Breaking News
Home / Física / Espectro Brocken

Espectro Brocken

PUBLICIDADE

Definição

O termo “espectro de Brocken” foi cunhado em 1780 por Johann Silberschlag, pastor alemão e cientista natural que frequentava as montanhas Harz.

O espectro de Brocken é uma sombra ampliada de um observador, normalmente cercada por faixas parecidas com um arco-íris, que podem ser jogadas em um banco de nuvens que fica abaixo deles (como pode acontecer em uma área de montanha) quando o sol está baixo.

O fenômeno é geralmente chamado de espectro de Brocken, pois pode ser visto frequentemente no pico de Brocken, nas montanhas de Hartz, na Alemanha.

O que é um espectro Brocken?

O espectro de Brocken é um fenômeno óptico fascinante que ocorre quando um sol baixo lança uma sombra muito longa na névoa ou neblina à distância.

O efeito cria uma figura de sombra superdimensionada, que parece tridimensional por causa da profundidade em que a sombra desce na névoa.

O espectro Brocken também é frequentemente acompanhado por um efeito óptico difícil de explicar, conhecido como glória, um halo de arco-íris que aparece quando a luz é refratada a partir de gotículas de água no ar de tamanho uniforme.

O espectro de Brocken recebe o nome de um pico de montanha chamado Brocken, parte das montanhas Harz na Alemanha.

As colinas levemente inclinadas e o nevoeiro frequente nessa área facilitam a observação do fenômeno quando as condições são adequadas.

O fenômeno foi descrito pela primeira vez por Johann Silberschlag em 1780, mas provavelmente foi observado por humanos confusos desde os tempos pré-históricos.

São fenômenos inexplicáveis como esse que originalmente fizeram as pessoas começarem a pensar que a mecânica do mundo era orquestrada por forças divinas.

C. T. R. Wilson, físico escocês responsável pela invenção da câmara de nuvens, usada para observar partículas de radiação ionizante, construiu o dispositivo quando ele tentava criar artificialmente o efeito de glória que acompanha o espectro de Brocken.

A glória permanece relativamente difícil de produzir em condições de laboratório até hoje.

Sob as condições certas, os aviões criam espectros Brocken nas nuvens subjacentes. Estes são chamados de Glória do Piloto e ajudaram a inspirar caças aéreos durante a Segunda Guerra Mundial.

Na China antiga, o fenômeno era chamado de “luz de Buda” e as observações foram registradas no início de 63 d.C.

Quando peregrinos ou monges viram suas cabeças cercadas por glórias do espectro de Brocken à distância, eles pensaram que isso significava que eles eram iluminados.

Arco de Brocken

O espectro de Brocken (ou arco de Brocken) é uma sombra aparentemente muito ampliada de um observador lançado contra névoa ou nuvem abaixo do nível de um cume ou cume e cercado por franjas coloridas como arco-íris resultantes da difração da luz.

O efeito é uma ilusão. A percepção de profundidade é alterada pela névoa, fazendo com que a sombra pareça mais distante e seja interpretada como maior do que o normalmente esperado.

Na verdade, o espectro de Brocken é o que os meteorologistas chamam de glória. A maioria dos viajantes aéreos já observou glórias.

Eles são mais facilmente vistos quando se monta no lado sombrio de uma aeronave acima das nuvens.

Um espectro de Brocken só pode ser visto quando condições específicas são atendidas: o sol deve estar diretamente nas costas e deve haver muitas gotas de água suspensas no ar onde a glória do espectro aparece.

A luz do sol entra nas gotas de água e reflete na parte de trás das gotas, e a luz volta para o sol e o observador.

Esse fenômeno é chamado de difração e causa as faixas circulares em forma de arco-íris em torno da sombra. Mesmo se você estiver em um grupo, poderá ver apenas seu próprio anel de sombra e glória (arco-íris) ou seu próprio espectro Brocken.

Portanto, os Espectros de Brocken ficam confinados às áreas de alta montanha quando o sol está baixo.

Diz a lenda que o nome veio do Brocken, o pico mais alto das montanhas do norte da Alemanha Harz. Certa vez, um alpinista se assustou com o aparecimento repentino na névoa próxima de uma figura humana com um anel de luz ao redor de sua cabeça. Assustado, o alpinista caiu à morte, morto por sua própria sombra que ele viu e o anel de luz era seu próprio anel de glória.

Resumo

O espectro de Brocken, também chamado anticorona, glória, arco de Brocken ou espectro de montanhas, a sombra aparentemente enormemente ampliada que um observador lança, quando o Sol está baixo, nas superfícies superiores de nuvens que estão abaixo da montanha sobre a qual o observador está.

A aparente ampliação do tamanho da sombra é uma ilusão de ótica que ocorre quando a sombra em nuvens relativamente próximas é julgada pelo observador como estando à mesma distância que objetos terrestres distantes vistos através de brechas nas nuvens.

O fenômeno é frequentemente observado nos picos das montanhas, mas é registrado na literatura com referência especial ao Brocken, um pico nas montanhas Harz na Alemanha, onde o espectro de Brocken às vezes produz efeitos espetaculares.

A sombra do observador geralmente é cercada por faixas ou anéis coloridos que são o resultado da difração da luz solar por gotículas de água na nuvem.

O fenômeno de bandas de arco-íris em torno de uma sombra em uma nuvem também é comumente observado em aviões voando sob a luz do sol acima de uma camada de nuvens.

Espectro Brocken
Espectro Brocken

Espectro Brocken
Espectro Brocken

Fonte: earthsky.org/www.atoptics.co.uk/www.metoffice.gov.uk/www.weatheronline.co.uk/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.bbc.com/www.metoffice.gov.uk/www.gi.alaska.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Movimento Retrógrado

PUBLICIDADE O movimento retrógrado é o movimento orbital de um corpo em uma direção oposta àquela que é normal …

Força de Superfície

PUBLICIDADE Definição A Força de Superfície é uma força externa que atua apenas na superfície de um …

Gravidade Específica

PUBLICIDADE Definição A gravidade específica é a massa de um determinado volume de uma substância quando comparada …