Poluição Industrial

PUBLICIDADE

Muitos processos de fabricação industrial usam ou produzem produtos químicos que podem prejudicar a saúde das pessoas ou o meio ambiente. Por exemplo, o branqueamento de celulose usa cloro (Cl), enquanto a geração de energia usando carvão cria chuva ácida. Embora as chaminés das fábricas que produzem fumaça preta sejam raras na maioria dos países industrializados atualmente, poluentes invisíveis ainda podem entrar no ar, no solo ou nas águas superficiais. Mesmo em níveis baixos, podem causar danos, principalmente a longo prazo.

A lei ambiental agora exige que a indústria assuma mais responsabilidade por quaisquer emissões que possam prejudicar o meio ambiente.

O monitoramento independente e contínuo do abastecimento de ar e água é necessário para verificar qualquer violação da legislação. Tecnologias mais limpas, incluindo química verde, podem reduzir a produção de poluentes de sua fonte. No entanto, ainda há um legado de poluição industrial do passado com locais contaminados que possuem resíduos de produtos químicos de longa duração, como os bifenilos policlorados, ou PCBs (C12H10-xClx), que já foram amplamente utilizados.

Poluição Industrial – Definição

A poluição cuja fonte provém diretamente da indústria é conhecida como poluição industrial. Esta forma de poluição é uma das principais causas de poluição em todo o mundo.

Existem várias formas de poluição industrial.

Após a Revolução Industrial, a manufatura e a tecnologia avançaram, o que resultou em mais fábricas e mais indústrias.

Essas fábricas emitiam fumaça para o ar. Os efeitos da fumaça, junto com a poluição que as indústrias causavam à água e até mesmo à terra abaixo e ao redor das fábricas, estavam se tornando óbvios.

A poluição industrial também foi apontada como um fator importante na extinção da vida selvagem e, eventualmente, até no aquecimento global. O meio ambiente global, mesmo áreas que não são industriais, foram impactadas. Amostras de gelo do Ártico e da Antártica mostraram ter altos níveis de poluentes, demonstrando as grandes distâncias que os poluentes podem percorrer.

Ficou claro que a degradação ambiental estava acontecendo como resultado direto da poluição industrial e algo precisava ser feito.

poluição industrial também pode afetar a qualidade do ar e pode penetrar no solo, causando problemas ambientais generalizados.

As atividades industriais são uma importante fonte de poluição do ar, da água e do solo, causando doenças e perdas de vidas em todo o mundo.

Todos os processos industriais têm o potencial de liberar poluição para a terra, o ar e a água. Essa poluição pode representar um risco para a saúde das pessoas e também causar danos ao meio ambiente.

Para evitar isso, os processos industriais são rigidamente regulamentados a fim de minimizar e gerenciar seus impactos ambientais. Este regime regulatório é conhecido como “licenciamento ambiental”, anteriormente conhecido como prevenção e controle integrado da poluição (IPPC) e prevenção e controle da poluição (IPC).

Fora da produção de energia, todas as fábricas produzem alguma forma de poluição.

Alguns dos mais prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente são metais pesados produzidos como resultado do refino de metais. Cobre, mercúrio e chumbo podem se acumular nos animais ao longo da cadeia alimentar. Uma das formas mais prejudiciais de poluição industrial é o gás dióxido de carbono liberado pela queima de carvão e óleo.

Sua crescente presença na atmosfera da Terra é uma causa direta do aquecimento global.

Poluição Industrial – O que é

poluição industrial é a poluição que pode estar diretamente ligada à indústria, ao contrário de outras fontes de poluição.

Esta forma de poluição é uma das principais causas de poluição em todo o mundo; nos Estados Unidos, por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental estima que até 50% da poluição do país é causada pela indústria.

Devido ao seu tamanho e extensão, a poluição industrial é um problema sério para todo o planeta, especialmente em nações que estão se industrializando rapidamente, como a China.

Essa forma de poluição data da antiguidade, mas a poluição industrial generalizada se acelerou rapidamente nos anos 1800, com o início da Revolução Industrial.

A Revolução Industrial mecanizou os meios de produção, permitindo um volume muito maior de produção e gerando um aumento correspondente da poluição.

O problema foi agravado pelo uso de combustíveis como o carvão, que é notoriamente impuro, e uma compreensão insuficiente das causas e consequências da poluição.

A exaustão de fornos ou processos químicos é
frequentemente liberada como poluição do ar

Existem várias formas de poluição industrial.

Uma das mais comuns é a poluição da água, causada pelo despejo de resíduos industriais em cursos d’água, ou contenção inadequada de resíduos, que causa vazamento em lençóis freáticos e hidroviários.

poluição industrial também pode afetar a qualidade do ar e pode penetrar no solo, causando problemas ambientais generalizados.

