Breaking News
Home / Meio Ambiente / Poluição Térmica

Poluição Térmica

PUBLICIDADE

Definição de Poluição Térmica

Poluição térmica é o aumento prejudicial da temperatura da água em córregos, rios, lagos, ou ocasionalmente, águas costeiras do oceano.

poluição térmica é qualquer desvio da temperatura natural em um habitat e pode variar de temperaturas elevadas associadas a atividades de resfriamento industrial a descargas de água fria em rios abaixo de grandes represas.

Poluição térmica é causada tanto por despejo de água quente a partir de fábricas e usinas de energia ou remoção de árvores e vegetação que os fluxos de sombra, permitindo que a luz solar para aumentar a temperatura destas águas.

Como outras formas de poluição da água, poluição térmica é generalizada, afetando muitos lagos e um grande número de córregos e rios em todas as partes do mundo.

Um aumento de temperatura tão pequenas quanto 1 ou 2 graus Celsius pode matar peixes nativos, moluscos e plantas, ou expulsá-los em favor de outras espécies, muitas vezes com efeitos indesejáveis.

Determinados processos industriais utilizam grandes quantidades de água em reservatórios ou como refrigeradores o que aparelha como resultado uma notável alteração em sua temperatura natural.

Modificar a temperatura da água é também outra forma de alterar o ecossistema e é denominado poluição térmica.

O aumento da temperatura das águas, traz maior demanda bioquímica de oxigênio.

O lançamento de águas quentes num rio causará, de imediato, fenômenos localizados de desoxigenação pois, o calor favorece a dissipação do oxigênio dissolvido; além disso, a faixa de temperatura de sobrevivência de peixes e muitos microorganismos é bastante estreita e, ainda, alguns vegetais têm sua proliferação acentuada com o aumento de temperatura.

A definição mais ampla de poluição térmica é a degradação da qualidade da água por qualquer processo que altere a temperatura ambiente da água.

poluição térmica geralmente está associada ao aumento da temperatura da água em um riacho, lago ou oceano devido à descarga de água aquecida de processos industriais, como a geração de eletricidade.

O que é poluição térmica?

Poluição Térmica

poluição térmica se refere ao aumento da temperatura em um corpo d’água devido a causas humanas ou ambientais.

Embora um ou dois graus de diferença possam parecer insignificantes, o aquecimento de um ambiente aquático ou marinho, mesmo em pequena quantidade, pode resultar em alterações devastadoras nos habitats de peixes, insetos, plantas e animais.

Existem várias causas principais de poluição térmica, cada uma contribuindo para o que alguns especialistas em meio ambiente chamam de uma possível catástrofe ambiental.

Uma das principais causas da poluição térmica é o uso industrial de água como refrigerante. As fábricas e usinas de energia normalmente usam fontes próximas de água para manter as máquinas resfriadas e funcionais.

Embora barata e eficaz, essa forma de processo de resfriamento pode causar estragos nos ecossistemas aquáticos. A água é normalmente drenada de uma fonte, passa por sistemas de resfriamento em uma fábrica ou planta e, em seguida, retorna à fonte original.

Infelizmente, no processo de resfriamento de máquinas, a temperatura da água aumenta, às vezes em vários graus. O influxo de água morna ou quente de volta a uma fonte natural pode destruir fontes de alimento ou matar espécies que requerem uma certa temperatura para sobreviver.

Muitos cientistas ambientais consideram o aquecimento industrial da água o maior fator na poluição térmica localizada.

A erosão do solo e o desmatamento são dois outros fatores importantes que podem levar a aumentos não naturais na temperatura. Plantas e árvores costeiras ajudam a proteger a água, mantendo as temperaturas sob controle ao fornecer proteção contra a luz solar. Quando as plantas são removidas, a massa de água não apenas absorve mais luz solar, como também o solo mantido no lugar por estruturas de raízes cai na água. A erosão do solo pode fazer com que os leitos de rios e lagos aumentem, criando piscinas de água mais rasas que aquecem mais rapidamente.

