Breaking News
Home / Geografia / Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

PUBLICIDADE

O que é a floresta amazônica?

Considerado o maior bioma do território brasileiro, ocupa uma área de aproximadamente 5.000.000 km², situado predominantemente na região Norte do país e compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Maranhão, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Além disso, faz-se presente nos países vizinhos, como nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

Floresta Amazônica

Assim sendo, o calor e a umidade exacerbada possibilitam o desenvolvimento e a consolidação da biodiversidade que ali se encontra e que é comumente conhecida como Floresta Amazônica ou Floresta Latifoliada Equatorial, e que possuí as seguintes característica: Trata-se de uma floresta densa (apresentando intensa compactação ou plantas muito próximas uma da outra), ampla variedade de espécies vegetais, perene que apresenta vida longa, (não perde as folhas no outono e no inverno), latifoliadas (com suas folhas largas e grandes) e higrófilas (plantas adaptadas ao clima úmido).

É nessa extensa região que se encontra a maior hidrográfica do mundo em extensão e volume de água, o conhecido Rio Amazonas, além de outros rios de menor porte. O que é responsável por fazê-la ter aproximadamente 20% de toda água doce do planeta Terra.

Esta floresta está ainda localizada nas baixas latitudes, o que a faz receber de forma intensa a energia solar, classificando o clima como equatorial, ou seja, com temperaturas médias altas e chuvas constantes e distribuídas durante o ano todo.

Essa intensidade pluviométrica (chuvas), ainda é responsável por lavar ou lixiar o solo, retirando os nutrientes que nele estão. Mas mesmo assim, eles não deixam de existir, pois a decomposição de outros organismos, como as plantas e animais, enriquece a toda área. Cientistas ainda descobriram que esses nutrientes que sobram, são rapidamente absorvidos pelas raízes das árvores, que em um ciclo o liberam novamente para o solo, fazendo uma espécie de reciclagem ambiental.

Além disso, a fauna da Floresta Amazônica é bem rica em espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, aves e outros animais.

Um grave problema que atualmente a afeta está ligado ao desmatamento, que é capaz de pôr em extinção várias espécies da flora e fauna. Pesquisas mostram que ao menos 20% da floresta já foi desmatada. Estas mesmas pesquisas indicam que o desmatamento da Amazônia influência no aumento do semiárido na caatinga.

De acordo com a proximidade dos cursos fluviais, a Floresta Amazônica apresenta diferentes aspectos, constituindo três tipos básicos de vegetação, que são:

– Mata de Igapó (Caaiagapó): Situada pela extensão dos rios nas planícies permanentemente inundadas. As espécies marcantes dessa vegetação são vitória-régia, açaí, marajá, cururu, dentre outra.

Mata de Várzea: Que devido a sua proximidade com os rios é caracterizada como parte da floresta que sofre inundações frequentes. As espécies representativas dessa vegetação são a seringueira, maçarandubas, cacaueiro, copaíba, etc.

Mata de Terra Firme (Caaetê): Caracterizada como parte da floresta de maior extensão, situada nas áreas mais altas – baixo planaltos, ou seja, não sofrem inundações. Para representar esse tipo de vegetação pode-se citar a andiroba, angelim, castanheira, guaraná, mogno, etc.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.