Breaking News
Home / Meio Ambiente / Poluição Industrial

Poluição Industrial

PUBLICIDADE

Definição de Poluição industrial

A poluição cuja fonte provém diretamente da indústria é conhecida como poluição industrial. Esta forma de poluição é uma das principais causas de poluição em todo o mundo.

Existem várias formas de poluição industrial.

Após a Revolução Industrial, a manufatura e a tecnologia avançaram, o que resultou em mais fábricas e mais indústrias.

Essas fábricas emitiam fumaça para o ar. Os efeitos da fumaça, junto com a poluição que as indústrias causavam à água e até mesmo à terra abaixo e ao redor das fábricas, estavam se tornando óbvios.

A poluição industrial também foi apontada como um fator importante na extinção da vida selvagem e, eventualmente, até no aquecimento global. O meio ambiente global, mesmo áreas que não são industriais, foram impactadas. Amostras de gelo do Ártico e da Antártica mostraram ter altos níveis de poluentes, demonstrando as grandes distâncias que os poluentes podem percorrer.

Ficou claro que a degradação ambiental estava acontecendo como resultado direto da poluição industrial e algo precisava ser feito.

poluição industrial também pode afetar a qualidade do ar e pode penetrar no solo, causando problemas ambientais generalizados.

As atividades industriais são uma importante fonte de poluição do ar, da água e do solo, causando doenças e perdas de vidas em todo o mundo.

Todos os processos industriais têm o potencial de liberar poluição para a terra, o ar e a água. Essa poluição pode representar um risco para a saúde das pessoas e também causar danos ao meio ambiente.

Para evitar isso, os processos industriais são rigidamente regulamentados a fim de minimizar e gerenciar seus impactos ambientais. Este regime regulatório é conhecido como “licenciamento ambiental”, anteriormente conhecido como prevenção e controle integrado da poluição (IPPC) e prevenção e controle da poluição (IPC).

Fora da produção de energia, todas as fábricas produzem alguma forma de poluição.

Alguns dos mais prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente são metais pesados produzidos como resultado do refino de metais. Cobre, mercúrio e chumbo podem se acumular nos animais ao longo da cadeia alimentar. Uma das formas mais prejudiciais de poluição industrial é o gás dióxido de carbono liberado pela queima de carvão e óleo.

Sua crescente presença na atmosfera da Terra é uma causa direta do aquecimento global.

O que é poluição industrial?

poluição industrial é a poluição que pode estar diretamente ligada à indústria, ao contrário de outras fontes de poluição.

Esta forma de poluição é uma das principais causas de poluição em todo o mundo; nos Estados Unidos, por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental estima que até 50% da poluição do país é causada pela indústria. Devido ao seu tamanho e extensão, a poluição industrial é um problema sério para todo o planeta, especialmente em nações que estão se industrializando rapidamente, como a China.

Essa forma de poluição data da antiguidade, mas a poluição industrial generalizada se acelerou rapidamente nos anos 1800, com o início da Revolução Industrial.

A Revolução Industrial mecanizou os meios de produção, permitindo um volume muito maior de produção e gerando um aumento correspondente da poluição.

O problema foi agravado pelo uso de combustíveis como o carvão, que é notoriamente impuro, e uma compreensão insuficiente das causas e consequências da poluição.

A exaustão de fornos ou processos químicos é frequentemente liberada como poluição do ar

Existem várias formas de poluição industrial.

Uma das mais comuns é a poluição da água, causada pelo despejo de resíduos industriais em cursos d’água, ou contenção inadequada de resíduos, que causa vazamento em lençóis freáticos e hidroviários.

poluição industrial também pode afetar a qualidade do ar e pode penetrar no solo, causando problemas ambientais generalizados.

Devido à natureza do meio ambiente global, a poluição industrial nunca se limita às nações industrializadas. Amostras de núcleos de gelo da Antártica e do Ártico mostram altos níveis de poluentes industriais, ilustrando as imensas distâncias que os poluentes podem viajar, e traços de poluentes industriais também foram identificados em populações isoladas de humanos, animais e plantas.

poluição industrial prejudica o meio ambiente de várias maneiras e tem um impacto negativo na vida e na saúde humana. Os poluentes podem matar animais e plantas, desequilibrar ecossistemas, degradar radicalmente a qualidade do ar, danificar edifícios e, geralmente, degradar a qualidade de vida. Trabalhadores de fábricas em áreas com poluição industrial descontrolada são especialmente vulneráveis.