Uma das principais causas de preocupação com a poluição térmica é o esgotamento do oxigênio da água. Os peixes dependem de uma certa quantidade de oxigênio para sobreviver debaixo d’água; eles não se adaptam facilmente às mudanças no nível de oxigênio.

Quanto mais quente a água, menos oxigênio ela pode reter, tornando um ecossistema florescente mortal para os habitantes em um curto período de tempo.

Além disso, águas rasas e mais quentes aumentam a produção de plantas que consomem oxigênio, como algas, que diminuem os níveis de oxigênio ainda mais à medida que se decompõem.

Existem várias maneiras de ajudar a mitigar os efeitos da poluição térmica para estabilizar e sustentar os ambientes aquáticos. As fábricas que usam água como refrigerante podem instalar torres de resfriamento e lagoas que devolvem a água à temperatura original antes de liberá-la de volta na fonte natural.

Garantir que as margens e linhas costeiras tenham vegetação adequada para fornecer sombra e reter o solo também pode ajudar a prevenir a poluição térmica.

Fontes principais

As principais fontes de poluição térmica são usinas elétricas e fábricas industriais.

Na maioria das usinas de energia elétrica, o calor é produzido quando o carvão, petróleo ou gás natural é queimado ou combustíveis nucleares sofrer fissão para liberar enormes quantidades de energia.

Este calor transforma a água em vapor, que por sua vez gira as turbinas para produzir eletricidade.

Depois de fazer o seu trabalho, o vapor passou deve ser resfriado e condensado de volta à água.

Para condensar o vapor, água fria é trazido para a planta e circulou ao lado do vapor quente. Neste processo, a água utilizada para o resfriamento aquece 5 a 10 graus Celsius (9 a 18 graus Fahrenheit), após o que pode ser despejado de volta para dentro do lago, rio ou oceano de onde veio. Da mesma forma, as fábricas contribuem para a poluição térmica quando despejar água usada para resfriar suas máquinas.

O segundo tipo de poluição térmica é muito mais difundida.

Córregos e pequenos lagos são naturalmente mantida sob refrigeração por árvores e outras plantas altas que bloqueiam a luz solar.

As pessoas muitas vezes remover essa vegetação sombreamento, a fim de colher a madeira nas árvores, para dar lugar a plantações, ou para a construção de edifícios, estradas e outras estruturas.

Deixado sem sombra, aquece água em até 10 graus Celsius.

De maneira similar, pastoreio de ovinos e bovinos pode tira streamsides de baixa vegetação, incluindo árvores jovens.

Mesmo a remoção da vegetação longe de um córrego ou lago pode contribuir para a poluição térmica, acelerando a erosão do solo para dentro da água, tornando-o barrento.

Água barrenta absorve mais energia do sol do que a água clara faz, resultando em mais aquecimento.

Finalmente, a água corrente fora de superfícies artificiais, tais como ruas, estacionamentos, e telhados, é mais quente do que a água de correr terra com vegetação e, portanto, contribui para a poluição térmica.

Impactos

Todas as espécies de plantas e animais que vivem na água são adaptadas para temperaturas dentro de um determinado intervalo. Quando a água em uma área aquece mais do que podem tolerar, as espécies que não podem se mover, como plantas, crustáceos e moluscos enraizadas, vai morrer. Espécies que podem se mover, como peixes, vai deixar a área em busca de condições mais frias, e eles vão morrer se eles não podem encontrá-los. Normalmente, as outras espécies, muitas vezes, menos desejável, vai se mudar para a área para preencher a vaga.

Em geral, as águas frias são melhor habitat para plantas e animais do que as quentes águas frias, porque contêm mais oxigênio dissolvido.

