Breaking News
Home / Meio Ambiente / Avaliação Ambiental

Avaliação Ambiental

PUBLICIDADE

avaliação ambiental pode ser definida como a identificação, estimativa e avaliação dos impactos ambientais de projetos existentes e propostos, por meio da realização de estudos ambientais, para mitigar os efeitos negativos relevantes antes de tomar decisões e assumir compromissos.

Uma avaliação ambiental é feita para determinar se uma ação é ou não uma grande ação federal que afeta significativamente a qualidade do meio ambiente humano..

O processo de avaliação ambiental garante que governos e órgãos públicos considerem os possíveis efeitos ambientais antes do início de um projeto de infraestrutura.

A Avaliação de Impacto Ambiental é um processo de avaliação dos prováveis impactos ambientais de um projeto ou desenvolvimento proposto, levando em consideração os impactos socioeconômicos, culturais e de saúde humana inter-relacionados, tanto benéficos quanto adversos.

O que é uma Avaliação Ambiental?

Uma avaliação ambiental, também conhecida como avaliação de impacto ambiental, é uma medida utilizada para determinar o impacto de determinadas ações propostas.

Esta medida pode considerar não apenas o ambiente natural, mas também os ambientes sociais e econômicos.

Fazer uma avaliação de impacto ambiental pode ajudar a prevenir situações em que danos ambientais substanciais são causados e situações em que as ações de uma pessoa têm efeitos adversos.

Também pode ser usado para revelar os efeitos positivos de um plano proposto.

Se uma avaliação ambiental deve ou não ser realizada e como ela é feita, pode não ser uma escolha. Muitos governos exigem que essa medida seja tomada antes que certos planos possam prosseguir.

Por exemplo, na União Europeia (UE), tais medidas são ditadas pela Diretiva de Avaliação de Impacto Ambiental. Esta legislação descreve quais projetos requerem uma avaliação de impacto, o procedimento que deve ser seguido na realização dessas avaliações e o conteúdo que deve ser incluído nas versões finais.

A autorização pode ser baseada nas conclusões reveladas na avaliação. O sentimento público também pode ser levado em consideração. Uma vez que os danos ambientais, ou mesmo o risco de danos, provavelmente afetarão outras pessoas, eles geralmente têm uma plataforma para expressar suas opiniões.

Os efeitos negativos ou o potencial de efeitos negativos revelados por uma avaliação ambiental nem sempre resultam na negação de um projeto. Em alguns casos, as pessoas podem ter permissão para prosseguir, mas receber ordens para alterar certas táticas.

Em outros casos, eles podem ser obrigados a tomar certas medidas preventivas para limitar os danos potenciais tanto quanto possível e desenvolver planos para corrigir os danos causados.

Uma avaliação ambiental nem sempre é usada para revelar resultados negativos. Em alguns casos, as pessoas podem usar uma avaliação ambiental para mostrar o impacto positivo que seus projetos terão.

Muitas vezes, isso pode ajudar a incentivar a autorização. Também pode encorajar o apoio financeiro, como empréstimos do Banco Mundial, que de outra forma poderiam ser negados.

Em muitos casos, uma avaliação ambiental incluirá alguns resultados positivos e alguns resultados negativos. Se um plano de construção de uma fábrica for tomado como exemplo, torna-se óbvio como isso é possível.

Uma fábrica em uma área pode ter efeitos econômicos positivos, criando empregos e receitas fiscais. Pode, no entanto, produzir efeitos negativos, como qualidade do ar diminuída e estradas congestionadas.

Uma avaliação de impacto ambiental pode permitir que todos os fatores sejam pesados e trabalhados.

O que é uma Avaliação de Impacto Ambiental?

Uma avaliação de impacto ambiental é um estudo realizado com o objetivo de determinar o impacto de uma atividade ou projeto proposto no meio ambiente.

Muitas nações exigem avaliações de impacto ambiental de pessoas envolvidas em projetos de construção e atividades semelhantes, e os requisitos são especialmente detalhados em áreas com ambientes naturais frágeis que poderiam ser danificados por projetos que não levassem o meio ambiente em consideração.

Quando um estudo de avaliação de impacto ambiental é realizado, os pesquisadores consideram a atividade proposta, avaliam o ambiente onde a atividade será realizada e pensam sobre os efeitos positivos e negativos da atividade.

Por exemplo, se uma empresa planejou restaurar áreas úmidas adjacentes a um de seus empreendimentos, a avaliação de impacto ambiental provavelmente indicaria que a mudança líquida no meio ambiente seria positiva.

Por outro lado, uma empresa que deseja construir um shopping center pode acabar com uma avaliação de impacto ambiental negativa porque os pesquisadores podem determinar que a instalação teria um impacto negativo sobre o meio ambiente.

Este processo inclui preocupações sobre os impactos naturais de um projeto, juntamente com os econômicos e sociais.

Algo que gera uma mudança natural positiva líquida pode nem sempre ser benéfico econômica e socialmente, por exemplo, e inversamente, os pesquisadores podem determinar que embora um projeto possa ser prejudicial para o meio ambiente, ele terá benefícios econômicos e sociais que poderiam compensar os danos.

