Breaking News
Home / Meio Ambiente / Eco Casas

Eco Casas

PUBLICIDADE

Eco Casas – Casas ecológicas

Poderíamos definir de Casa Ecológica uma casa ecologicamente saudável, economicamente viável e que respondam as necessidades básicas de seus habitantes, integrando tecnologias modernas à velhos conhecimentos, com o máximo possível de conexão com o ambiente e menor impacto possível.

É muito importante que o impacto que uma casa pode causar ao meio ambiente seja o mínimo possível.

Um exemplo inicial é a utilização de matéria-prima disponível na própria localizada, como as populações indígenas faziam há milhares de anos. Deve-se pensar na utilidade que cada ponto da casa terá, colocar as janelas de forma que se aproveite bem a iluminação do dia, procurar produzir o mínimo possível de resíduos (lixo) e quando o produzir, fazer um gerenciamento para que ele possa ser (re)-utilizado.

Uma outra alternativa é aproveitar a água das chuvas e também reutilizar as águas da pia com a utilização de filtros. Visar não produzir resíduos que não sejam reaproveitável. Utilizar energia renovável o máximo possível como também ter suficiência em água retirado do local da residência.

A sustentabilidade é um caminho e não um fim, então todos podemos ir construindo a eco casa aos poucos, mais o mais importante é que servirá de exemplos a serem seguidos por outras pessoas.

Casas ecológicas – O que é

Eco Casas

Você quer morar em uma casa ecologicamente correta, mas quer saber o que isso realmente significa? Sua casa precisa ser carregada com engenhocas “verdes” caras ou construída com pneus reciclados? É prático reformar sua casa existente? Seus novos “recursos ecológicos” ajudarão o meio ambiente ou são apenas mais coisas para consumir – modernas, mas prejudiciais ao planeta?

Embora não exista uma definição única e definida de uma casa ecologicamente correta, é bom, no início, pensar no que você está tentando realizar. Achei o conceito de “casa ecológica” – nova ou adaptada, grande ou pequena – útil para determinar os objetivos do projeto.

Uma casa ecológica é modelada com base nos fluxos de energia e materiais dos ecossistemas naturais e, portanto, melhora, em vez de degradar, o meio ambiente. Como um ecossistema, uma casa ecológica conserva recursos (energia, água, alimentos e materiais). Também produz recursos, ou pelo menos reúne e armazena mais recursos do que usa. Os recursos “extras” são distribuídos de volta ao ambiente maior para sustentar a vida em outros lugares.

casa ecológica é uma verdadeira casa sustentável composta por materiais e sistemas de energia que minimizam o impacto negativo no meio ambiente. Mas não só isso.

O ganho é tanto em termos ambientais quanto econômicos. São aplicadas estratégias estruturais voltadas à economia de energia e até mesmo à construção de edifícios de impacto zero e autossuficientes.

Uma casa padrão, por outro lado, é um sumidouro de recursos. Os elementos essenciais da vida fluem para ele, são dissipados ou degradados até se tornarem inúteis e são despejados no meio ambiente, às vezes como lixo tóxico. O fluxo é unidirecional, da fonte ao sumidouro e ao resíduo.

Em um ecossistema e em uma casa ecológica ideal, não há desperdício porque o fluxo de recursos é circular. Como as casas, os ecossistemas importam energia – principalmente solar, no caso deles.

Ao contrário das casas padrão, no entanto, os ecossistemas armazenam sua energia e a reutilizam. É armazenado primeiro como biomassa vegetal, que eventualmente é distribuída como alimento para a miríade de habitantes dos ecossistemas. Além disso, e esta é a verdadeira chave para a sustentabilidade dos ecossistemas, a energia armazenada continua circulando, como nutrientes trocados, até retornar às plantas. No cenário conhecido por todos os alunos da sexta série, as plantas produzem alimentos para animais e os animais produzem alimentos vegetais.

Ecologistas e designers ecológicos descrevem esse comportamento dos ecossistemas como o fechamento de ciclos de nutrientes. Os sistemas de habitação humana – das cidades às casas – criam fluxos de energia e materiais de mão única, deixando circuitos abertos. Os ecossistemas praticam inconscientemente o ditado “reduzir, reutilizar, reciclar” e se sustentam há bilhões de anos.