Devido à natureza do meio ambiente global, a poluição industrial nunca se limita às nações industrializadas. Amostras de núcleos de gelo da Antártica e do Ártico mostram altos níveis de poluentes industriais, ilustrando as imensas distâncias que os poluentes podem viajar, e traços de poluentes industriais também foram identificados em populações isoladas de humanos, animais e plantas.

poluição industrial prejudica o meio ambiente de várias maneiras e tem um impacto negativo na vida e na saúde humana. Os poluentes podem matar animais e plantas, desequilibrar ecossistemas, degradar radicalmente a qualidade do ar, danificar edifícios e, geralmente, degradar a qualidade de vida. Trabalhadores de fábricas em áreas com poluição industrial descontrolada são especialmente vulneráveis.

Uma crescente conscientização sobre a poluição das fábricas e suas consequências levou a restrições mais rígidas à poluição em todo o mundo, com as nações reconhecendo que têm a obrigação de proteger a si mesmas e a seus vizinhos da poluição.

No entanto, a poluição industrial também destaca um problema crescente: o desejo das nações em desenvolvimento de alcançar padrões de vida e produção de primeiro mundo.

À medida que esses países se industrializam, eles aumentam a carga global de poluição industrial, desencadeando discussões e argumentos sérios sobre responsabilidade ambiental e um desejo de chegar a um acordo global sobre questões de poluição.

Quais indústrias poluem mais?

Quase todas as indústrias geram algum nível de poluição, direta ou indiretamente, mas algumas indústrias são particularmente famosas pelos altos níveis de poluição que geram.

Como os padrões e estatísticas de poluição são diferentes em todo o mundo, é difícil identificar os principais poluidores do mundo, mas é possível compilar uma lista de prováveis suspeitos.

Muitas dessas indústrias foram visadas por meio de iniciativas do governo e dos cidadãos e solicitadas a limpar seu ambiente.

Vários tipos diferentes de poluição podem ser gerados por várias indústrias. Muitas pessoas pensam na poluição do ar quando ouvem o mundo “poluir”.

poluição do ar envolve a liberação de produtos químicos e partículas no ar e pode causar problemas que variam desde dificuldade para respirar até a contaminação das plantações.

poluição da água envolve a liberação de poluentes na água, enquanto a poluição do solo ocorre quando os poluentes penetram no solo.

O refino de petróleo é um grande contribuinte para a poluição do ar

A fabricação de produtos químicos gera muita poluição. As empresas de fertilizantes, a indústria farmacêutica e as empresas que fabricam pesticidas poluem copiosamente em todo o mundo.

Além de gerar poluição em suas fábricas, muitas dessas indústrias causam poluição indireta quando seus produtos não são gerenciados com segurança, como por exemplo, quando as pessoas liberam antibióticos ou quando o escoamento de fertilizantes entra em um curso d’água.

A fabricação e o processamento de metais, cimento e papel também são os principais responsáveis pela poluição global.

Essas indústrias poluem o ar e a água em muitas regiões do mundo e causam degradação ambiental pela extração de madeira e mineração. A mineração pode causar problemas adicionais de poluição, uma vez que produtos químicos agressivos são frequentemente usados para processar materiais em minas, e esses produtos químicos muitas vezes acabam no meio ambiente.

O refino de petróleo é outra fonte importante de poluição, e as indústrias que dependem de combustíveis fósseis também poluem, incluindo usinas de carvão, companhias aéreas e a indústria automobilística.

Alguns bens de consumo, como couro e açúcar, estão associados a altos níveis de poluição devido à forma como são processados e fabricados.

As indústrias de construção e gerenciamento de resíduos também geram uma série de poluentes, que vão desde partículas em canteiros de obras a riscos biológicos lançados no ar e na água em instalações de gerenciamento de resíduos.

A chamada “agricultura industrial” também foi apontada como uma indústria conhecida por poluir. Os animais de fazenda geram uma grande quantidade de metano, especialmente quando são criados em alto volume, e suas excreções também são uma fonte potencial de poluição. Quando as instalações de contenção de estrume estouram ou quebram, os poluentes podem ser liberados em grande escala no ambiente circundante.

Poluição Industrial – Causas

Poluição Industrial

1. Falta de Políticas de Controle da Poluição

A falta de políticas eficazes e a falta de fiscalização permitiram que muitas indústrias ignorassem as leis feitas pelo conselho de controle de poluição, o que resultou em poluição em grande escala que afetou a vida de muitas pessoas.

2. Crescimento industrial não planejado

Na maioria dos municípios industriais, ocorreu um crescimento não planejado em que essas empresas desrespeitaram regras e normas e poluíram o meio ambiente com poluição do ar e da água.

3. Uso de tecnologias desatualizadas

A maioria das indústrias ainda conta com tecnologias antigas para produzir produtos que geram uma grande quantidade de resíduos. Para evitar altos custos e despesas, muitas empresas ainda fazem uso de tecnologias tradicionais para produzir produtos de alta qualidade.