O objetivo de obrigar essas avaliações é proteger o meio ambiente para que todos possam desfrutá-lo e considerar a vida dos organismos que dependem do meio ambiente para sua sobrevivência.

Os resultados escritos de uma avaliação de impacto ambiental podem ser conhecidos como declarações de impacto ambiental ou relatórios de impacto ambiental.

Normalmente, uma Avaliação de Impacto Ambiental deve ser incluído com outra documentação quando as pessoas solicitam alvarás de construção, permissão para realizar eventos e outras autorizações fornecidas por agências governamentais.

Inúmeras empresas em todo o mundo se especializam em conduzir um Estudo de Impacto Ambiental e preparar relatórios escritos que discutem os resultados em detalhes. Esses relatórios são abertos ao público, permitindo que os membros da comunidade julguem por si mesmos quando um projeto proposto é apresentado, e podem incluir recomendações para minimizar ou mitigar o impacto ambiental de um projeto.

Conduzir um Estudo de Impacto Ambiental é apenas uma entre muitas opções para avaliar um projeto proposto, e as pessoas devem estar cientes de que outros relatórios, como um relatório sísmico, podem ser necessários além de uma Avaliação de Impacto Ambiental antes que a permissão para prosseguir seja concedida.

Quais são os diferentes tipos de trabalhos de avaliação ambiental?

Trabalhos de avaliação ambiental podem incluir engenheiros de qualidade do ar, ecologistas, geólogos e biólogos.

O campo inclui várias especialidades em ciências ambientais, dependendo do recurso natural afetado por projetos de construção públicos e privados.

Outros títulos relacionados a trabalhos de avaliação ambiental incluem especialista em recursos naturais, consultor ambiental e avaliador de risco ambiental.

As pessoas que trabalham nesses trabalhos de avaliação ambiental determinam os impactos potenciais dos projetos de construção no solo, na água, na qualidade do ar ou na vida vegetal e animal.

Esses profissionais também exploram formas de mitigar impactos adversos nessas áreas e preparam relatórios para auxiliar as autoridades na tomada de decisões.

Um relatório de avaliação ambiental fornece ao público informações sobre como um projeto pode afetar o meio ambiente. Também auxilia os órgãos governamentais responsáveis por conceder ou negar licenças de construção.

Um hidrólogo pode ser contratado para trabalhos de avaliação ambiental perto de pântanos, lagos ou riachos. Ele coleta e analisa dados em campo para determinar como uma proposta afeta essas áreas.

O hidrólogo pode trabalhar com um ecologista, botânico ou biólogo responsável por estudar os impactos nas plantas e animais que vivem perto do corpo d’água.

Trabalhos de avaliação ambiental perto de fábricas ou locais de resíduos perigosos exigem especialistas em qualidade do ar.

Esses cientistas prevêem o nível de emissões dessas indústrias e recomendam maneiras de diminuir os impactos na qualidade do ar.

Eles determinam se os poluentes desses projetos podem contaminar o ar e causar riscos à saúde, e determinam se os planos de mitigação da empresa são adequados.

Cientistas que buscam empregos em avaliação ambiental podem trabalhar em indústrias privadas, agências reguladoras do governo ou para organizações sem fins lucrativos.

Um especialista em proteção ambiental normalmente processa relatórios de impacto para a agência governamental que supervisiona grandes projetos.

Ele ou ela também pode trabalhar na definição de políticas para proteger o meio ambiente.

As empresas privadas podem contratar um especialista ou consultor ambiental como consultor nas fases iniciais de planejamento de uma proposta.

Esses consultores normalmente analisam os impactos potenciais dos projetos de construção e procuram maneiras de mitigar os danos.

Eles podem identificar possíveis impactos negativos ao meio ambiente e recomendar mudanças para lidar com essas questões.

Os consultores costumam preparar relatórios de avaliação ambiental para a empresa depois de concluírem a pesquisa.

Em muitas regiões, a avaliação ambiental é o primeiro passo exigido por lei para determinar se um impacto ao meio ambiente pode ocorrer. O relatório de avaliação lista as agências governamentais responsáveis e a pessoa que preparou o documento. Este relatório é disponibilizado ao público, geralmente com um período de tempo definido para receber comentários. Se impactos significativos forem encontrados, geralmente é necessária uma declaração de impacto ambiental completa.

Avaliação Ambiental

Fonte: www.canada.ca/data2.unhcr.org/www.humanitarianresponse.info/www.cbd.int/www.alberta.ca/www.wisegeek.org/www.environnement.gouv.qc.ca/www.iaia.org/www.ontario.ca/www.npi.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ecologia Industrial

PUBLICIDADE Definição de Ecologia Industrial A ecologia industrial conceitua a indústria como um ecossistema feito pelo homem …

Umidade Absoluta

PUBLICIDADE Definição A umidade absoluta refere-se à quantidade de água contida em uma parcela de ar e …

Ecologia Florestal

PUBLICIDADE Definição A ecologia florestal é a ciência de como os organismos reagem entre si e interagem …