Breaking News
Home / Física / Curva de luz

Curva de luz

PUBLICIDADE

Curvas de luz são gráficos que mostram o brilho de um objeto durante um período de tempo. No estudo de objetos que mudam seu brilho ao longo do tempo, como novas, supernovas e estrelas variáveis, a curva da luz é uma ferramenta simples, mas valiosa para um cientista.

O que é uma curva de luz?

Uma curva de luz é um gráfico da luz visível das estrelas ao longo do tempo, usada para determinar o comportamento de uma estrela.

A técnica de plotagem da luz é importante para estrelas variáveis, que alteram o brilho de maneira regular e imprevisível. Curvas de luz também podem ser usadas para descrever a ação de estrelas binárias, que são duas estrelas que viajam entre si.

Estrelas variáveis podem alterar o brilho em padrões regulares, devido à rotação da estrela ou à interação com outras estrelas.

Um binário variável ocorre porque as duas estrelas estão se movendo uma em relação à outra, e uma pode bloquear a luz da outra à medida que se movem.

Os gráficos de luz visível podem ser feitos a partir de observações visuais de astrônomos ou por modelos de computador usando equipamento de luz digital.

Algumas estrelas podem mostrar padrões de luz variáveis ao longo de vários anos, portanto, são necessárias observações repetidas para que uma boa curva seja desenvolvida.

Embora os astrônomos possam atribuir diferentes valores de luz para a mesma estrela ao longo do tempo, a curva de luz pode ser precisa porque as muitas observações são plotadas juntas e calculadas a média.

Muitos astrônomos acham que as curvas de luz das observações visuais são tão precisas quanto os modelos de computador.

O comportamento da estrela binária pode ser medido usando este método, devido a um efeito chamado eclipsar.

Da mesma forma que a lua pode eclipsar o sol e bloquear sua luz quando vista da Terra, uma estrela de um par binário pode eclipsar a outra. Quando isso ocorre, a luz visível vista através de um telescópio muda e uma curva de luz pode ser usada para traçar as medições.

Se o comportamento de eclipsar ocorrer em um padrão regular ao longo do tempo, os dados poderão ser usados para determinar o período de rotação ou o tempo necessário para as estrelas binárias girarem entre si.

Outro uso da curva de luz é observar uma supernova, que é uma estrela explosiva.

Certas estrelas atingem um ponto em sua vida em que a estrela entra em colapso rapidamente devido a forças gravitacionais e depois explode.

O resultado é um grande aumento da luz visível à medida que os gases da estrela se expandem para fora em alta velocidade, e observações podem ser usadas para estimar a velocidade externa dos gases da estrela e a distância da supernova da Terra.

Curva de luz
Curvas de luz podem ser usadas para observar uma supernova

Fonte: imagine.gsfc.nasa.gov/www.aavso.org/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/teacherlink.ed.usu.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ângulo de repouso

PUBLICIDADE Definição Em física, o ângulo de repouso é o ângulo que o plano de …

Capacidade Térmica

PUBLICIDADE Definição A capacidade térmica é a proporção entre a energia térmica absorvida por uma substância e …

Efeito Zeeman

PUBLICIDADE Definição O efeito Zeeman é a divisão de uma linha ou linhas espectrais como resultado da …