Os sistemas humanos existem há apenas um milhão de anos ou mais, e podem não existir por muito mais tempo se não começarem a se adequar à regra da natureza de que “lixo é igual a comida”.

Como você pode imitar a natureza e fechar um ciclo em sua casa?

Adube seus restos de comida e use-os para cultivar um jardim.

A abordagem padrão de ciclo aberto para consumir alimentos elimina restos ricos em nutrientes como resíduos, o que requer energia na forma de um caminhão de lixo para descarte.

Se você transformar seu material orgânico não utilizado em alimento vegetal e usar a energia do sol para produzir alimentos humanos, você fechou um ciclo e reduziu as demandas de sua família no ambiente maior.

Além de circular nutrientes internamente, os ecossistemas contribuem para a vida em sua região e na biosfera, liberando alimentos, água e minerais não utilizados em seus arredores em momentos apropriados.

Da mesma forma, um “ecossistema doméstico” pode redistribuir um recurso como “água cinza” – por exemplo, água do chuveiro, que é limpa o suficiente para certos usos – e armazenar essa água em tecidos vegetais, digamos, em árvores frutíferas cultivadas na propriedade.

Na época da colheita, parte da água é circulada de volta para sua família como fruta, fechando um ciclo local, e parte é expirada para recirculação saudável na atmosfera à medida que as folhas secam e caem (em oposição ao tratamento insalubre e intensivo em energia em uma estação de esgoto). As folhas secas, é claro, podem ser usadas como adubo e cobertura morta para a horta do próximo ano.

As possibilidades para criar laços fechados entrelaçados são infinitas.

Usando os nutrientes do seu quintal, você pode cultivar produtos de forma lucrativa, desde madeiras duras, bambu e ervas até peixes exóticos.

Sua casa pode produzir mais energia elétrica do que sua família usa e direcionar o excesso para aplicações ambientalmente benignas, como aquecer uma estufa de produção de alimentos no inverno. Ou, você pode alimentar a rede de serviços públicos para crédito em sua fatura mensal.

O modelo de ecossistema pode ser aplicado a todas as questões fundamentais do design ecológico. Por exemplo, otimizar o “ciclo de vida” de uma casa – a quantidade de energia e material necessários para criar o edifício, sua demanda contínua no meio ambiente e sua disposição final – pode ser facilitado observando como os ecossistemas usam recursos locais e reciclam materiais. A própria natureza é o seu melhor guia para projetar e viver em sua casa ecológica.

Casas ecológicas – Características

Casa ecológica significa uma casa feita de materiais com baixo impacto ambiental, não poluentes e que limitam ao máximo o gasto de energia. O conceito de casa ecológica está intimamente ligado ao conceito de “casa passiva”.

Isso ocorre porque a casa ecológica é construída com sistemas de energia de alta eficiência e sistemas que aproveitam ao máximo os recursos renováveis.

Além disso, o conceito de respeito ao meio ambiente está intimamente ligado ao conceito de desenvolvimento sustentável. Este último, de fato, diz respeito a um processo que visa alcançar objetivos de melhoria ecológica, ambiental e social.

Este processo vincula, portanto, numa relação de interdependência, a proteção e valorização dos recursos naturais à dimensão económica, social e institucional. Isso é para satisfazer as necessidades das gerações atuais, evitando comprometer a capacidade dos futuros de satisfazer as suas próprias.

Finalmente, na construção verde, o respeito pelo meio ambiente implica a realização de casas ecológicas e eco sustentáveis. Neste sentido, portanto, é preferível a utilização de materiais com baixo impacto ambiental e que estejam em um ciclo de desenvolvimento contínuo.

Madeira, barro, lã mineral são os produtos que dominam o campo da construção verde no que diz respeito à casa ecológica. No que diz respeito à madeira, é importante sublinhar como é necessário preparar as madeiras para o uso madeireiro.

Nesse sentido, é necessário aplicar um critério de corte de madeira direcionado, a fim de evitar desperdícios desnecessários de madeira.

Casas ecológicas – Vantagens

Uma das vantagens mais significativas da casa de madeira ecológica é a sua durabilidade e resistência à passagem do tempo e às intempéries.

