Breaking News
Home / Meio Ambiente / Telhado Verde

Telhado Verde

PUBLICIDADE

Telhado Verde – O que é

Telhado de um edifício com plantas crescendo nele, projetado para ser ambientalmente e esteticamente agradável.

Telhado verde refere-se a um sistema de cobertura que usa plantas para cobertura do telhado em vez de materiais de cobertura tradicionais.

sistema de cobertura verde remonta à década de 1960, mas só nos últimos anos ela se tornou uma alternativa popular para a cobertura tradicional, devido aos seus benefícios ambientais e de poupança para aquecimento e refrigeração.

As plantas que cobrem o telhado proporcionar um excelente isolamento para a construção de reduzir significativamente o consumo de energia, mas que também atuam como um filtro natural para a água da chuva, o que significa que eles reduzem significativamente a quantidade de drenagem da chuva. As plantas absorvem mais de 50% da água da chuva que, de outra forma correr em sistema de esgoto.

A água que é absorvido pelas plantas no telhado, em seguida, evapora-se de volta para a atmosfera. Mas os benefícios da tecnologia telhado verde não terminam na redução da água da chuva.

Cobertura verde tornou-se cada vez mais popular nas cidades, pois cria espaços verdes adicionais que trazem alguma natureza na selva de concreto e aço.

Os telhados verdes em prédios grandes e sótão conversões norte de Londres, muitas vezes imitam parques e incluem vegetação rica que não só proporcionar um espaço verde adicional, mas também atrai vida selvagem, incluindo borboletas, abelhas e outros insetos, bem como aves que pode ser de outra forma raramente vistos em áreas urbanas. Além disso, os telhados verdes são visualmente atraentes e criar um contraste atraente para concreto e aço, enquanto muitas pessoas aproveitam possibilidade de crescer suas próprias frutas e vegetais, bem como flores em telhados. Alguns até têm um bom conjunto de crianças mobiliário de jardim e guarda-sol de jardim para obter o melhor do sol.

telhado verde é coberta com plantas, mais frequentemente de vegetação que é resistente aos efeitos do tempo e requer pouca ou nenhuma irrigação. Plantas nativas, resistentes, de pragas e doença-resistente, à prova de fogo e que crescem rápido e não são invasivos são ideais para telhados verdes. Além de coletar a água da chuva, as plantas nos telhados das casas também absorvem o calor que mantém o edifício quente durante os meses frios do inverno, enquanto o crescimento médio ajuda a manter a construção de mais frio durante os meses quentes de verão.

Os telhados verdes têm sido mostrados para reduzir os custos de aquecimento e arrefecimento para tanto quanto 50 por cento oferecendo grandes benefícios financeiros para os proprietários do edifício.

Outra grande vantagem é vantagem sobre cobertura convencional é a absorção de poluentes do ar, incluindo o dióxido de carbono pelas plantas que ajuda a diminuir as temperaturas na área urbana e reduzir o efeito de ilha de calor.

Telhado Verde
Telhado Verde

Os telhados verdes são sempre criados em várias camadas que além de plantas incluem um meio de cultura, pano de filtro, drenagem, isolamento, bem como membrana impermeável.

A construção de um telhado verde, bem como a seleção de plantas de cobertura do telhado depende de vários fatores, incluindo o tamanho do prédio e do tipo do telhado.

Ambos os telhados planos e derramou são apropriadas para cobertura verde, mas a criação do parque, como sistemas de telhado permanece limitada a edifícios maiores como alojamento de grandes plantas e árvores é muito pesado para casas e edifícios de médio porte.

De acordo com a seleção de plantas, existem três principais tipos de telhado verde chamado intensivo, semi-intensivo e extensivo. Telhados verdes intensivos referem-se a telhados, que podem acomodar grandes plantas, incluindo árvores, gramado cheio, etc Este tipo de telhado verde requer uma profundidade significativa do solo, bem como muita manutenção, semelhante a manutenção de um parque ou jardim grande. Telhado verde semi-intensiva envolve cobertura do telhado com plantas de tamanho moderado e requer menos manutenção. Telhado verde extensivo é o mais conveniente de todos os tipos de sistemas de telhado verde e envolve a cobertura do telhado com uma fina camada de substrato e vegetação que requer cuidados e manutenção mínima.

