Breaking News
Home / Meio Ambiente / Energia Verde

Energia Verde

PUBLICIDADE

Definição

A energia verde vem de fontes naturais como luz solar, vento, chuva, marés, plantas, algas e calor geotérmico.

Esses recursos energéticos são renováveis, o que significa que são naturalmente reabastecidos.

Por outro lado, os combustíveis fósseis são um recurso finito que leva milhões de anos para se desenvolver e continuará a diminuir com o uso.

As fontes de energia renováveis também têm um impacto muito menor no meio ambiente do que os combustíveis fósseis, que produzem poluentes como gases de efeito estufa como subproduto, contribuindo para as mudanças climáticas. Para obter acesso a combustíveis fósseis, normalmente é necessário minerar ou perfurar profundamente a terra, geralmente em locais ecologicamente sensíveis.

A energia verde, no entanto, utiliza fontes de energia prontamente disponíveis em todo o mundo, inclusive em áreas rurais e remotas que não teriam acesso à eletricidade.

Os avanços nas tecnologias de energia renovável reduziram o custo de painéis solares, turbinas eólicas e outras fontes de energia verde, colocando a capacidade de produzir eletricidade nas mãos das pessoas e não nas empresas de petróleo, gás, carvão e serviços públicos.

A energia verde pode substituir os combustíveis fósseis em todas as principais áreas de uso, incluindo eletricidade, aquecimento de água e espaço e combustível para veículos automotores.

O que é

Energia verde é a energia produzida de maneira a minimizar seu impacto negativo no meio ambiente.

As fontes de energia tradicionais, principalmente os combustíveis fósseis, produzem gases de efeito estufa que se acredita serem a principal causa de um efeito conhecido como aquecimento global ou mudança climática.

Fontes de energia verde, como energia solar, eólica, geotérmica e hidrelétrica, são desenvolvidas e promovidas como fontes alternativas que dão pouca ou nenhuma contribuição às mudanças climáticas.

Até a energia nuclear às vezes é considerada uma fonte de energia verde, porque alguns tipos de tecnologia nuclear produzem muito menos desperdício do que petróleo e carvão.

Por que a energia verde é importante

A revolução industrial que começou na segunda metade do século XVIII mudou o mundo, com novos métodos de fabricação baseada em máquinas, levando a um aumento profundo no crescimento econômico, no crescimento populacional e na qualidade de vida.

Na época, as consequências a longo prazo não podiam ser concebidas, muito menos sentidas; no entanto, a queima de grandes quantidades de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, causou muitos danos ao meio ambiente.

A maioria dos climatologistas concorda que o uso de combustíveis fósseis contribuiu significativamente para o aquecimento global.

Este termo refere-se ao aumento medido na temperatura da superfície da Terra desde o final do século 19 e aos efeitos ambientais dessa mudança.

O objetivo principal do desenvolvimento de fontes verdes de energia é gerar energia e minimizar os resíduos e a poluição, reduzindo assim o impacto da produção de energia no meio ambiente.

Os cientistas que defendem o uso de energia verde dizem que o uso dessas fontes reduzirá a taxa na qual as mudanças climáticas ocorrem, embora não possa parar ou reverter o aumento de temperatura.

Outro objetivo importante é criar fontes de energia renováveis. Isso contrasta com as fontes de combustível fóssil, que são finitas e estimadas como esgotadas antes do final do século 22.

Hidroenergia

Essa tecnologia usa o movimento da água para alimentar turbinas conectadas a geradores e, em muitos países, fornece uma proporção maior de energia do que qualquer outro recurso verde.

A energia hidrelétrica não produz uma quantidade significativa de resíduos e oferece uma vantagem ambiental única.

Muitos dos maiores açudes hidrelétricos utilizam um reservatório, que pode servir como local para atividades recreativas.

A presença de um grande suprimento de água também pode fornecer um apoio valioso para as regiões agrícolas.