Mas por que?

Isso porque a madeira laminada utilizada está entre as mais resistentes e, além disso, passa por um tratamento especial em fornos específicos que reduzem a umidade para 12-18%, volume ideal para não criar rachaduras e flacidez, mantendo a elasticidade necessária.

Em geral, uma casa de madeira ecológica custa menos que uma tradicional: as fundações não precisam ser muito profundas, pois têm que suportar menos peso, e o tempo de assentamento é reduzido e, com ele, os custos.

Basicamente, outra vantagem é a redução do tempo de construção em relação às casas mais comuns de concreto ou alvenaria.

O que é Eco Luxo?

Ecoluxo é um termo usado para descrever objetos e experiências que são caros e criados com sensibilidade ao meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Um objeto de luxo ecológico, por exemplo, pode ser um vestido de alta costura criado por um designer de moda de alta qualidade feito com tecidos ecológicos.

Esses tecidos podem ser fibras naturais que são cultivadas e colhidas sem pesticidas e usando práticas sustentáveis.

Umas férias de luxo ecológico podem levar os viajantes a um resort cinco estrelas que foi construído e organizado para que os hóspedes tenham a menor pegada de carbono possível.

Isso pode significar que o resort funciona com energia solar, usa água com eficiência e depende de produtos orgânicos e sustentáveis o máximo possível.

Também é possível ter uma casa de luxo eco. Muitas pessoas constroem suas casas dos sonhos com o meio ambiente em mente, e vários arquitetos têm experiência em projetar casas de luxo ecológicas.

Ao projetar uma casa de luxo ecológica, é importante usar produtos ecologicamente corretos. A madeira usada para construir essas casas é frequentemente reciclada, reconstituída ou altamente renovável. O bambu, que é outro material de construção popular, cresce muito rapidamente e, portanto, é frequentemente usado nesses tipos de casas.

Muitas pessoas também usam produtos orgânicos, renováveis e sustentáveis ao construir segundas residências ou casas de férias.

Essas casas podem ser feitas com pedra ou telha natural regional ou importada e podem ser acarpetadas com tapetes feitos de fibras naturais e com baixo teor de produtos químicos.

Todas as estruturas de luxo ecológico também devem ter boas portas e janelas que isolam adequadamente o espaço, bem como aparelhos de construção energeticamente eficientes, como aquecedores de água.

Os meios de transporte também podem fazer parte da categoria eco luxo. Fazem parte desta categoria os veículos de gama alta, com muito boa quilometragem, bem como os que utilizam combustíveis alternativos.

Além de serem melhores para o planeta do que outros tipos de veículos, esses carros provavelmente terão recursos de primeira linha, como ótimos sistemas de som e tetos conversíveis.

Bicicletas também podem ser adicionadas a esta categoria, especialmente aquelas que são de alta qualidade ou personalizadas. Por si só, as bicicletas são um meio de transporte muito amigo do ambiente porque não requerem qualquer tipo de combustível. Há também bicicletas que são feitas de materiais sustentáveis ou reciclados.

Eco Casas – Resumo

Eco Casas

Todos sabem que atualmente, com o crescimento excessivo da população em nosso país e no mundo, e o uso indiscriminado de recursos naturais renováveis e não-renováveis está destruindo cada vez mais a natureza.

casa ecológica é um dos meios de como construir uma casa agredindo o mínimo possível o meio-ambiente

DESENVOLVIMENTO

Com a casa ecológica mostraremos que a luta pela preservação do meio ambiente pode começar até mesmo na sua residência.

A partir desta maquete que terá 7 cômodos ( garagem, cozinha, sala, quartos, área de serviço e banheiro), mostraremos além da utilização de materiais que agridem o mínimo possível o meio-ambiente, como utilização de madeiras de reflorestamento, construção de aberturas amplas na casa para entrada de luminosidade natural, daremos sugestões de como economizar água e energia elétrica, através de placas solares para aquecimento de água e sistema de saneamento com reaproveitamento de águas servidas, além da utilização de eletrodomésticos que não ataquem a camada de ozônio.

Vamos citar dicas de como preservar água e energia elétrica em cada cômodo de sua residência.