Muitas espécies de peixes de água doce que são valorizados por esporte e comida, especialmente truta e salmão, fazem mal em água morna. Alguns organismos que prosperam em água morna, muitas vezes com efeitos indesejáveis. As algas e outras plantas crescem mais rapidamente em água quente do que no frio, mas eles também morrem mais rapidamente, as bactérias que decompõem o tecido morto usar o oxigênio, reduzindo ainda mais a quantidade disponível para os animais. As algas mortas e em decomposição fazer o olhar da água, gosto e cheiro desagradável

Poluição Térmica – Temperatura

Poluição Térmica

A temperatura é um aspecto fundamental em corpos aquáticos, pois os seres vivos apresentam diferentes reações quando ocorrem mudanças deste fator.

poluição térmica decorre principalmente de lançamentos, em sua maioria em rios, da água aquecida usadas no processo de refrigeração do maquinário de refinarias, siderúrgicas e usinas termoelétricas.

Tais efluentes provocam, nos rios, desoxigenação, uma vez que o calor provoca dissipação do oxigênio dissolvido, além disso, podem provocar a mortandade de peixes, pois a faixa de temperatura de sobrevivência deles é bastante estreita. E para os seres vivos, os efeitos da temperatura dizem respeito à aceleração do metabolismo, ou seja, das atividades químicas que ocorrem nas células.

A aceleração do metabolismo provoca aumento da necessidade de oxigênio e, por conseguinte, na aceleração do ritmo respiratório. Por outro lado, tais necessidades respiratórias ficam comprometidas, porque a hemoglobina tem pouca afinidade com o oxigênio aquecido.

Combinada e reforçada com outras formas de poluição ela pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

Ocorre freqüentemente pelo descarte, nos rios, de grandes volumes de água aquecida usada no processo de refrigeração de refinarias, siderúrgicas e usinas termoelétricas.

O aumento da temperatura causa vários efeitos:

Para os seres vivos, os efeitos da temperatura dizem respeito à aceleração do metabolismo, ou seja, das atividades químicas que ocorrem nas células. A aceleração do metabolismo provoca aumento da necessidade de oxigênio e, por conseguinte, na aceleração do ritmo respiratório. Por outro lado, tais necessidades respiratórias ficam comprometidas, porque a hemoglobina tem pouca afinidade com o oxigênio aquecido.

Combinada e reforçada com outras formas de poluição ela pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

Diminuição da solubilidade dos gases em água, havendo assim um decréscimo na quantidade de oxigênio dissolvido na água, prejudicando a respiração dos peixes e de outros animais aquáticos.

Há uma diminuição do tempo de vida de algumas espécies aquáticas, afetando os ciclos de reprodução.

Potencializa-se a ação dos poluentes já presentes na água, pelo aumento na velocidade das reações e solubilidade de alguns poluentes.

Poluição Térmica – Causa

Poluição Térmica

poluição térmica, às vezes chamada de “enriquecimento térmico”, é a degradação da qualidade da água por qualquer processo que altere a temperatura ambiente da água.

Uma causa comum de poluição térmica é o uso de água como refrigerante por usinas de energia e fabricantes industriais. Outras causas de poluição térmica incluem a erosão do solo.

Quando alguém pensa em poluição, a ideia de poluição térmica muitas vezes não vem à mente. As pessoas pensarão primeiro em coisas como emissões de carbono, poluição e resíduos pessoais e uma variedade de outros fatores de mudança.

No entanto, a poluição térmica é um problema real e persistente em nossa sociedade moderna. Em termos leigos, poluição térmica é quando uma indústria ou outra organização feita pelo homem obtém água de uma fonte natural e a esfria ou aquece.

Eles então ejetam essa água de volta para o recurso natural, o que muda os níveis de oxigênio e pode ter efeitos desastrosos nos ecossistemas e nas comunidades locais.

Fonte: alunoca.io.usp.br/www.ukm.my/www.conserve-energy-future.com/www.wisegeek.org/www.pollutionissues.com/pt.shvoong.com/www.iomcworld.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Definição de Poluição industrial A poluição cuja fonte provém diretamente da indústria é conhecida …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Ecologia Industrial

PUBLICIDADE Definição de Ecologia Industrial A ecologia industrial conceitua a indústria como um ecossistema feito pelo homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.