Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional do Monte Roraima

Parque Nacional do Monte Roraima

PUBLICIDADE

 

Parque Nacional do Monte Roraima com uma pequena área em território brasileiro, ainda assim representa um dos pontos culminantes de nosso país, com 2.875 metros de altitude.

Em seus arredores está também a Serra do Sol, com 2.400 metros. Parte do maciço de Paracaima, que se estende pela Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é uma grande mesa contornada por escarpas abruptas e, em parte, desnudas.

Diversos rios e igarapés, entre os quais o Cotingo, formam a rede de drenagem do Parque, enquanto sua vegetação é basicamente de dois tipos: floresta amazônica densa montana e refúgios ecológicos. Na primeira, em altitudes acima de 1.000 metros, as espécies mais comuns são o Pouteria surinamensis, Ocotea roraimae, Didymopanax sp e Jacaratia sp.

Entre 600 e 1.500 metros de altitude repetem-se essas mesmas espécies, porém com menor porte e distribuição mais agrupada, como é o caso da quaruba (Vochyiaceae). Já na parte alta, em torno de 2 500 metros, ocorrem os refúgios ecológicos. As plantas aí se entrelaçam, formando geralmente um emaranhado denso e de difícil penetração.

As espécies mais comuns são as pertencentes às famílias das Orquidaceae, Melastomataceae, Compositae e Rubiaceae.

De criação relativamente recente, o Parque Nacional do Monte Roraima ainda não completou o levantamento de sua fauna, da mesma forma que não dispõe por enquanto de infra-estrutura para a hospedagem e deslocamento de visitantes.

Para chegar a partir de Boa Vista, percorrer 380 km de estrada de terra, passando por Uiramuta e Água Fria, seguindo mais três dias de caminhada.

Parque Nacional de Monte Roraima – Dados

Parque Nacional de Monte Roraima

Data de criação: 28 de junho de 1.989, pelo decreto federal nº. 97.887.
Localização: Norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela e Guiana
Área: 116.000 hectares
Perímetro: 400 km
Clima: tropical, quente úmido, com três meses secos.
Temperaturas: Média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 38ºC e mínima absoluta de 12 a 16ºC.
Chuvas: Entre 1500 e 1750 mm anuais.
Relevo: montanhoso e escarpado.

Parque Nacional de Monte Roraima – Brasil

Parque Nacional de Monte Roraima

Parque Nacional do Monte Roraima é um parque nacional no estado de Roraima, norte do Brasil.

Inclui a parte brasileira do Monte Roraima, e outras montanhas ao longo das fronteiras com a Venezuela e a Guiana, e um ambiente diversificado, incluindo floresta tropical e savana.

O parque está totalmente inserido no território indígena Raposa Serra do Sol, e tem o duplo papel de conservar o meio ambiente e apoiar os direitos constitucionais dos povos indígenas.

Parque Nacional Monte Roraima está no bioma amazônico.

As temperaturas variam de 2 a 18 °C com uma média de 10 °C.

A precipitação média anual é de 1.900 milímetros.

A região possui diversas paisagens que devem ajudar a conservar a biodiversidade, embora falte espaço

Ele contém uma área de savana de 9.900 hectares, 8,7% da área total. Esta área inclui florestas, bosques, parques e pastagens. A floresta inclui ecossistemas de planalto e montanhoso.

A primeira possui pequenas manchas de mata densa com árvores emergentes, enquanto a segunda possui mata densa com copa fechada nas encostas, aberta nos cumes e áreas mais planas.

Existem várias espécies endêmicas adaptadas ao clima severo da montanha, onde as temperaturas podem variar de 4 a 25 °C em um período de 24 horas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

Proteger amostras dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica da Serra Pacaraíma, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológicas e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica.

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Foi criado pelo Decreto n° 97.887 de 28 de junho de 1989.

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Parque Nacional de Monte Roraima

Antes da criação do Parque já existia uma área indígena nas terras ao redor, que denomina-se Ingaricó.

