Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Física / Radiação de Nêutrons

Radiação de Nêutrons

PUBLICIDADE

Definição de Radiação de nêutrons

A radiação de nêutrons é um tipo de radiação ionizante que consiste em nêutrons livres.

A radiação de nêutrons é uma partícula não carregada emitida durante uma detonação nuclear quase que exclusivamente dos próprios processos de fissão e fusão

Esses nêutrons reagem com os núcleos de outros átomos para criar novos isótopos que podem produzir radiação por sua vez.

As radiações são capazes de percorrer várias centenas e milhares de metros no ar e são interrompidas se bloqueadas por qualquer material rico em hidrogênio, como água ou concreto.

Esse é o único tipo de radiação capaz de transformar outros materiais em materiais radioativos.

O que é

A radiação de nêutrons é uma forma de radiação ionizante mais frequentemente encontrada em reatores e bombas nucleares.

É composto por nêutrons, partículas subatômicas neutras que compõem o núcleo de átomos junto com prótons.

Nêutrons são encontrados em todos os núcleos elementares, exceto no hidrogênio.

A radiação de nêutrons é um risco para a saúde e é considerado o quarto principal tipo de radiação após partículas alfa, partículas beta e raios gama.

A radiação de nêutrons e o próprio nêutron foram descobertos no início dos anos 1930 através de experimentos conduzidos por James Chadwick, Walter Bothe, Herbert Becker e outros.

A radiação foi liberada bombardeando o berílio metálico com partículas alfa. O trabalho cuidadoso de Chadwick em provar a existência do nêutron lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1935.

O papel mais famoso da radiação de nêutrons na história mundial vem de 1942, quando o primeiro reator nuclear do mundo, o Chicago Pile-1, foi construído embaixo do estádio da Universidade de Chicago.

Os cientistas teorizaram que a energia seria liberada bombardeando os núcleos instáveis de urânio com nêutrons. Além disso, ao romper (fissão) esses núcleos de urânio, uma reação em cadeia auto-sustentável pode ser iniciada.

A forma final disso está em uma bomba nuclear, onde uma sequência extremamente rápida de reações nucleares causa a liberação de uma quantidade substancial de energia nuclear em um núcleo de urânio enriquecido, o suficiente para explodir cidades inteiras.

Antes do início da década de 1940, poucos cientistas, para não mencionar o público em geral, podiam imaginar uma fonte tão poderosa de explosivos ou energia.

A radiação de nêutrons tem a tendência de ser absorvida pelos núcleos de seu material alvo, tornando-o radioativo.

A maior parte do material radioativo produzido durante a explosão de uma bomba nuclear é criada dessa maneira.

Quando os seres humanos são expostos a muita radiação de nêutrons, ela pode realmente tornar a carne radioativa, matando rapidamente a pessoa infeliz.

Este é o princípio por trás da bomba de nêutrons, uma arma projetada para liberar grandes quantidades de radiação de nêutrons com relativamente pouco calor ou luz.

A bomba de nêutrons é um explosivo nuclear que mata pessoas e animais, mas deixa as estruturas intactas.

O que é uma bomba de nêutrons?

Uma bomba de nêutrons é um pequeno dispositivo termonuclear projetado para matar tropas inimigas blindadas com radiação, causando danos mínimos à área circundante.

Ele recebe esse nome da fonte dos nêutrons livres energizados por radiação letal. Essas balas radioativas podem penetrar vários metros de terra e praticamente qualquer forma de armadura de veículo.

Isso contrasta com as armas nucleares convencionais que emitem muito calor e luz, que são bloqueados comparativamente facilmente em relação à radiação.

As bombas de nêutrons também são conhecidas como bombas de radiação aprimorada.

A bomba foi inventada pelo físico Samuel T. Cohen no início dos anos 70.

A intenção da bomba era criar uma “bomba nuclear mais agradável” que fizesse seu trabalho de eliminar as tropas inimigas com danos colaterais mínimos a civis ou infraestrutura.

O papa ficou tão empolgado com a bomba de nêutrons que deu a Cohen uma medalha de paz em 1979.

Outro aspecto “ético” da bomba é a baixa quantidade de radioatividade duradoura que ela deixa em seu rastro.

Entre outras armas termonucleares, os planos para as bombas de nêutrons foram supostamente roubados por um espião que trabalhava para a República Popular da China em meados dos anos 90.

O motivo para a criação da bomba de nêutrons vem dos dias em que os mísseis e projéteis de artilharia não eram tão precisos, o que significava que os danos colaterais da guerra convencional eram prováveis.

Atualmente, temos bombas inteligentes e sistemas precisos que atingem seus alvos com um fator de erro inferior a alguns metros. Isso obsoleta amplamente a bomba de nêutrons.

Uma bomba de nêutrons com força explosiva igual a um quiloton de TNT matará qualquer ser humano a distâncias de alguns quilômetros ou milhas. A distâncias inferiores a 1 km, a radiação é tão forte que incapacita imediatamente a vítima. Isso é cerca de dez vezes o limiar em que metade das pessoas expostas morre. As localizadas mais longe do epicentro também estão fadadas a perecer, mas o processo pode se arrastar por dias.

A radiação da bomba de nêutrons também se impregna nos materiais circundantes, como as ligas encontradas na armadura.

Os tanques expostos devem ser classificados como resíduos nucleares de baixo nível e descartados de acordo. Samuel Cohen, desde então, expressou vergonha pela criação da bomba. Espero que nunca seja usado.

 Detonação nuclear liberta radiação de nêutrons

Uma bomba de nêutrons é projetada para liberar grandes quantidades de radiação de nêutrons com relativamente pouco calor ou luz

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.yourdictionary.com/www.wisegeek.org/www.nuclear-power.net/www.iaea.org/www.arpansa.gov.au/emilms.fema.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Velocidade Tangencial

Velocidade Tangencial

PUBLICIDADE Definição de velocidade tangencial A velocidade trabalhando como um movimento rotacional ou circular e …

Diodo

Diodo

PUBLICIDADE Definição de Diodo Um diodo é definido como um componente eletrônico de dois terminais …

Íon

Íon

PUBLICIDADE Definição de Íon Um íon é definido como um átomo ou molécula que ganhou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.