Sabemos que a maioria das pessoas possui um ou dois carros atualmente e, com relação ao seu uso, devemos antes pensar se às vezes não podemos ir de ônibus, de bicicleta, carona ou mesmo andando até os locais desejados. Os veículos são responsáveis por pelo menos 50% da poluição nas grandes cidades. Dê carona.

Quatro pessoas num carro é melhor que quatro carros com uma pessoa. Se usar o automóvel, mantenha-o em boas condições de uso. Revise periodicamente a pressão dos pneus, o alinhamento das rodas, o estado do filtro de ar, da carburação ou sistema de injeção, velas de ignição etc. Se realmente tiver que comprar um carro, escolha o que melhor se adapte às suas necessidades e consuma menos combustível.

Se optar por um modelo com ar condicionado, pergunte se o sistema usa CFC ou HFC, se sim, não compre.

CÔMODOS DA CASA

Quarto:

Na compra de carpetes, evite fibras sintéticas em favor dos materiais naturais como algodão e lã. E compre somente aqueles que não foram tratados com inseticidas, fungicidas e impermeabilizantes.

Não jogue fora sua mobília. Dê para alguém ou a reutilize. Prefira móveis feitos de material reciclado. Evite comprar móveis, ou outros artigos feitos com madeira da Amazônia. Somente nos últimos quatro anos, 77 mil km2 da floresta foram devastados, uma área maior que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos.

Banheiro:

Troque válvulas de descarga por caixas de 6 litros. Ao acionar a válvula de descarga, você gasta de 10 a 30 litros. Já com as caixas externas de 6 litros, você economiza de 4 a 24 litros de água por descarga com o mesmo efeito. Arrume as torneiras que estão pingando. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia.

Na limpeza do banheiro, a maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão.

Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Quarto das crianças:

Não deixe brinquedos ligados desnecessariamente. Poupe energia! Você sabia que se consome muito mais energia para fabricar uma pilha que a energia que obtemos dela?

Exija das empresas de construção civil e de móveis a utilização apenas de madeira certificada pelo FSC. Evite objetos feitos de plástico.

Eles utilizam petróleo na sua fabricação e são fontes de contaminação do ambiente.

Sala:

Limpando janelas e espelhos: para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Para limpar e desodorizar carpetes e tapetes misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire.

Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

Cozinha:

Lavando a louça: detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente.

Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de pressão, coloque-as centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a base da panela. Você terá uma economia de 20%.

Evite o uso de pratos e copos descartáveis. Eles consomem energia na sua fabricação e aumentam a quantidade de lixo. Prefira produtos de cristal, vidro ou cerâmica. Exija dos fabricantes de geladeiras a certificação “greenfreeze” -gelo verde, que não ataca a camada de ozônio nem aquece o planeta. Não utilize a parte de trás da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha a ventilação adequada do radiador da geladeira, você terá uma economia de 15% de energia.

Substitua sabão em pó por detergente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Você sabia que pode economizar 75% de energia nas lavadoras de louça e de 80% a 92% nas lavadoras de roupa usando a lavagem a frio?

Procure também usar os programas mais econômicos. Não use lavagem a seco.

Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente. A maioria dos solventes utilizados nas limpezas a seco é tóxica. Se você precisa de lavagem a seco, areje as roupas antes de trazê-las para dentro de casa.

Muitas peças que trazem na etiqueta “lavagem somente a seco” podem ser com segurança lavada com sabão neutro.

Lixo:

Ao ir à feira ou ao mercado, leve uma sacola. Você estará diminuindo a quantidade de plásticos jogados ao meio ambiente. O vidro é responsável por 3% do lixo residencial do país. Reutilize-o ou recicle-o.

Evite o consumo de bebidas em garrafas PET. Estas são uma das principais causas de enchentes nas grandes cidades.

Fonte: www.ipemabrasil.org.br/www.ecotecture.com/www.idhea.com.br/www.maristas.org.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Efeito La Niña

PUBLICIDADE Efeito La Niña – O que é Tradicionalmente, La Niña tem recebido menos atenção do que …

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Muitos processos de fabricação industrial usam ou produzem produtos químicos que podem prejudicar a …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.