Breaking News
Home / Física / Distância Angular

Distância Angular

PUBLICIDADE

Definição de Distância Angular

Distância angular é a separação angular entre dois objetos como percebida por um observador.

Na matemática e em todas as ciências naturais, a distância angular entre dois objetos pontuais, como observado em um local diferente de qualquer um desses objetos, é o tamanho do ângulo entre as duas direções originárias do observador e apontando para esses dois objetos.

A distância angular é, portanto, sinônimo de ângulo em si, mas pretende sugerir a distância linear entre esses objetos.

O que é

Distância angular é uma medida da aparente separação entre dois pontos da perspectiva do observador. Linhas retas estendidas de cada ponto ao observador se cruzam.

O ângulo de interseção dessas duas linhas é a distância angular e normalmente é expressa em graus ou radianos.

Na trigonometria, esse ângulo pode ser usado para calcular altura e distâncias.

Os astrônomos costumam usar o ângulo para descrever a aparente separação entre os corpos celestes sem referência à sua distância real.

Um problema comum de trigonometria envolve o cálculo da altura de um edifício.

A separação angular da linha de visão entre a parte superior e inferior do edifício a uma distância conhecida é uma informação suficiente para determinar sua altura.

Cálculos envolvendo a distância angular são comuns no levantamento e na segmentação.

Em vez de graus ou radianos, os militares geralmente consideram útil expressar cálculos de segmentação em termos de mil angular. Este é 1/6400 da circunferência de um círculo, ou mais convenientemente, a distância angular entre dois pontos separados por um metro a uma distância de 1000 metros.

Na astronomia, existem duas maneiras básicas de descrever a posição de um objeto no céu. Um é por referência a um sistema de coordenadas, o outro é pela posição do objeto em relação a outro corpo.

No sistema de coordenadas equatoriais, os pólos e o equador da Terra são projetados no espaço como os pólos celestes e o equador celeste.

A posição de um corpo é descrita por sua declinação, graus norte ou sul do equador celeste e seu ângulo de horas.

Esta é a distância angular ao longo do equador celeste entre a localização do observador e o meridiano celeste, um círculo passando diretamente acima do observador e através dos pólos celestes.

Para o amador, a distância angular pode ser usada para ajudar a localizar um objeto astronômico em relação a um corpo conhecido, ou apenas para observar uma característica interessante.

Muitas vezes, tudo o que é necessário é uma mão estendida.

No comprimento do braço, a ponta do dedo mindinho subtende cerca de um grau de arco.

Três dedos do meio subendem cerca de quatro graus e o punho fechado, cerca de dez.

A distância do dedo mínimo ao polegar de uma mão aberta cobre cerca de 18 graus.

Freqüentemente, o observador profissional e mais sério usa uma medida semelhante à distância angular chamada diâmetro angular. Este é o tamanho aparente de um objeto astronômico, visto da Terra.

Esses diâmetros são bem pequenos e geralmente são medidos em segundos de arco, ou 1/3600 de grau.

Como na medição terrestre, se a distância a um objeto é conhecida, seu diâmetro angular pode ser usado para calcular seu tamanho real.

A ilustração abaixo mostra um observador e duas estrelas. A distância angular entre a estrela 1 e a estrela 2 é o ângulo d. Esse ângulo é o ângulo entre as linhas que conectam o olho do observador a cada uma das estrelas.

Fonte: www.definitions.net/www.audioenglish.org/www.wisegeek.org/mathworld.wolfram.com/stjerneskinn.com/findwords.info/abyss.uoregon.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Turbulência

Turbulência

PUBLICIDADE Definição A definição de turbulência é uma mudança repentina e violenta no fluxo de ar. A turbulência cria …

Ondas de gravidade

PUBLICIDADE Definição Uma onda gravitacional é uma ondulação invisível (mas incrivelmente rápida) no espaço. As ondas gravitacionais viajam à …

Ferromagnetismo

PUBLICIDADE Definição Ferromagnetismo se refere ao fenômeno exibido por substâncias, como o ferro, que têm permeabilidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.