Hidrodinâmica

PUBLICIDADE

Definição

A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de fluidos e as forças que atuam sobre corpos sólidos imersos em fluidos e em movimento em relação a eles, incluindo hidrostática e hidrocinética.

O significado literal da hidrodinâmica é “movimento da água” – a ciência das forças que atuam ou são exercidas pelos fluidos.

O que é Hidrodinâmica?

Hidrodinâmica é o estudo de líquidos em movimento.

Especificamente, analisa as maneiras pelas quais forças diferentes afetam o movimento de líquidos. Uma série de equações explica como as leis de conservação de massa, energia e momento se aplicam a líquidos, particularmente aqueles que não são comprimidos.

A hidrodinâmica é parte de um campo maior chamado mecânica dos fluidos que estuda como a energia e as forças interagem com fluidos, incluindo gases e líquidos. A dinâmica dos fluidos é um subconjunto dessa ciência que olha para esses mesmos materiais quando estão em movimento. A aerodinâmica é mais um subconjunto da dinâmica dos fluidos que especificamente examina os gases em movimento, enquanto a hidrodinâmica olha especificamente para os líquidos em movimento.

A hidrodinâmica é largamente usada em engenharia.

Alguns estudos se concentram principalmente no fluxo através de tubulações e sobre vários obstáculos. Esta é uma informação muito útil para estruturas de edifícios que tentam controlar ou desviar o fluxo de água de maneira controlada.

Equações matemáticas tentam prever a taxa de fluxo de água através de um tubo, que é um fluxo laminar ou ininterrupto. Eles também tentam prever com algum nível de precisão os padrões de fluxo de fluxo turbulento ou interrompido, como ocorre com um objeto como uma represa.

Hidrodinâmica
Hidrodinâmica é o estudo de líquidos em movimento

A hidrodinâmica marinha é outra importante aplicação prática da ciência.

Um modelo hidrodinâmico usa as fórmulas encontradas nas leis de conservação para explicar como e por que a água reage ao seu ambiente e vice-versa. Antes da era do computador, a maioria desses modelos eram recriações em pequena escala de cenários da vida real. Hoje, os modelos hidrodinâmicos são geralmente animações geradas por computador, ou fórmulas que podem ser aplicadas a essas mesmas condições da vida real.

Os modelos hidrodinâmicos analisam as condições dos oceanos e outras massas de água e podem prever vários resultados. As condições meteorológicas de curto prazo muitas vezes podem ser previstas pelas ações do oceano. A ecologia de uma área também pode ser prevista usando esses modelos, já que os modelos mais precisos podem mostrar informações como nível de água, salinidade, correntes e temperatura. Os cientistas podem dizer, por exemplo, se a vida aquática crescerá favoravelmente no próximo ano.

Fonte: www.merriam-webster.com/en.oxforddictionaries.com/www.wisegeek.org/www.awe.co.uk

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.