Em alguns casos, no entanto, represar um rio e criar um lago artificial pode causar danos ao meio ambiente. Os peixes podem não ser capazes de passar pela barragem, por exemplo, reduzindo suas populações.

Reservatórios artificiais requerem inundar uma área que estava seca anteriormente, mudando-a drasticamente.

Energia solar

A energia solar não produz emissões, é renovável e é altamente adequada para alimentar dispositivos portáteis e residências. Muitas casas novas levam em consideração a geração de energia solar como um conceito de design, com painéis solares e sistemas de aquecimento de água. Embora o objetivo do transporte movido a energia solar ainda não tenha sido alcançado, os painéis podem ser empregados em veículos como fonte de energia para o ar-condicionado.

Quando se trata de produção de energia em larga escala, a principal desvantagem da tecnologia solar é que os painéis solares e os dispositivos de armazenamento de energia usam uma quantidade significativa de terra.

Isso pode ser um pouco custeado construindo-se em terrenos que não são adequados para outros usos. Embora a tecnologia tenha melhorado, a maioria tem apenas 20% de eficiência e pode ser cara de instalar.

Energia Eólica

O vento é usado para gerar energia com grandes turbinas conectadas a um sistema de coleta, armazenamento e distribuição de energia.

Esse tipo de geração de energia é um método altamente eficaz de fornecer eletricidade a pequenas comunidades isoladas. Eles são frequentemente preferidos aos métodos movidos a energia solar em áreas agrícolas, porque as terras que contêm turbinas eólicas são mais facilmente usadas para outros fins. Os parques eólicos marítimos têm custos de construção e manutenção muito mais altos, mas são capazes de aproveitar ventos mais fortes e consistentes.

Como as turbinas são grandes, algumas pessoas reclamam que são desagradáveis que distraem a beleza do meio ambiente.

Há também alguma preocupação de que eles possam prejudicar as populações locais de pássaros e morcegos.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é gerada pela terra sob sua superfície na forma de calor. Embora não seja tecnicamente uma fonte renovável, é sustentável mais ou menos indefinidamente e produz apenas uma pequena quantidade de resíduos em comparação aos combustíveis fósseis.

Muitos países usam esse tipo de energia para uma parte de suas necessidades, mas a maioria das usinas de energia térmica está localizada perto dos limites das placas tectônicas, onde a energia pode ser extraída mais facilmente.

O potencial da energia geotérmica para suprir uma parte significativa do mundo é limitado pelas despesas da tecnologia necessária.

Energia nuclear

Alguns tipos de energia nuclear são classificados como verdes porque produzem quantidades muito pequenas de resíduos. Um reator nuclear verde pode queimar seu próprio lixo nuclear para produzir energia, contando com um processo chamado transmutação nuclear. Nesse processo, os resíduos são convertidos em formas de energia progressivamente mais baixa por meio de outras reações semelhantes.

Isso significa que quase toda a energia disponível pode ser extraída do tório ou urânio, as fontes de combustível mais frequentemente usadas em usinas de energia nuclear.

Os cientistas acreditam que essa forma de produção de energia é tão eficiente que poderia suprir 100% das necessidades da Terra por até cinco bilhões de anos.

Muitas pessoas temem a energia nuclear, no entanto, devido a acidentes como os da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia e da usina nuclear de Fukushima I no Japão.

Um desastre dessa magnitude pode não apenas matar trabalhadores e outras pessoas próximas à usina, mas também potencialmente levar a um aumento do câncer na população exposta à radioatividade liberada durante o incidente.

Um número muito pequeno de incidentes dessa magnitude ocorreu, no entanto, e mesmo o desastre de Fukushima Daiichi, que foi um dos maiores da história, não deve aumentar significativamente as mortes relacionadas ao câncer na área.

Combustíveis fósseis mais limpos

Além de desenvolver novas fontes de energia, outro objetivo do movimento de energia verde é refinar a tecnologia existente de combustíveis fósseis para torná-la mais ecológica.

