Impactos Ambientais

PUBLICIDADE

O termo impacto ambiental é um termo legal introduzido pela Lei de Política Ambiental Nacional de 1969. Essa lei exige que os órgãos federais realizem estudos para determinar as possíveis consequências para o meio ambiente da atividade planejada. Muitos estados promulgaram legislação semelhante.

Os resultados do estudo são publicados como uma declaração de impacto ambiental. Esses documentos legais são muitas vezes a base sobre a qual uma agência decide se deve ou não prosseguir com um projeto.

Todos os animais interagem com seu ambiente, então toda atividade animal, incluindo a atividade humana, tem algum impacto ambiental. No entanto, o impacto humano no meio ambiente da Terra excede em muito o de outras espécies. Os seres humanos alteraram o ambiente e a paisagem em escala global.

A maioria das espécies habita regiões bastante limitadas dentro da biosfera da Terra, mas os humanos ocupam todos os biomas. Os seres humanos têm a vantagem de um alto nível de tecnologia.

A tecnologia permitiu que os humanos criassem ambientes artificiais que permitem a sobrevivência mesmo nos ambientes mais hostis.

A tecnologia permite que os humanos transportem alimentos e outros materiais por milhares de quilômetros de áreas onde os recursos são abundantes para áreas onde os recursos são escassos.

Nossa capacidade de viver em qualquer lugar do mundo tem um custo para o meio ambiente. A maioria dos animais requer apenas alguns recursos para sobreviver, como ar, comida, água e material de nidificação.

Esses recursos são obtidos de uma área relativamente pequena. Em contraste, os humanos que vivem em nações altamente industrializadas dependem de milhares de produtos que vêm de todas as partes do mundo.

A extensão mundial da atividade humana, a mudança para a agricultura intensiva, a demanda por minerais e outros recursos e o aumento dos padrões de vida criaram inúmeros problemas ambientais globais, bem como muitos problemas ambientais regionais e locais. Esses problemas são o nosso impacto ambiental.

Existem várias questões ambientais significativas, incluindo a aquisição e uso de recursos naturais, rápido crescimento populacional, erosão do solo, desertificação, diminuição do abastecimento de água, desmatamento, perda de biodiversidade, aquecimento global e chuva ácida.

Impactos Ambientais – O que é

Impactos Ambientais

Impactos Ambientais são possíveis efeitos adversos causados por um desenvolvimento, industrial, e projeto de infra-estrutura ou pela liberação de uma substância no ambiente.

impacto ambiental refere-se a todas as mudanças qualitativas, quantitativa e funcional (positivo ou negativo) gerados por um projeto, um processo, um método ou organizações e um ou mais produtos de concepção para “efeitos na vida”.

Estudos de impacto ambiental sobre os ambientes biofísicos e humanos são necessários para a maioria dos projetos.

Eles são necessários e obrigatórios para os grandes projetos e são geralmente acompanhadas de medidas de mitigação e/ou desenvolvimento e/ou fórmulas de compensação e/ou medidas de conservação ou restauração.

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II – as atividades sociais e econômicas;
III – a biota;
IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V – a qualidade dos recursos ambientais.

Impactos Ambientais – Definição

Impactos AmbientaisImpactos Ambientais

Do ponto de vista estritamente ambiental, os impactos são descritos como uma dinâmica natural dos desvios da evolução que conduzem a mudanças no estado teórico do ecossistema.

Um impacto ambiental pode ser definida como o efeito, para um dado tempo e num espaço definido da atividade humana sobre um componente do ambiente.

impacto ambiental é o efeito causado pela atividade humana sobre o meio ambiente. A ecologia, que estuda a relação entre seres vivos e seu meio ambiente, é responsável por avaliar o impacto e tentar minimizá-la.

Os fatores de impacto ambiental determina o impacto sobre o ambiente e o habitat de uma espécie em seu ambiente biológico.

Impacto Ambientai é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas.

Afetem direta ou indiretamente: saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Os impactos podem ser divididos: Ambientais (Recursos Ambientais) e Sociais (População humana).

Impactos ambientais de Tecnologias de Energia Renovável

Impactos AmbientaisImpactos Ambientais

Todas as fontes de energia tem algum impacto em nosso meio ambiente.

Os combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural – fazem substancialmente mais mal do que as fontes de energia renováveis, incluindo ar e poluição da água, os danos para a saúde pública, a vida selvagem e perda de habitat, o uso da água, uso da terra, e as emissões do aquecimento global.

É ainda importante, no entanto, para compreender os impactos ambientais associados à produção de energia a partir de fontes renováveis, como a eólica, solar, geotérmica, biomassa e energia hidroeléctrica.

O tipo exato e a intensidade dos impactos ambientais varia dependendo da tecnologia específica utilizada, a localização geográfica, e uma série de outros fatores.

