Breaking News
Home / Meio Ambiente / Umidade Específica

Umidade Específica

PUBLICIDADE

A umidade específica é a quantidade absoluta de umidade no ar, com base na umidade zero.

O termo umidade específica é distinto de “umidade relativa”, que é a porcentagem de umidade que o ar pode reter a uma temperatura específica. Os dois termos não são os mesmos.

O que é

A umidade específica é uma maneira de medir a quantidade de umidade ou vapor de água que está suspensa no ar.

Nesse caso, umidade específica refere-se à relação direta entre a quantidade de ar carregado com vapor de água e o ar seco em uma massa predeterminada de ar em geral.

É medido tomando a quantidade de vapor de água e dividindo-a pela massa total de ar em uma determinada quantidade para obter um resultado de proporção ou porcentagem, geralmente expresso em gramas de vapor de água por quilograma de ar.

A umidade específica permanece constante, independentemente da pressão ou da temperatura, desde que a umidade não seja adicionada ou reduzida a partir de uma determinada massa. Isso difere da umidade relativa, pois muda com as flutuações no ambiente.

Devido a esse método bastante estável de medir a umidade, a umidade específica é considerada uma leitura muito útil no processo de previsão de mudanças climáticas na meteorologia.

Os processos de engenharia química também calculam a umidade específica para determinar como isso afeta o resultado das reações químicas.

Também é usado em engenharia mecânica para testar o nível de estresse de materiais de construção, como concreto pré-moldado.

A umidade absoluta é um conceito intimamente relacionado. Na umidade absoluta, uma proporção da massa de água em um volume total de ar é comparada, ou gramas por metro cúbico, enquanto que com a umidade específica, é uma massa de água em uma massa total de ar, gramas por quilograma. A principal diferença entre eles é que as leituras de umidade absoluta mudam conforme o volume e, portanto, a pressão do ar de uma quantidade de ar muda.

O termo umidade absoluta pode ser enganoso, pois é um valor que flutua com a pressão do ar e, portanto, é referido nos padrões britânicos como umidade volumétrica.

As previsões do tempo costumam fazer referência a umidade específica no contexto de previsão de precipitação, pois o vapor de água tem um ponto de saturação no ar, dependendo da temperatura e pressão do ar.

Se a umidade específica do ar estiver aumentando devido à evaporação da água que entra no ar a partir do solo ou de outras fontes e a temperatura não está mudando, o ponto de saturação do ar também está sendo atingido, o que pode levar à precipitação. A umidade relativa, o ponto de orvalho e outros fatores também entram nos cálculos da meteorologia.

Todos eles são afetados por variações de temperatura e mudanças na pressão do ar com base na altura de uma determinada região acima ou abaixo do nível do mar.

Medida

Existem três medidas principais de umidade: absoluta, relativa e específica.

Umidade absoluta é o conteúdo de água do ar a uma dada temperatura, expressa em gramas por metro cúbico.

A umidade relativa, expressa em porcentagem, mede a umidade absoluta atual em relação ao máximo (ponto mais alto) dessa temperatura.

A umidade específica é uma razão entre o teor de vapor de água da mistura e o teor total de ar em massa.

Tipos de umidade

Umidade absoluta

Este termo é usado para descrever a quantidade real de vapor de água que está saturando o ar. A umidade absoluta é calculada encontrando a massa de vapor de água em uma área e dividindo-a pela massa de ar na mesma área.

Umidade relativa

Esse é o tipo de umidade a que os meteorologistas normalmente se referem em seus boletins meteorológicos. A umidade relativa descreve a quantidade de vapor de água na área, em oposição à quantidade de vapor de água na área. Esse tipo de umidade é basicamente uma razão entre a umidade absoluta e a quantidade potencial de saturação da água que o ar poderia conter.

Umidade Específica

Este termo é usado como uma razão entre a quantidade de vapor de água no ar e a quantidade de ar seco na área.

Não importa o nome que você chama, a umidade é uma parte natural do nosso clima à qual temos que nos adaptar. Se não o fizermos, teremos que nos contentar em ficar desconfortavelmente quentes e suados.

Felizmente, temos desumidificadores para nos ajudar a combater os efeitos nocivos da umidade no ar.

Resumo

Umidade específica, massa de vapor de água em uma unidade de massa de ar úmido, geralmente expressa em gramas de vapor por quilograma de ar ou, no ar condicionado, em grãos por libra.

A umidade específica é uma quantidade extremamente útil em meteorologia.

Por exemplo, a taxa de evaporação da água de qualquer superfície é diretamente proporcional à diferença de umidade específica entre a superfície e o ar adjacente.

Além disso, a umidade específica não varia à medida que a temperatura ou a pressão de um corpo de ar muda, desde que a umidade não seja adicionada ou removida. (Alguns outros índices de umidade são sensíveis à pressão e temperatura.)

Essa estabilidade da umidade específica a torna útil como propriedade de identificação de uma massa de ar em movimento.

A umidade específica do ar saturado (isto é, em equilíbrio com uma fonte de vapor, água ou gelo) aumenta rapidamente com o aumento da temperatura.

Fonte: www.eva-dry.com/confluence.ecmwf.int/www.wisegeek.org/www.air-solutions.co.nz/cran.r-project.org/www.metoffice.gov.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nevoeiro

PUBLICIDADE Definição Embora possa parecer um pouco assustador, o nevoeiro é na verdade apenas vapor …

Umidade Relativa

PUBLICIDADE Definição A quantidade de vapor de água no ar a qualquer momento é geralmente …

Energia Verde

PUBLICIDADE Definição A energia verde vem de fontes naturais como luz solar, vento, chuva, marés, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.