Uma crescente conscientização sobre a poluição das fábricas e suas consequências levou a restrições mais rígidas à poluição em todo o mundo, com as nações reconhecendo que têm a obrigação de proteger a si mesmas e a seus vizinhos da poluição.

No entanto, a poluição industrial também destaca um problema crescente: o desejo das nações em desenvolvimento de alcançar padrões de vida e produção de primeiro mundo.

À medida que esses países se industrializam, eles aumentam a carga global de poluição industrial, desencadeando discussões e argumentos sérios sobre responsabilidade ambiental e um desejo de chegar a um acordo global sobre questões de poluição.

Quais indústrias poluem mais?

Quase todas as indústrias geram algum nível de poluição, direta ou indiretamente, mas algumas indústrias são particularmente famosas pelos altos níveis de poluição que geram.

Como os padrões e estatísticas de poluição são diferentes em todo o mundo, é difícil identificar os principais poluidores do mundo, mas é possível compilar uma lista de prováveis suspeitos.

Muitas dessas indústrias foram visadas por meio de iniciativas do governo e dos cidadãos e solicitadas a limpar seu ambiente.

Vários tipos diferentes de poluição podem ser gerados por várias indústrias. Muitas pessoas pensam na poluição do ar quando ouvem o mundo “poluir”.

poluição do ar envolve a liberação de produtos químicos e partículas no ar e pode causar problemas que variam desde dificuldade para respirar até a contaminação das plantações.

poluição da água envolve a liberação de poluentes na água, enquanto a poluição do solo ocorre quando os poluentes penetram no solo.

O refino de petróleo é um grande contribuinte para a poluição do ar

A fabricação de produtos químicos gera muita poluição. As empresas de fertilizantes, a indústria farmacêutica e as empresas que fabricam pesticidas poluem copiosamente em todo o mundo.

Além de gerar poluição em suas fábricas, muitas dessas indústrias causam poluição indireta quando seus produtos não são gerenciados com segurança, como por exemplo, quando as pessoas liberam antibióticos ou quando o escoamento de fertilizantes entra em um curso d’água.

A fabricação e o processamento de metais, cimento e papel também são os principais responsáveis pela poluição global. Essas indústrias poluem o ar e a água em muitas regiões do mundo e causam degradação ambiental pela extração de madeira e mineração. A mineração pode causar problemas adicionais de poluição, uma vez que produtos químicos agressivos são freqüentemente usados para processar materiais em minas, e esses produtos químicos muitas vezes acabam no meio ambiente.

O refino de petróleo é outra fonte importante de poluição, e as indústrias que dependem de combustíveis fósseis também poluem, incluindo usinas de carvão, companhias aéreas e a indústria automobilística.

Alguns bens de consumo, como couro e açúcar, estão associados a altos níveis de poluição devido à forma como são processados e fabricados.

As indústrias de construção e gerenciamento de resíduos também geram uma série de poluentes, que vão desde partículas em canteiros de obras a riscos biológicos lançados no ar e na água em instalações de gerenciamento de resíduos.

A chamada “agricultura industrial” também foi apontada como uma indústria conhecida por poluir. Os animais de fazenda geram uma grande quantidade de metano, especialmente quando são criados em alto volume, e suas excreções também são uma fonte potencial de poluição. Quando as instalações de contenção de estrume estouram ou quebram, os poluentes podem ser liberados em grande escala no ambiente circundante.

Fonte: www.longdom.org/www.wonderworksonline.com/lovecleanair.org/eng.mst.dk/www.wisegeek.org/www.wycombe.gov.uk/pollution.environmentalconferences.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Ecologia Industrial

PUBLICIDADE Definição de Ecologia Industrial A ecologia industrial conceitua a indústria como um ecossistema feito pelo homem …

Avaliação Ambiental

PUBLICIDADE A avaliação ambiental pode ser definida como a identificação, estimativa e avaliação dos impactos ambientais de …