Breaking News
Home / Meio Ambiente / Policarbonato

Policarbonato

PUBLICIDADE

Definição de Policarbonato

policarbonato é um material termoplástico que oferece aos fabricantes e designers oportunidades de liberdade de design, melhorias estéticas e redução de custos. O policarbonato é conhecido por manter a coloração e a força ao longo do tempo, mesmo em condições estressantes.

O policarbonato é um plástico transparente resistente e estável que oferece vantagens exclusivas. Níveis notáveis de transmissão de luz, alta resistência incrível (embora seja incrivelmente leve) e resistente a tensões acidentais e intencionais.

O policarbonato é 250 vezes mais forte do que o vidro e é por isso que o policarbonato é freqüentemente usado como vidraça de segurança.

policarbonato é um poliéster feito pela condensação de ácido carbônico H2CO3 e bisfenol A C15H16O2

Qualquer um de um grupo de termoplásticos que são poliésteres lineares de ácido carbônico, especialmente aqueles derivados de bisfenol A e fosgênio, caracterizados por alta resistência ao impacto, peso leve e flexibilidade, e usados como substitutos resistentes à quebra de vidro.

policarbonato foi descoberto pela primeira vez em 1898, mas não patenteado até 1953.

Ele tem sido usado em uma infinidade de aplicações comerciais desde o final dos anos 1950.

É amplamente utilizado para aplicações de construção que requerem transparência e alta resistência ao impacto, podendo ser utilizado como uma alternativa mais leve ao vidro.

Abreviatura: PC

O que é policarbonato?

policarbonato é um plástico versátil e resistente, usado para uma variedade de aplicações, desde janelas à prova de balas até discos compactos (CDs).

A principal vantagem desse material em relação a outros tipos de plástico é sua grande resistência combinada com a leveza. Enquanto o acrílico é 17% mais forte que o vidro, o policarbonato é quase inquebrável.

As janelas à prova de balas e os invólucros, vistos dentro de bancos ou unidades, geralmente são feitos desse plástico. Adicione a isso a vantagem de ter apenas 1/3 do peso do acrílico, ou 1/6 do peso do vidro, e a única desvantagem é que é mais caro do que os dois.

Os discos compactos e os discos versáteis digitais (DVDs) são talvez os exemplos de policarbonato mais facilmente reconhecidos. Qualquer pessoa que tenha arquivado arquivos em um CD gravável e, mais tarde, tenha tentado quebrá-lo antes de jogá-lo fora, sabe como esse material pode ser difícil.

policarbonato transparente é usado para fazer óculos devido à sua excelente transparência, durabilidade e alto índice de refração.

Isso significa que ele curva a luz em um grau muito maior do que o vidro ou outros plásticos de espessura igual. Como as lentes de prescrição dobram a luz para corrigir a visão, as lentes de policarbonato podem ser mais finas do que o vidro ou o plástico convencional, tornando-as o material ideal para prescrições pesadas.

Policarbonato

Essas lentes finas corrigem a visão deficiente sem distorcer o rosto ou o tamanho dos olhos, mas essas lentes extremamente finas são praticamente indestrutíveis, um fator de segurança importante para crianças e adultos ativos.

As lentes de policarbonato também são usadas em óculos de sol de qualidade que incorporam filtros para bloquear os raios ultravioleta (UV) e os raios ultravioleta próximos.

As lentes também podem ser polarizadas para bloquear o brilho e sua alta resistência ao impacto as torna perfeitas para esportes. Muitos fabricantes de óculos de sol escolhem este material porque ele pode ser facilmente moldado sem problemas como rachaduras ou rachaduras, resultando em óculos da moda extremamente leves, sem distorção e que apresentam todos os benefícios para a saúde recomendados pelos médicos.

A indústria de eletrônicos também usa policarbonato. Ele tem sido usado para criar caixas de computador coloridas transparentes, por exemplo, e muitos telefones celulares, pagers e laptops também o usam em seus invólucros.

Outros usos do policarbonato incluem gabinetes de estufas, faróis de automóveis, luminárias externas e aplicações na indústria médica, embora a lista seja virtualmente infinita.

Um pouco menos tóxico do que o cloreto de polivinila (PVC) para ser produzido, este plástico, no entanto, requer produtos químicos tóxicos em sua fase de produção. É, no entanto, reciclável e ambientalmente preferível ao PVC em aplicações para as quais qualquer um dos materiais pode ser usado.

O que são painéis de policarbonato?

Os painéis de policarbonato são fabricados com uma substância de polímero de plástico rígido conhecido como Bisfenol A (BPA).

O policarbonato é um excelente substituto para o vidro ou acrílico, e há uma infinidade de utilizações para painéis feitos de policarbonatos.

Desde as lentes de plástico finas encontradas em óculos de sol com proteção UV até as grossas janelas à prova de balas usadas em veículos de segurança, esses painéis desempenham um papel importante na segurança e na proteção ambiental.

Decoração com Policarbonato

plástico de policarbonato é moldável, durável, leve, resistente a chamas, à prova de estilhaçamento e com eficiência energética.

Uma de suas melhores propriedades é a resistência ao alto impacto, que pode ser mais de 200 vezes maior do que o vidro temperado.

Os painéis de policarbonato são extremamente resistentes às intempéries, não amarelam com o sol forte e são recicláveis. Lâminas de policarbonato enrugadas são freqüentemente instaladas em passarelas, pátios e terraços para filtrar e reduzir a luz ultravioleta do sol, além de fornecer proteção contra chuva e neve. Eles também são usados em cercas, fornecendo uma barreira segura que é praticamente indestrutível.

