Breaking News
Home / Meio Ambiente / Poluição dos Rios

Poluição dos Rios

PUBLICIDADE

poluição da água ocorre quando substâncias tóxicas entram em corpos d’água como lagos, rios, oceanos e assim por diante, dissolvendo-se neles, ficando suspensas na água ou depositando-se no leito.

Isso degrada a qualidade da água.

Isso não significa apenas um desastre para os ecossistemas aquáticos, os poluentes também se infiltram e alcançam as águas subterrâneas, que podem acabar em nossas casas como água contaminada que usamos em nossas atividades diárias, incluindo beber.

O que é Poluição dos Rios

Desde os tempos modernos tardios, devido à industrialização e crescimento populacional nas cidades, os homens poluem mais.

As principais fontes de poluição são a água de esgoto e de oxigênio que consome resíduos.

Como fruto da atuação do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição dos rios.

As fontes de poluição da água dos rios resultam entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas de retorno de irrigação.

O grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, além do uso, cada vez maior, de fertilizantes químicos e inseticidas nas lavouras tem causado sérios danos aos rios e a vida.

As grandes concentrações de nitrogênio e fósforo, usados nos adubos e fertilizantes, constituem um tipo muito comum de poluição da água. As enxurradas transportam para os rios os fosfatos e nitratos.

Estes nutrem as plantas aquáticas, as quais, multiplicando-se (especialmente algas), absorvem o oxigênio da água.

A falta de oxigênio provoca a morte de muitas plantas e animais que, ao se decomporem aumentam a poluição.

No Brasil vários rios estão poluídos:

O Rio Tietê que passa por várias cidades do Estado de São Paulo recebendo seus esgotos atravessa a cidade de São Paulo como um esgoto a céu aberto.
Rio Pardo e Mogi, recebem poluentes industriais das usinas e açúcar e álcool.
Rio São Francisco, poluído, provavelmente, por receber metais pesados vindo de fábricas próximas e Agrotóxicos.

A água de esgoto

Em água de esgoto, será especialmente água suja de casas.

Por exemplo, a água de lavar e máquinas de lavar roupa, bem como as águas residuais dos sanitários.

Quando o uso de detergentes e gorduras de cozinha, que são despejados nos esgotos e, portanto, poluem rios.

Consumidores desperdício de oxigênio: Consumidores resíduos de oxigênio a partir de resíduos químicos, resíduos industriais e agrotóxicos usados na agricultura.

Outros resíduos produzidos pelos homens

Nos rios, há também perder o homem jogou como sucata de metal, tijolos, lixo (sacos e garrafas de plástico), etc.

Rios que atravessam as cidades são mais poluído devido a descargas de fábricas e residências.

Estes rios, em seguida, esvaziar os oceanos e, por sua vez poluem os oceanos.

Os efeitos da poluição da água sobre a saúde

Os produtos mais perigosos causadores de doenças, tais como gastrenterite. Os sintomas incluem náusea e diarréia. Essas doenças ocorrem principalmente perto de áreas densamente povoadas.

Soluções para os problemas de poluição dos rios

Se queremos proteger nossos rios, temos de ter cuidado para não jogar gordura de cozinha, tintas, resíduos farmacêuticos em nossa pia da cozinha.

Deve relatar como resíduos farmacêuticos para o local de compra e gorduras e produtos químicos em resíduos.

Além disso, pedimos também a indústria para equipar suas fábricas de filtros para reduzir ou eliminar os resíduos tóxicos. Os agricultores também devem remover herbicidas ou pesticidas tóxicos.

Em conclusão, a proteção da água é responsabilidade de cada um de nós, todos nós podemos fazer em nossa vida cotidiana.

Quais são as causas da poluição da água?

Poluição dos RiosPoluição dos Rios

A água é especialmente vulnerável à poluição. Conhecida como um “solvente universal”, a água é capaz de dissolver mais substâncias do que qualquer outro líquido na Terra.