A tecnologia do telhado verde é o sistema de cobertura mais amiga do ambiente e tem apenas uma desvantagem. Os custos iniciais de telhado verde são muito mais elevados do que para coberturas tradicionais, devido ao aumento dos custos de obras. Apesar de que é mais eficiente do que os sistemas de coberturas mais baratos porque a tecnologia telhado verde proporciona uma economia significativa para o aquecimento e refrigeração. De acordo com algumas estimativas, o telhado verde reduz os custos de aquecimento e refrigeração por mais de 50%. Além disso, os sistemas de telhado verde é extremamente durável. Ela pode durar até 50 anos e praticamente não requer reparos, como muitos outros sistemas de coberturas. Os telhados verdes combinadas com outras tecnologias verdes, como coletores solares térmicos e painéis solares fotovoltaicos pode reduzir ainda mais os custos de aquecimento e arrefecimento, bem como ajudar a combater o aquecimento global.

Telhado Verde – Vegetação

Telhado verde

Um telhado verde é uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização que é instalado em cima de um telhado plano ou levemente inclinado.

Os telhados verdes também são conhecidos como vegetativos ou eco-telhados.

Eles se enquadram em três categorias principais – extensivo, intensivo e semi-intensivo.

Embora não haja definições precisas deles, um telhado verde extenso tem um meio de crescimento raso – geralmente menos de seis polegadas – com uma carga de telhado modesta, diversidade de plantas limitada, requisitos mínimos de irrigação e muitas vezes não é acessível.

Os telhados verdes intensivos têm mais solo e um meio de crescimento mais profundo – às vezes vários metros – que pode suportar uma seleção de plantas mais diversificada, incluindo pequenas árvores. Assim, eles têm cargas estruturais mais substanciais e precisam de manutenção e rega mais frequentes. Geralmente são acessíveis.

Os telhados verdes semi-intensivos incluem características de ambos os tipos. A profundidade apropriada de qualquer telhado verde depende da estrutura do telhado, das plantas escolhidas, da precipitação anual e dos requisitos de desempenho das águas pluviais.

Telhado Verde – Chuva

Telhado VerdeTelhado verde

O espaço desocupado das cidades tem dado lugar a edificações e estradas, cobertas por concreto e asfalto, estas superfícies não permitem mais que a água se infiltre na terra são obras com características de impermeabilização do solo.

Telhados e pavimentos escuros absorvem e conservam energia do sol durante o dia e refletem à noite resultando em maiores diferenciais de temperatura entre áreas urbanas e áreas não urbanas, menos impermeabilizadas e com maior quantidade de verde.

Os telhados verdes são uma solução inovadora para gerenciar o problema de coleta de água de chuva, podendo, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho térmico de edificações e qualidade do ar da ecologia urbana, tudo isto sem ocupar áreas adicionais.

Os benefícios econômicos se resumem na proteção da impermeabilização da laje, resultando em uma vida útil mais longa (telhados verdes duram o dobro do que telhados convencionais), manutenção reduzida e economia em peças de reposição; economia nas contas de energia podendo atingir uma redução de 25% nas necessidades de refrigeração; potencial para reduzir o tamanho do equipamento de ar condicionado a ser instalado; e potencial para reduzir o tamanho dos sistemas de coleta de água pluvial, resultando em economia para órgãos públicos, no que tange a políticas de saneamento e bem estar social.

O solo, as plantas e o ar serão usados como isolante contra o som. O substrato tende a bloquear frequências de som mais baixas e as plantas as frequências mais altas.

Um telhado verde com uma camada de substrato de 12 cm de profundidade pode reduzir o som em 40 decibéis e uma de 20 cm pode reduzir o som em 46 a 50 decibéis.

Telhados verdes também retardam ganhos e perdas de calor. Em climas quentes, como nesse caso, quando a temperatura pode atingir 30ºC ou mais no verão, a superfície dos telhados pode atingir 80 ºC.

Essas altas temperaturas impactam diretamente os ambientes internos e externos da edificação. O aumento da temperatura externa nos telhados contribui para reação química que cria o ozônio atmosférico baixo, componente básico do “smog” (fumaça).

