Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

PUBLICIDADE

Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Decreto s/n de 21 de setembro de 2000

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Colonizada há mais de um século, esta Serra se manteve na sua maioria bem conservada. Recomendações para criar o Parque surgiram desde a década de 80 e em 1998 a região da Serra da Bodoquena foi definida pelo seminário de Avaliação e identificação de áreas prioritárias para a conservação dos biomas Cerrado e Pantanal como área de extrema importância biológica e prioritária para a conservação da Biodiversidade. Atualmente o Parque é considerado uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera do Pantanal.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

O Parque está localizado na bacia hidrográfica do Rio Paraguai à sudoeste do Estado do Matogrosso do Sul . É constituído por duas áreas distintas que totalizam uma área aproximada de 75.481 ha, situadas nos municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho. O acesso de Campo Grande pode ser feito pela rodovia de Sidrolândia até Bonito, que se encontra a aproximadamente 30 km do Parque.

CLIMA

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

O clima da região é classificado como tropical úmido. A temperatura média é de 23ºC e a precipitação de 1250 a 1500 mm.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

O processo de regularização fundiária do Parque está em andamento. Não possui Plano de Manejo e ainda não está aberto à visitação pública.

RELEVO

Devido ao seu arcabouço, a Serra da Bodoquena, ou melhor o Planalto da Bodoquena, apresenta encostas diferentes em suas porções leste e oeste. Na porção leste ocorrem encostas suaves e morros residuais de rochas carbonáticas, enquanto na porção oeste as encostas são mais íngremes e escarpadas. A presença de rochas carbonáticas na região possibilitou a formação de inúmeras feições cársticas, tais como colinas, sumidouros, ressurgências, além da formação das cavernas. Esse relevo cárstico se desenvolve sobre as rochas carbonáticas do Grupo Corumbá, abrangendo a maior parte do relevo montanhoso. Com predominância de rochas carbonasticas, a região é altamente favorável ao desenvolvimento de cavernas e abismos.

VEGETAÇÃO

A área apresenta vegetação de Cerrado, de Floresta estacional decidual submontana e área de contato, tensão ecológica, entre estas duas classes vegetacionais .

FAUNA

Na avifauna destacam-se, Arara azul, vermelha e canindé, gavião real; entre os mamíferos podemos citar a raposa, o lobinho, o lobo guará, a jaguatirica, a suçuarana e a onça pintada. Existem outros animais como a paca, capivara, cutia, anta, queixada, cateto, além de riquíssima fauna de invertebrados.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

Dados não disponíveis.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Direto: Ações de proteção beneficiam também fazendas do entorno e comércio das cidades próximas. A visitação pode aumentar a renda das cidades e vilas próximas e gera empregos. Indiretos: Valoriza as terras próximas, no caso de venda. As pesquisas geradas pelo plano de manejo ajudarão aos fazendeiros no uso mais adequado do solo.

ACORDOS DE PARCERIA

Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários

A Unidade possui (03) funcionários.

Infra-estrutura disponível

02 (duas) salas na Base do CECAV, em Bonito/MS

Fonte: www.brasilturismo.com

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.