4. Presença de um Grande Número de Indústrias de Pequena Escala

Muitas indústrias e fábricas de pequena escala que não têm capital suficiente e dependem de subsídios governamentais para administrar seus negócios do dia-a-dia muitas vezes escapam das regulamentações ambientais e liberam um grande número de gases tóxicos na atmosfera.

5. Descarte de Resíduos Ineficiente

A poluição da água e do solo são muitas vezes causadas diretamente devido à ineficiência na eliminação de resíduos. A exposição prolongada ao ar e à água poluídos causa problemas crônicos de saúde, tornando grave a questão da poluição industrial. Também reduz a qualidade do ar nas áreas circundantes, o que causa muitos distúrbios respiratórios.

6. Lixiviação de Recursos do Nosso Mundo Natural

As indústrias exigem uma grande quantidade de matéria-prima para transformá-los em produtos acabados. Isso requer a extração de minerais de baixo da terra.

Os minerais extraídos podem causar poluição do solo quando derramados na terra. Vazamentos de embarcações podem causar derramamentos de óleo que podem ser prejudiciais à vida marinha.

7. Uso de Recursos Naturais

A matéria-prima é uma obrigação para as indústrias, o que muitas vezes exige que eles retirem elementos subterrâneos. Uma das formas mais comuns de lixiviação de recursos naturais é o fracking para petróleo.

Quando as indústrias extraem minerais, o processo causa poluição do solo e também causa vazamentos e derramamentos de óleo que são prejudiciais e até mortais para pessoas e animais.

Poluição Industrial – História

Com a chegada da Revolução Industrial, os humanos foram capazes de avançar ainda mais no século 21. A tecnologia desenvolveu-se rapidamente, a ciência avançou e a era da manufatura veio à tona.

Com tudo isso veio mais um efeito, a poluição industrial. Anteriormente, as indústrias eram pequenas fábricas que produziam fumaça como o principal poluente.

No entanto, como o número de fábricas era limitado e trabalhava apenas um certo número de horas por dia, os níveis de poluição não cresceram significativamente.

Mas quando essas fábricas se tornaram indústrias e unidades fabris em grande escala, a questão da poluição industrial começou a ganhar mais importância.

Qualquer forma de poluição que possa ter origem imediata em práticas industriais é conhecida como poluição industrial. A maior parte da poluição no planeta pode ser atribuída a indústrias de algum tipo.

Poluição Industrial

poluição geralmente se refere a uma mudança que é prejudicial ao meio ambiente. Um exemplo típico pode ser a descarga de solventes orgânicos contendo cloro de uma tubulação de fábrica em um rio.

A poluição industrial em larga escala começou com a Revolução Industrial do século XIX, quando as fábricas emitindo fumaça suja eram vistas como um sinal de prosperidade crescente.

A deposição de fuligem e chuva ácida nas cidades era comum e poucos estavam cientes de seu impacto na saúde humana e no meio ambiente.

O carvão era a fonte predominante de combustível. Seu potencial poluidor advém de seu teor de enxofre (S), que pode chegar a 10%. O carvão também contém quantidades significativas de metais pesados tóxicos, incluindo chumbo (Pb), cádmio (Cd) e mercúrio (Hg), que permanecem nas cinzas quando são queimados.

O petróleo começou a crescer em importância como combustível no início do século XX.

Na década de 1940, uma enorme indústria petroquímica havia crescido, usando o petróleo como matéria-prima para a síntese de uma série de novos compostos orgânicos, incluindo plásticos, pesticidas e produtos farmacêuticos.

Qualquer indústria moderna tem o potencial de produzir alguma poluição. Muitas vezes, isso ocorre na forma de águas residuais que foram usadas no processamento ou na limpeza de equipamentos e, portanto, foram contaminadas com poluentes. Alguns subprodutos de processos industriais são poluentes, como as dioxinas tóxicas (C4H4O2) produzidas na fabricação de certos herbicidas, ou o dióxido de enxofre ácido (SO2) produzido pela queima do carvão. A indústria de papel e celulose atraiu críticas de ativistas ambientais no passado sobre o uso de cloro como agente de branqueamento.

O cloro combina-se com compostos orgânicos da madeira para formar vários compostos organoclorados perigosos, incluindo furanos (C4H4O) e dioxinas.

Houve um movimento dentro da indústria em direção à tecnologia sem cloro, mas isso ainda não é universal.

A indústria química produziu milhares de compostos sintéticos com uma gama muito ampla de aplicações que muitas vezes são tidas como certas na vida cotidiana. Esses compostos são xenobióticos, o que significa que não ocorrem na natureza e podem levar muito tempo para se decompor no ambiente por ação microbiana.

Um exemplo seria as taxas relativas de decomposição de um saco de papel e um saco plástico, deixados para apodrecer. O papel é baseado em celulose, um material natural e, portanto, biodegradável.

Fonte: www.longdom.org/www.wonderworksonline.com/lovecleanair.org/eng.mst.dk/www.wisegeek.org/www.wycombe.gov.uk/pollution.environmentalconferences.org

Veja também

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …