala Celsius é usado em muitos e era anteriormente conhecido como “Centígrado”; a água congela a 0 ° C e ferve a 100 ° C.

Quais são os diferentes tipos de termômetros?

Conhecer a temperatura das coisas pode ser muito importante.

As pessoas podem precisar saber quando o peru está totalmente cozido ou ter que garantir que uma criança não esteja com febre. Em testes de laboratório, são necessárias medições precisas de temperaturas com freqüência, para manter a integridade da experimentação. Quando as pessoas querem medir doenças, preparar doces ou tentar fazer testes científicos, os tipos de termômetros disponíveis estão sempre prontos para servir.

Uma das primeiras distinções necessárias quando se fala em tipos de termômetros é a forma de medição.

Com exceção de fins estritamente científicos, as escalas mais comuns são chamadas de Fahrenheit e Celsius, e podem ser usadas de maneira diferente em vários lugares do mundo.

Para uso doméstico, é provável que as pessoas nos EUA confiem nos termômetros Fahrenheit, mas em hospitais ou consultórios médicos, pode ser mais comum ver a escala Celsius usada. No Reino Unido, Celsius é muito mais comum do que Fahrenheit, por exemplo.

Alguns termômetros oferecem leituras e outros podem exigir conversão.

As fórmulas simples para converter são as seguintes: C = (F – 32) 5/9 e F = 5/9C + 32.

Quando uma conversão precisa não é necessária, é justo afirmar que Celsius representa cerca de um terço da leitura de Fahrenheit.

Tendo explicado as diferenças na escala de temperatura, é possível considerar a variedade de termômetros.

Os termômetros são amplamente utilizados na medicina para verificar a presença de febre no organismo. Até algumas décadas atrás, os mais empregados eram termômetros de vidro de mercúrio que podiam ser inseridos na boca ou no reto para determinar a temperatura corporal. Hoje, isso não é comum, dada a toxicidade do mercúrio.

Uma série de opções explodiu no mercado. Pequenos termômetros digitais podem ser comprados mais baratos em uma farmácia e podem ser usados para fazer uma leitura oral ou axilar (sob o braço).

Também existem faixas de febre para verificações únicas que podem ser aplicadas na testa ou colocadas na boca. Os termômetros de ouvido analisam a temperatura e alguns dispositivos rolam sobre a testa para obter uma leitura.

Não há menos variedade nos termômetros que podem ser comprados para uso na cozinha. Termômetros para cozimento da carne são robustos podem ser mergulhados na carne de cozimento para determinar sua temperatura.

Também há muitos deles que agora podem permanecer no cozimento de carne enquanto uma tela de leitura digital fica do lado de fora do forno. Bons cozinheiros sabem que os termômetros para doces são vitais para a confeitaria, pois o cozimento em excesso ou em excesso de açúcar geralmente não resultam no produto final certo. Também podem variar de tipos de vidro a variedades digitais.

Embora sejam exemplos óbvios, algumas pessoas podem esquecer. As casas geralmente são preenchidas com dispositivos de leitura de temperatura.

Eles podem existir em termostatos e ajudar a manter as casas frescas ou quentes e estão presentes em geladeiras, fornos, secadores e aquecedores de água.

Tipos variados de termômetros também estão nos computadores e funcionam como uma maneira de sinalizar os componentes do computador se um ventilador precisar ser ligado.

Mesmo um secador de cabelo pode ter um termostato que desliga automaticamente o secador se atingir uma certa temperatura. Outros lugares para encontrar exemplos de tipos de termômetros incluem nos carros, na maioria das máquinas grandes e em muitas máquinas pequenas.

Outra maneira de abordar essa questão é discutir os tipos de termômetros pela maneira como eles funcionam.

Mercúrio, por exemplo, faria com que o mercúrio subisse por um pequeno poço à medida que a temperatura aumentasse. Esse mecanismo é semelhante ao funcionamento dos termômetros de álcool em vidro.

Termômetros a laser ou infravermelho detectam radiação térmica e produzem uma leitura. As tiras bimetálicas se movem à medida que esquentam, o que pode ajudar a controlar muitos dispositivos de termostato.

Certamente existem outros exemplos e eles podem ter muitos usos tanto em tecnologia avançada quanto em itens do cotidiano.

O termômetro (Celsius e Fahrenheit)
Celsius, anteriormente conhecido como centígrado, é a medida usada em muitos países europeus

Termômetros de boca são usados para verificar febres ou doenças que causam temperaturas corporais elevadas

Fonte: brilliant.org/www.istockphoto.com/www.bipm.org/www.legit.ng/www.wisegeek.org/www.wikilectures.eu/www.dictionary.com/www.nist.gov/webserver.dmt.upm.es

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Milissegundos

PUBLICIDADE Definição Um milissegundo é uma unidade de tempo que representa 1/1000 de segundo. É uma das …

Aceleração Angular

PUBLICIDADE Definição A aceleração angular é a taxa de variação temporal da velocidade angular com o tempo …

Modelo Cíclico

PUBLICIDADE O que é um modelo cíclico? Um modelo cíclico é uma teoria para explicar o desenvolvimento …