Breaking News
Home / Meio Ambiente / Redemoinho

Redemoinho

PUBLICIDADE

 

Redemoinho
Redemoinho

O que é

Os Redemoinho são caracterizados pelo movimento de uma massa de ar em torno de um epicentro com velocidade pequena sendo em geral em torno de 50 km/h e diâmetro de 10, 20, 100 ou até 200 metros.

A velocidade implica diretamente sobre o diâmetro de cada um.

Sua origem é semelhante ao que permite o desenvolvimento de furacões, tornados ou ciclones.

O território brasileiro tem observado com muita freqüência este tipo de fenômeno natural, havendo menção em fantasias e mitos criados em regiões do país como Minas Gerais e São Paulo.

Uma das figuras relacionadas ao redemoinho é a do Saci-Pererê, por dizer a lenda de origem portuguesa do século XVIII que em todo redemoinho existe um saci.

Redemoinho

Ele é um personagem da mitologia brasileira que tem pele negra, movimenta-se sobre uma perna saltando pelo campo, utiliza um gorro vermelho e um cachimbo.

Diz a lenda que sempre que um redemoinho surge, o saci pode aparecer e acaba fazendo uma traquinagem, fazendo desaparecer algum objeto, escondendo-o em algum lugar, entre outras travessuras.

Na verdade, o redemoinho tem capacidade de ‘sugar’ um objeto de pequeno porte com muita naturalidade, ao desprender o ar a partir de uma baixa pressão, fazendo subir. O fenômeno do redemoinho tem relação direta com o encontro entre duas massas de ar com sentido de giro oposto e caracterizadas normalmente pela diferença de temperatura. Uma é aquecida enquanto que a outra é fria.

O encontro entre ambas pode ser observado como no desenho abaixo:

Redemoinho

Esta apresentação permite compreender que o encontro entre duas massas de ar com diferença de temperatura e de sentido pode gerar uma terceira massa de ar.

As duas massas que se encontram são de maior volume, sendo também contínuas e ativas, o que dará continuidade ao movimento de giro desenvolvido incialmente pelo encontro entre as massas até que perca a sua força ao longo de uma trajetória. A diferença de sentido será definida pela massa de ar maior que tiver mais força ativa. Assim sendo, uma massa de ar que tenha se desenvolvido a partir do Atlântico por exemplo, pode ter maior atividade do que a massa de ar continental com a qual se encontrou e que deu origem ao fenômeno.

Todas as massas de ar primárias do hemisfério sul giram em sentido anti-horário, enquanto que as massas de ar primárias que giram no hemisfério norte giram em sentido horário. Esta definição de sentido tem relação direta com o sentido de movimento do globo se deslocando de Oeste para Leste. Deste modo os fenômenos como os redemoinhos têm sentido de giro anti-horário no hemisfério Norte e horário no hemisfério Sul.

Algumas massas de ar acabam desenvolvendo sentido de giro horário no hemisfério Sul e anti-horário no Norte, mas são desenvolvidas a partir das denominadas massas de ar primárias (as primárias são geradas a partir do perímetro do planeta, ou, linha equatorial magnética, enquanto que as secundárias são desenvolvidas a partir da força das primárias).

Na mitologia, as explicações sobre o desaparecimento de objetos tem fundo de verdade porque eles verdadeiramente deixam de permanecer onde estavam, para se apresentar muito distante do seu local.

Fonte: ilhadeatlantida.vilabol.uol.com.br

Redemoinho

Os redemoinhos-de-poeira ou pés-de-vento (também conhecidos como diabos de poeira do inglês dust devil) são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.

Ao subir e descer, muitas vezes as marés produzem correntes circulares, conhecidas como redemoinhos, e alguns deles provocam uma pressão para baixo, chamada de turbilhão.

Os redemoinhos podem ocorrer em diferentes locais: em mar aberto, na costa, ou seja, não existe uma regra específica.

Mas é possível fazer uma previsão de onde vai surgir, em geral, este fenômeno ocorre em áreas tropicais em virtude do calor intenso que interfere na temperatura dos oceanos.

A grande causa de redemoinhos é o encontro de uma porção de água aquecida com outras circunvizinhas mais frias. Estas águas se encontram em uma temperatura amena (menos quente) em decorrência das sombras de nuvens, por exemplo.

Para que ocorra um redemoinho são necessários vários fatores:

A temperatura média de aquecimento da água tem que estar por volta de 26° C. A água se torna mais leve a esta temperatura e eleva seu nível de evaporação
Passam a existir as chamadas áreas de baixa pressão, em razão de o ar ficar diferente nessas superfícies
O vento nestas áreas sopra em movimentos circulares. Daí então está formado o redemoinho no mar.

Em geral os redemoinhos ocorrem no mar na costa do Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia. Já foi registrado um redemoinho com 75m de diâmetro em Old Sow, EUA. Redemoinhos no mar não têm poder suficiente para virar um barco, mas o turbilhão pode afogar facilmente um nadador ou mergulhador. Um exemplo famoso é o redemoinho Naruto, no Japão, ele acontece no canal que liga o Mar Interior de Seto ao Oceano Pacífico, tem a terceira mais rápida corrente do mundo, a 20 km/h.

O redemoinho ocorre 4 vezes ao dia e atrai a atenção de observadores e turistas. Os redemoinhos também podem ocorrer em rios e lagos, mas não nas mesmas circunstâncias dos mares. Nesse caso, o que interfere na formação deste fenômeno é o fundo dos rios, principalmente aqueles com muitas depressões, pedras e buracos na areia.

Para que aconteça um redemoinho em um rio, por exemplo, é necessário que exista um “sumidouro”, ou seja, um lugar (um ponto) que absorve a água. Esta região se encontra no fundo do rio e funciona como um ralo de banheira, onde a água é sugada para seu interior. E foi justamente este fenômeno que ocorreu com o barco do comandante Sales, que ocasionou a morte de 40 pessoas em maio (2008). O barco foi tragado pelas águas do rio Solimões, no Amazonas.

Onde ocorrem: No mar, na costa do Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia.
Tamanho máximo: 75m de diâmetro – em Old Sow, EUA.
Velocidade maxima: 27.8km/h – em Moskstraumen, na costa da Noruega.
Vítimas fatais: Redemoinhos no mar não têm poder suficiente para virar um barco, mas o turbilhão pode afogar facilmente um nadador ou mergulhador.

Redemoinho

Fonte: nepsterblog.com

Redemoinho

Um redemoinho é um funil ou tubo em forma de o vento, ele se parece com um tornado.

Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.

Folclore brasileiro

Antigamente, ao se avistar esse fenômeno, as pessoas acreditavam que seria o rastro do caminhar do Saci-pererê ou mesmo que seria o diabo vagando pelos campos. Havia até uma crença de que se alguém entrasse no meio do redemoinho com uma garrafa e uma peneira conseguiria prender o Saci/Diabo. Na verdade o que acontecia é que ao entrar no meio do redemoinho, a pessoa pode interromper a corrente de convecção que alimenta o sistema, e o redemoinho simplesmente “desaparece”.

Fonte: pt.wikipedia.org

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.