Breaking News
Home / Meio Ambiente / Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

PUBLICIDADE

Ao falarmos da preservação do planeta Terra é preciso entender que os recursos naturais são finitos. E, para evitar que o planeta entre num colapso, por conta da exploração humana, muito tem se discutido e trabalhado para a implantação de processos que caminhem em consonâncias com o Desenvolvimento Sustentável.

Por desenvolvimento sustentável se compreende o desenvolvimento que não esgota os recursos do planeta, sempre com foco em suprir as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Essa forma de pensar abrange uma nova maneira de encarar o desenvolvimento econômico. Ao invés de crescer a qualquer custa, busca-se uma alternativa de ter ações sustentáveis, ou seja, que levem em consideração a preservação do ambiente.

Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é necessário planejamento, como também entender que os recursos naturais são finitos. Portanto, é preciso que os recursos naturais sejam utilizados de forma a evitar que entrem em colapso. As atividades compreendendo toda a cadeia produtiva, desde os produtores, até os consumidores finais, devem levar em consideração os processos, priorizando ações que sejam menos impactantes para o ambiente, como também compensações ambientais e projetos de recuperação de áreas naturais e preservação, por exemplo.

Em 2015, a cúpula da Organização das Nações Unidas definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com esta definição, surgiu uma nova agenda de ação até 2030. Para que esta agenda possa dar certo, é preciso um trabalho conjunto de governos e sociedade e, para isso, foram traçados uma série de objetivos.

Desenvolvimento Sustentável

A proposta é que seja adotado um novo modelo global, buscando acabar com a pobreza, além de trazer o bem-estar, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

UNIRIC. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: <http://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em 23/06/17

WWF. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>.Acesso em 23/06/17

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável é retratado por três (3) esferas vinculadas entre si e indissociáveis, sendo elas:

A preservação da integridade ambiental, a fim de garantir a saúde e a segurança das comunidades humans e conservar os ecossistemas que preservam a vida;
A garantia da equidade social
para possibilitar a completa expansão de todas as mulheres e todos os homens, a expansão das comunidades e o respeito da diversidade;
O alcance da eficiência econômica
para gerar uma economia inovadora e próspera, social e economicamente e responsável.

Problemática

A problemática do desenvolvimento sustentável é a capacidade dos parceiros interessados em atuar de maneira conciliada e harmoniosa para, assim, criar e manter um equilíbrio entre os benefícios de uma atuação e suas repercussões no ambiente, no modo de vida e no nível de vida.

Lei de Desenvolvimento Sustentável do Québec

Adotada por unanimidade pela Assembléia Nacional em abril de 2006, a Lei de Desenvolvimento Sustentável faz com que Québec torne-se um dos sete (7) primeiros governos a adotar uma lei nessa área. Essa lei define o desenvolvimento sustentável como um “desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentável tem por base uma visão a longo prazo que considera o aspecto indissociável das dimensões ambiental, social e econômica das atividades de desenvolvimento.”

Estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Governo 2008-2013

A Estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Governo está em plena fase de implantação da lei. Essa estratégia torna-se, a partir de então, o marco de referência em que as políticas, os programas e as atuações ministeriais devem necessariamente se inserir.

Essa estratégia, e principalmente os planos de ação de desenvolvimento sustentável que possibilitam sua implantação, classifica Québec como um dos Estados mais progressistas e responsáveis nessa área. Com efeito, apesar de mais de 80 Estados terem estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável, apenas 2 solicitaram a seus ministérios e organismos que tais estratégiras sejam traduzidas ações.

Portal São Francisco

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.