As folhas de policarbonato podem ser transparentes como vidro, translúcidas ou completamente opacas, dependendo do uso específico. Os painéis podem ser planos ou corrugados, rígidos ou flexíveis, grossos ou finos. Os fabricantes oferecem vários tipos de vidros para painéis de policarbonato projetados para usos exatos.

Existem grades de envidraçamento que fornecem controle estático e resistência ao fogo para uso próximo a materiais combustíveis, bem como grades de envidraçamento, resistentes a bala, resistente a furacões e vários outros tipos de envidraçamento.

Folhas transparentes de policarbonato dupla

Agricultores e pecuaristas encontraram muitos bons usos para os painéis de policarbonato. O plástico rígido é frequentemente usado como material estrutural para dependências agrícolas e estufas com eficiência energética. Celeiros de poste cobertos com painéis corrugados são comuns em fazendas de cavalos e vacas.

Painéis de plástico rígido também podem ser instalados como claraboias em um celeiro para fornecer uma fonte de iluminação natural durante o dia. Além disso, as folhas de policarbonato podem ser instaladas verticalmente para atuar como unidades de parede. Paredes de plástico semi-opacas permitem que a luz e o calor cheguem aos cavalos, vacas e outros animais da fazenda, enquanto obscurecem a visão externa.

Os decoradores de casas também descobriram alguns usos agradáveis para os painéis feitos desse tipo de plástico.

Os plásticos BPA são fabricados em uma variedade de cores e texturas exclusivas e podem ser cortados para se ajustarem a qualquer tamanho.

Os painéis de plástico podem ser instalados como divisórias leves ou inseridos nas portas dos armários da cozinha como uma alternativa ao vidro quebrável. Os usos são praticamente ilimitados, e fabricantes e consumidores estão descobrindo novas maneiras de usar painéis de policarbonato quase todos os dias.

Aplicações de policarbonato

Embora a folha de policarbonato seja valorizada por sua resistência e flexibilidade, sua transparência é o que lhe permite assumir uma variedade de aplicações que materiais semelhantes não podem.

Conforme mencionado, o uso de plástico de policarbonato é muito popular na criação de óculos; isso porque é mais leve que o vidro e possui um filtro UV natural.

Listados abaixo estão alguns aplicativos mais específicos que mostram as capacidades deste material extremamente versátil:

Moldes para fundição de uretano e silicone
Modelos impressos em 3D para aplicações de alta temperatura
Protetores de máquinas
Tubos de luz LED e difusores
Faróis de veículos
Pára-brisas de veículos pequenos
“Vidro” à prova de balas
Capas de telefone e computador
Canetas-tinteiro
Bagagem

Além do mais, o policarbonato é tão popular em protótipos quanto em produtos acabados. Sua durabilidade e transparência o tornam um substituto perfeito para o vidro durante pesquisas e testes.

Propriedade do policarbonato

Os policarbonatos são termoplásticos de engenharia fortes, rígidos, duros, resistentes e transparentes que podem manter a rigidez de até 140 °C e a tenacidade de até -20 °C ou graus especiais ainda mais baixos.

O material é amorfo (exibindo excelentes propriedades mecânicas e alta estabilidade dimensional), é termicamente resistente a até 135 °C e classificado como de combustão lenta.

Existem graus especiais de retardante de chamas que passam por vários testes de inflamabilidade severos.

As restrições ao uso do policarbonato (PC) incluem resistência química e a arranhões limitada e sua tendência a amarelar após exposição prolongada à luz UV. No entanto, essas restrições podem ser facilmente superadas adicionando os aditivos corretos ao composto ou processando por meio de um processo de coextrusão.

Policarbonato – Composto Químico

Policarbonato (PC), uma resina sintética resistente e transparente empregada em vidros de segurança, lentes de óculos e discos compactos, entre outras aplicações.

Policarbonato (PC) é um tipo especial de poliéster usado como plástico de engenharia devido à sua excepcional resistência ao impacto, resistência à tração, ductilidade, estabilidade dimensional e clareza ótica.

policarbonato (PC) foi lançado em 1958 pela Bayer AG da Alemanha e em 1960 pela General Electric Company dos Estados Unidos. Conforme desenvolvido por essas empresas, o policarbonato (PC) é produzido por uma reação de polimerização entre o bisfenol A, um líquido volátil derivado do benzeno, e o fosgênio, um gás altamente reativo e tóxico produzido pela reação do monóxido de carbono com o cloro.

Os polímeros resultantes (moléculas de unidades longas e múltiplas) são constituídos por unidades repetidas contendo dois anéis aromáticos (benzeno) e conectados por grupos éster (CO-O):

Principalmente em virtude dos anéis aromáticos incorporados à cadeia do polímero, o policarbonato (PC) tem uma rigidez excepcional.

Também é altamente transparente, transmitindo aproximadamente 90 por cento da luz visível. Desde meados da década de 1980, essa propriedade, em combinação com as excelentes propriedades de fluidez do polímero quando fundido, encontrou aplicação crescente na moldagem por injeção de discos compactos.

Como o policarbonato (PC) tem uma resistência ao impacto consideravelmente maior do que a maioria dos plásticos, ele também é fabricado em grandes garrafões para água, janelas à prova de estilhaçamento, escudos de segurança e capacetes de segurança.

Fonte: plasticsheetsshop.co.uk/omnexus.specialchem.com/www.bpf.co.uk/www.arq.ufsc.br/www.acmeplastics.com/www.wisegeek.org/Encyclopaedia Britannica/www.acplasticsinc.com/www.theplasticpeople.co.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Definição de Poluição industrial A poluição cuja fonte provém diretamente da indústria é conhecida …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Ecologia Industrial

PUBLICIDADE Definição de Ecologia Industrial A ecologia industrial conceitua a indústria como um ecossistema feito pelo homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.