É também por isso que a água é tão facilmente poluída.

Substâncias tóxicas de fazendas, cidades e fábricas prontamente se dissolvem e se misturam a ele, causando poluição da água.

Muitas cidades e fábricas são construídas perto dos rios para que possam usar a água do rio. Mas às vezes a água não é limpa antes de ser colocada de volta no rio.

Parece que quase todos os dias há uma outra história sobre a poluição de uma forma ou de outra, nos alimentos que ingerimos, da água que bebemos e o ar que respiramos.

Muitas vezes, nossas próprias ações levam a poluição e, em muitos casos, o que podemos fazer sobre isso.

Poluindo os rios

A poluição de rios, lagos e oceanos vem de uma variedade de fontes

Mais de 97% de toda a água na Terra é salgada e na maioria das restantes 3% está congelada nas calotas polares.

A atmosfera, rios, lagos e lojas subterrâneas detêm menos de 1% de toda a água doce e esta pequena quantidade tem de fornecer a água potável necessária para apoiar a população da Terra.

A água doce é um recurso precioso e a crescente poluição dos nossos rios e lagos, é um motivo de alarme.

Investigando a poluição dos rios

A poluição da maior parte da água é causada pela adição de material orgânico, que é principalmente de esgoto, mas pode ser o desperdício de alimentos da exploração agrícola nos efluentes.

As bactérias e outros microrganismos se alimentam de matéria orgânica e grandes populações se desenvolvem rapidamente, utilizando-se a maior parte do oxigênio dissolvido na água.

Normalmente, o oxigênio está presente em quantidades elevadas, mas mesmo uma pequena queda no nível pode ter um efeito nocivo sobre os animais de rio.

Os animais podem ser listados de acordo com a sua capacidade de tolerar baixos níveis de oxigênio.

Na lista a seguir os animais que indicam um alto nível de oxigênio dissolvido estão no início enquanto os animais que indicam um baixo nível de oxigênio estão no final: ninfas pedra-mosca, ninfas de Ephemeroptera, camarões de água doce, de água doce piolhos porcos, vermes de sangue, tubifex vermes e larvas de ratos de cauda.

Sinais de poluição

Se você ver os peixes mortos flutuando no rio ou ver que a água é descolorida e malcheiroso qualquer uma das seguintes formas de poluição podem ser a causa:

Resíduos industriais
Óleo
Água quente

a) Adubos

Se grandes quantidades de fertilizante ou de drenagem de resíduos agrícolas em um rio a concentração de nitrato e fosfato na água aumenta consideravelmente.

Algas usar essas substâncias para crescer e multiplicar-se rapidamente transformando o verde água. Este enorme crescimento de algas, chamado de eutrofização, conduz à poluição. Quando as algas morrem, são decompostos pela ação de bactérias que se multiplicam rapidamente, usando todo o oxigênio da água, que leva à morte de muitos animais.

b) Resíduos Industriais

Resíduos de produtos químicos provenientes dos processos industriais, por vezes, disparou acidentalmente nos rios. Exemplos de tais poluentes incluem cianeto, zinco, chumbo, cobre, e mercúrio cadmin.

Estas substâncias podem entrar na água em concentrações tão altas que os peixes e outros animais sejam mortos imediatamente. Às vezes, os poluentes entram uma cadeia alimentar e se acumulam até que eles atinjam níveis tóxicos, acabou matando pássaros, peixes e mamíferos.

c) Poluição por Óleo

Se o óleo entra num rio de movimento lento que forma uma película de arco-íris ao longo de toda a superfície evitar que o oxigénio de entrar na água.

Em grandes extensões de água do óleo contamina as penas de aves aquáticas e quando alisar o óleo entra no intestino e mata-los.

d) Água Quente

As Indústrias muitas vezes usam a água para os processos de resfriamento, às vezes descarregam grandes quantidades de água quente de volta para os rios.

Elevando a temperatura da água diminui o nível de oxigênio dissolvido e perturba o equilíbrio da vida na água.