Um exemplo disso é a chamada tecnologia de carvão limpo, que tenta reduzir as emissões de gás da queima de carvão. Um meio pelo qual isso pode ser feito é converter o carvão em gás e depois gerar energia queimando o gás.

Embora esse tipo de produção de energia seja mais limpo do que os métodos tradicionais de queima de combustíveis fósseis, os críticos acreditam que o custo ambiental ainda é alto demais. Outra questão é que, embora a tecnologia seja menos prejudicial, o carvão ainda é um recurso finito.

O que é energia verde renovável?

Energia verde renovável é a energia que provém de fontes renováveis e reduz a poluição geral do ar ou os efeitos ambientais negativos.

Energia renovável é definida como energia proveniente de fontes infinitas, em vez de fontes físicas ou de mercadorias finitas. Energia verde é comumente definida como energia que reduz um impacto negativo, diminuindo as emissões de toxinas, como dióxido de carbono e gases de efeito estufa.

O termo coletivo “energia verde renovável” reúne esses dois critérios.

Como os vários critérios são, de várias maneiras, complementares, a energia verde renovável representa a escolha ideal para uma variedade de usos governamentais e comerciais, bem como para uso residencial em massa.

Alguns dos principais exemplos de energia verde renovável incluem energia solar, energia eólica e energia hidrelétrica ou gerada por água.

Outras formas de energia mais obscuras que alguns chamam de renováveis e verdes são as energias de biomassa, embora os especialistas possam argumentar que essas são realmente fontes finitas, devido às terras férteis necessárias para a produção dos produtos utilizados.

Alguns exemplos comuns de energias não renováveis são combustíveis fósseis. Carvão e petróleo são as duas principais energias não renováveis que alimentam grande parte do uso de energia do mundo.

Governos e empresas de todo o mundo estão tentando encontrar soluções renováveis de energia verde que substituam fontes de energia poluentes não renováveis ou insustentáveis.

Em termos muito básicos, o apelo da energia verde renovável é que as fontes dessa energia não se esgotam.

A energia solar não esgota a força do sol, e a energia eólica ou aquática não esgota a força do movimento do ar ou da água.

Da mesma forma, essas várias formas de produção de energia não resultam na produção de vários gases e partículas voláteis que são perigosos para a saúde humana e ambiental.

Considerar fontes de energia verde renováveis se tornou mais importante à medida que a população mundial cresce rapidamente e o uso total de energia de várias nações aumenta em um plano aparentemente exponencial.

Outra consideração com a energia verde renovável são os diferentes métodos para diferentes usos. Fontes de energia renováveis podem ser usadas para fornecer eletricidade a uma rede, possível com energia solar e eólica.

Energias renováveis também podem ser usadas para aquecer uma casa ou outro edifício, onde os métodos para gerar essas energias podem ser diferentes, uma vez que uma quantidade tão alta de energia é normalmente necessária para aquecimento e resfriamento. Uma solução inovadora para aquecimento verde renovável é a aplicação geotérmica. Nesses tipos de configurações, a temperatura de um espaço interior é controlada pela água ou outros materiais percorridos por vários conduítes sob o edifício a temperaturas específicas.

Ilustração de uma mão humana segurando uma cidade verde

Energia Verde

Fonte: idahoptv.org/www.mnn.com/www.studentenergy.org/www.wisegeek.org/www.money.co.uk/dictionary.cambridge.org/www.ecotricity.co.uk/www.epa.gov/www.texaselectricityexaminer.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nevoeiro

PUBLICIDADE Definição Embora possa parecer um pouco assustador, o nevoeiro é na verdade apenas vapor …

Umidade Específica

PUBLICIDADE A umidade específica é a quantidade absoluta de umidade no ar, com base na …

Umidade Relativa

PUBLICIDADE Definição A quantidade de vapor de água no ar a qualquer momento é geralmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.