Do lado de dentro da edificação, faz-se necessário um sistema de refrigeração para condicionar o ambiente. Com o telhado verde, a camada de vegetação e o ar preso na camada de solo melhoram a performance térmica do edifício. Tem-se então uma carga térmica reduzida dentro do edifício, reduzida reflexão de calor para a atmosfera, um microclima mais saudável na superfície do telhado, e uma vida útil mais longa para o mesmo. O telhado é capaz de reduzir em até 10ºC a temperatura interna do ambiente de modo a diminuir em até 25% os gastos energéticos com refrigeração nos dias quentes.

Acima da camada de impermeabilização, coloca-se uma camada de garrafas pet com argila expandida, para acumular a água da chuva.

As plantas escolhidas são aquelas mais resistentes a períodos de seca e insolação excessiva e de raízes curtas.

A maior preocupação quando se fala em telhados verdes é a questão de vazamentos. Atualmente existem vários produtos para impermeabilização química e física da laje, para evitar possíveis infiltrações.

Vale ainda salientar que não pode ser aplicado o telhado verde em toda a estrutura superior do edifício, pois, necessita-se espaço para colocação de painéis solares.

Telhado Verde – Cobertura

Telhado Verde

Telhado verde

Telhado verde é o uso de vegetação na cobertura de casas, prédios comerciais ou residenciais, indústrias etc., com o objetivo de melhorar o conforto termo-acústico do imóvel e a relação entre a edificação e o meio ambiente.

A implantação do Telhado verde contribui também para reduzira poluição ambiental comum às grandes cidades e para estabilizar a umidade relativa do ar no entorno.

Benefícios gerais

Dentre muitos benefícios listados, o Telhado verde:

Melhora as condições termo-acústicas do imóvel, no inverno e no verão, dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar condicionado ou climatização.
Contribui para a manutenção da umidade relativa do ar no entorno e para formação de microclima, melhorando a qualidade de vida no imóvel e vizinhança.
Contribui para formação de um mini-ecossistema, atraindo borboletas, joaninhas e pássaros.
Contribui no combate às chamadas “ilhas de calor”, formadas nos centros urbanos pela presença excessiva de estruturas de concreto
Contribui no combate ao aquecimento global, aumentando a área verde e o seqüestro de carbono da atmosfera pela vegetação.
Ajuda no combate às enchentes em locais onde o solo é asfaltado e impermeabilizado; aumenta o tempo de detenção da água da chuva, reduz a velocidade da água e também seu impacto geral.
É um excelente atrativo para pontos comerciais e residências, tornando-os mais vistosos.
Traz mais harmonia, bem-estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da edificação.

Telhado Verde – Composição

Telhado VerdeTelhado verde

O sistema de Telhado verde consiste no fornecimento de ecomantas, fabricadas a partir de PET reciclado, leves, drenantes e não-degradáveis em contato com a terra e a matéria orgânica.

As ecomantas vegetadas são instaladas na cobertura das edificações, resultando em belos projetos de jardinagem e paisagismo sustentável.

Dentre suas vantagens principais estão:

Fácil instalação; fácil manutenção
Ótima drenagem
Substrato (“terra”) leve, balanceado e aerado, contendo nutrientes adequados para as plantas
Excelente enraizamento pelas plantas, o que aumenta sua vida útil
Máximo de 50kg por m2, mesmo com água; sem riscos a estrutura existente

Outros elementos que compõem o Telhado verde, como plantas e substrato, acompanham o sistema completo, instalado.

Telhado Verde – Plantas

Telhado Verde
Telhado verde natureza ambiente

As plantas para Telhado verde atendem às diretrizes de paisagismo sustentável e tropical, obedecendo as seguintes características:

Fácil adaptação às condições climáticas do país
Resistência a excesso ou falta de água; resistência a variações de temperatura
Forrações que cobrem rapidamente a superfície plantada e beleza
Indicadas de acordo com a posição da área de implantação em relação ao sol:
 plantas para áreas de sol pleno; meia-sombra ou sombra.

Fonte: www.greenroofstoday.co.uk/luizmeira.com/www.idhea.com.br/www.nps.gov/images.adsttc.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Efeito La Niña

PUBLICIDADE Efeito La Niña – O que é Tradicionalmente, La Niña tem recebido menos atenção do que …

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Muitos processos de fabricação industrial usam ou produzem produtos químicos que podem prejudicar a …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.