Causas da Poluição do rio?

As principais causas da poluição do rio incluem lixo que é jogado no rio, em vez de reciclados ou colocado em aterros sanitários. P

oluição do rio também é causada por processos de fabricação, especialmente aqueles localizados perto do rio.

Esta poluição também pode vir de petróleo que vaza de barcos e navios e de resíduos humana que é despejado no rio, em vez de enviar através de uma estação de tratamento ou sistema de fossa séptica.

Poluição do rio pode ser controlada com tratamento cuidadoso de esgoto e sistemas novos e mais moderno de eliminação de resíduos.

Os rios são poluídos por:

Desenvolvimento urbano e despejo de esgoto não tratado nas águas pluviais
Erosão de terras
Derramamentos
Defensivos Agrícolas (pesticidas, herbicidas, fertilizantes, entre outros)
Despejo ilegal
Descarga indiscriminada de águas residuais não tratadas das indústrias
Descarte indiscriminado de lixo, resíduos sólidos diretamente nos rios
Em países subdesenvolvidos: 
descarga direta do esgoto sanitário no rio

O que é contaminação da água?

Poluição dos Rios

Contaminação da água é o termo usado para descrever materiais perigosos de qualquer tipo que estão poluindo uma fonte de água. Isso pode incluir substâncias biológicas e químicas, e a fonte de água pode ser lagoas, lagos, mares, oceanos ou reservatórios usados para beber e tomar banho por humanos.

Os tipos mais comuns de contaminação da água são o escoamento químico de casas e empresas e, às vezes, de resíduos humanos ou animais.

A maioria das fontes de contaminação da água no mundo industrializado vem da poluição química, seja do despejo de produtos químicos no solo ou em ralos, ou por meio de derramamentos acidentais.

Derramamentos de óleo, por exemplo, podem ocorrer em poços ou navios e podem contaminar a água por quilômetros a partir do local do derramamento. As plantas industriais também podem despejar resíduos na água, embora isso seja menos comum devido a regulamentações governamentais mais rígidas sobre o descarte de materiais perigosos.

Qualquer material nocivo que entre na água pode ser considerado uma forma de contaminação da água. O consumo de água poluída tem sido associado a distúrbios gastrointestinais, à propagação de certas doenças e, às vezes, à morte em casos graves. Parasitas também podem estar presentes em fontes de água suja. Ao visitar países em desenvolvimento, é recomendável que os turistas tragam água engarrafada de outro local para evitar beber do abastecimento local.

Para evitar a contaminação da água que ocorre devido ao escoamento para bueiros nas ruas ou calçadas, é importante descartar os materiais perigosos de maneira adequada.

Os produtos de limpeza domésticos não devem ser despejados em ralos, a menos que sejam especificamente projetados para esse fim, como no caso de produtos de limpeza de banheiros ou chuveiros. Óleo de motor, baterias descarregadas e ácidos devem ser descartados em instalações adequadas.

Água um bem precioso

Água potável cada vez mais é tema de debate em todo o mundo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e mares), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

A disponibilidade de água potável para as futuras gerações é fonte de preocupação para cientistas e ambientalistas. A poluição de água por diversos fatores, como a contaminação por substâncias tóxicas, comprometem a qualidade da água em lençóis subterrâneos e outras fontes de água doce. Além disso, essa contaminação prejudica os ecossistemas marinhos.

Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes resrvas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquifero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.

Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água.

Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos.

Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte.

A economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.

Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.

Fonte: www.ypte.org.uk/www.askaboutireland.ie/www.edunet.ch/poluicao-quimica.zip.net/www.primaryhomeworkhelp.co.uk/www.nrdc.org/wwf.panda.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Definição de Poluição industrial A poluição cuja fonte provém diretamente da indústria é conhecida …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Ecologia Industrial

PUBLICIDADE Definição de Ecologia Industrial A ecologia industrial conceitua a indústria como um ecossistema feito pelo homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.