Breaking News
Home / Meio Ambiente / Educação Ambiental

Educação Ambiental

O que é Educação Ambiental?

PUBLICIDADE

Em 1948, num encontro em Paris da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), foi feito um dos primeiros registros do termo Educação Ambiental. Porém, só em 1972, na Conferência de Estocolmo, é que os rumos da Educação Ambiental começaram a ser tratados de forma que esta temática passou a fazer parte de uma agenda internacional. Tanto é que, em 1975, foi lançado o Programa Internacional de Educação Ambiental. Este programa, lançado em Belgrado (capital da então Iugoslávia) foi responsável por dar os direcionamentos da Educação Ambiental.

Já em 1977, ocorreu a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental. Este encontro, que ocorreu na antiga União Soviética, é mais conhecido por Conferência Intergovernamental de Tbilisi. Ele foi considerado um dos principais eventos sobre Educação Ambiental e, inclusive, foi a partir dele que foram feitas as definições, objetivos, princípios e estratégias que passaram a ser utilizados para a Educação Ambiental.

Já em 1992, foi firmado no Rio 92, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que estabeleceu e delimitou os fundamentos para sociedades sustentáveis, além de estabelecer políticas públicas que privilegiem a Educação Ambiental.

Mas afinal, no que consiste a tal Educação Ambiental?

Ela pode ser encarada com um processo educacional, que tem como proposta a formação de pessoas preocupadas com as questões ambientais. Ela pode ser configurada, segundo alguns autores, como um processo educativo com raízes políticas, que busca despertar a consciência crítica nas pessoas acerca das instituições, fatores sociais, atores, bem como sobre os conflitos socioambientais. Por meio de estratégias pedagógicas, busca-se o enfrentamento destes conflitos.

Para tanto, a Educação Ambiental deve ser aberta ao diálogo, sendo direcionada à cidadania, estando, inclusive, relacionado com a prática diária no que se refere a tomada de decisões, como também a ética que conduz para uma melhora na qualidade da vida, compreendendo não só o aspecto humano, mas todo o meio. Assim, ela não apenas trabalha a mudança cultural, mas busca uma transformação social, de forma a encarar a crise ambiental como uma questão ética e política.

Educação Ambiental

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

BRASIL. Conceitos de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/conceito>. Acesso em 26/06/17.

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. História da educação ambiental no Brasil e mundo. Disponível em: <http://www.portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/>. Acesso em 26/06/17.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Umidade Absoluta

PUBLICIDADE Definição A umidade absoluta refere-se à quantidade de água contida em uma parcela de ar e …

Ecologia Florestal

PUBLICIDADE Definição A ecologia florestal é a ciência de como os organismos reagem entre si e interagem …

Corrente de Ar

PUBLICIDADE A definição de correntes de ar e vento é o movimento do ar (às vezes com força considerável) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.