Ao compreender as questões ambientais atuais e potenciais associados com cada fonte de energia renovável, podemos toma medidas para evitar ou minimizar esses impactos como eles se tornam uma parte maior da nossa alimentação elétrica de forma eficaz.

Força do vento (Eólica)

O aproveitamento da energia a partir do vento é uma das formas mais limpas e sustentáveis para a geração de energia elétrica, uma vez que não produz poluição ou o aquecimento global através das emissões tóxicas.

O vento também é abundante, inesgotável e acessível, o que o torna uma alternativa em grande escala viável e em relação aos combustíveis fósseis.

Apesar de seu vasto potencial, há uma variedade de impactos ambientais associados à geração de energia eólica que devem ser reconhecidos e mitigados.

Energia solar

Como a energia eólica, o sol fornece um recurso de grande importância para a geração de energia limpa e sustentável.

Os impactos ambientais associados à energia solar podem incluir o uso da terra e a perda de habitat, o uso da água, bem como a utilização de materiais perigosos na fabricação, embora os tipos de impactos variam muito, dependendo da dimensão do sistema e a tecnologia utilizada – usinas de fotovoltaica de energia solar ou concentrar solares térmicos.

Energia geotérmica

O tipo mais amplamente desenvolvido de usina de energia geotérmica (conhecidas como plantas hidrotermais) estão localizados perto de “pontos quentes” onde a rocha derretida quente está perto de crosta terrestre e produz água quente.

Em outras regiões aprimorados sistemas geotérmicos (ou geotérmica rocha quente e seca), que envolvem e perfuraram a superfície da terra para alcançar recursos geotérmicos profundos, pode permitir o acesso mais amplo à energia geotérmica.

Plantas geotérmicas também diferem em termos da tecnologia que eles usam para converter o recurso à eletricidade (direta de vapor, flash, ou binário) e do tipo de tecnologia de refrigeração que utilizam (refrigerado a água e refrigerado a ar). Os impactos ambientais diferem dependendo da conversão e tecnologia de resfriamento usado.

Biomassa para energia elétrica

Usinas de biomassa compartilharam algumas semelhanças com usinas de combustíveis fósseis: ambos envolvem a combustão de matéria-prima para gerar eletricidade. Assim, as instalações da biomassa são semelhante, mas não idênticas, as preocupações com as emissões de ar e uso da água com as instalações de combustíveis fósseis. No entanto, a matéria-prima das usinas de biomassa pode ser produzida de forma sustentável, enquanto os combustíveis fósseis não são renováveis.

A origem dos recursos de biomassa para a produção de eletricidade são diversos; incluindo culturas energéticas (como gramíneas), resíduos agrícolas, adubos, produtos florestais, resíduos e lixo urbano.

Tanto o tipo de matéria-prima e da maneira em que é desenvolvida e colhidas significativamente afetam o uso da terra e do ciclo de vida impactos das emissões globais de aquecimento de produção de energia a partir de biomassa.

Energia hidroelétrica

A energia hidrelétrica inclui tanto hidrelétricas enormes e pequenas centrais.

Hidrelétricas de grande escala continuam a ser construídas em muitas partes do mundo (incluindo China e Brasil).

Energia hidrocinética

Energia hidrocinética, que inclui ondas e marés, engloba um conjunto de tecnologias de energia, muitos dos quais ainda em fase experimental ou em estágios iniciais de implantação.

Embora não tenham sido observados os impactos reais das operações em grande escala, uma série de impactos potenciais podem ser projetadas.

Impacto Ambiental – Meio Ambiente

Impacto Ambiental

Segundo o Artigo 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:

A saúde, a segurança, e o bem estar da população
As atividades sociais e econômicas
A biota
As condições estéticas e sanitárias ambientais
A qualidade dos recursos ambientais”

Portanto, a definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.

OS IMPACTOS AMBIENTAIS PODEM SER:

Diretos e Indiretos
Temporários e Permanentes
Benéficos e adversos
Imediatos e a Médio e Longo Prazos
Reversíveis e Irreversíveis
Locais, Regionais e Estratégicos

O estudo de impacto ambiental

A avaliação de impacto ambiental é um processo que, no início do Planejamento que identifica e avalia os riscos de impactos ambientais resultantes de um projeto proposto.

A avaliação de impacto ambiental identifica medidas que podem ser adotadas para combater os efeitos ambientais negativos ou para reduzi-los a níveis aceitáveis de antemão.

A avaliação de impacto ambiental representa uma abordagem pró-ativa e preventiva para a gestão e proteção do ambiente.

Fonte: www.ucsusa.org/www.encyclopedia.com/stockage.univ-valenciennes.fr/www.businessdictionary.com

Veja também

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …

Um comentário

  1. O melhor portal para estudos e pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.