Monte Roraima é considerado pelos indígenas venezuelanos (Pémons) e brasileiros (Ingaricó e Macuxi) como “A Casa de Macunaima”; os Pémons ainda o chamam de “Madre de todas las Águas”.

O primeiro homem branco a conhecer o Monte Roraima foi o inglês Sir Walter Raleigh que no final do século XVI, estando em busca de tesouros, embrenhou-se pelas Antilhas e cruzou a floresta na região da Guiana.

Raleigh teria chegado apenas à base do Monte.

Mesmo assim coletou material suficiente para escrever a obra que denominaria Montanha de Cristal.

Mais tarde, chegaria lá outro inglês, o botânicao Everard Im Thum. Este sim, subiu ao cume do Morro e deixou relatórios detalhados de sua expedição, que além de serem publicados na National Geografic, inspiraram o escritor Conan Doyle a escrever “O Mundo Perdido”, publicado no início deste século.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área com 116.000 ha e 300 Km de perímetro.

Esta localizado no Estado de Roraima.

O acesso é feito através de Boa Vista, pela BR-174, percorrendo-se 212 Km até o Posto Integrado de Controle do Parque em Pacaraima.

Deste ponto até Santa Elena de Uairen (Venezuela) por estrada asfaltada.

De lá tem-se duas alternativas para se chegar ao Monte Roraima: através de helicóptero (30 a 40 minutos de vôo) ou de carro até Paraitepuy (aproximadamente 2 horas), e a partir daí caminha-se cerca de 22 Km (2 dias) até a base do Morro e mais 10 horas até o seu cume, e em seguida 4 horas até o Ponto Triplo (Brasil,Venezuela e Guiana).

A cidade mais próxima é Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, que fica a 212 Km da capital de Roraima.

CLIMA

O clima é quente e úmido com 3 meses secos, tropical, com temperaturas médias anuais de 24 a 26° C, sendo a temperatura máxima absoluta de 38° C e mínima absoluta de 12 a 16° C e com pluviosidade que varia entre 1.500 e 1.750 mm.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

Não está aberta à visitação pública. Neste Parque encontramos um dos pontos culminantes do país, com 2.875 m de altitude e um dos pontos extremos localizados na Serra do Caburaí.

Nele temos a contemplação cênica de uma colossal mesa de arenito de cerca de 40 km², que dado à ação mecânica da água e do vento apresenta enormes fendas com formações que desafiam a imaginação do homem, sendo a vegetação nela encontrada, formada a cerca de 120 milhões de anos e com uma porcentagem de 50% de endemismo.

RELEVO

Relevo aplainado com recortes de ravinas. O Monte Roraima e as Serras do Parque constituem os testemunhos destes relevos tabulares elevados.

Relevos estruturais ocorrem nos seus arredores como a serra do Sol a sudoeste, com 2.400m de altitude. Apresentam bordos escarpados e pedimento ravinados nas encostas.

VEGETAÇÃO

Apresenta Floresta Ombrófila Densa Montana, onde ocorre relativa freqüência das seguintes espécies: Pouteria surinamensis, Ocotea roraimae, Didymopanax sp., Manilkara sp., Qualea schomburgkiana e Jacaratia sp.

Na serra do Parimã, observa-se outra fisionomia de porte mais baixo e no Grupo Roraima observou-se a presença de refúgios ecológicos.

FAUNA

Fauna típica da região amazônica, caracterizada pela diversidade de espécies, pela presença de dois ambientes (formações florestais de platô e de montanha) apresentando espécies destas duas áreas.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Trata-se de uma área de grande beleza cênica, situada entre a Venezuela e a Guiana.

Possui grande potencial turístico e ecológico, que devem ser protegidos e utilizados de maneira racional.

Fonte: paginas.terra.com.br/www.brasilturismo.com/static.smarttravelapp.com/deih43ym53wif.cloudfront.net

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Efeito La Niña

PUBLICIDADE Efeito La Niña – O que é Tradicionalmente, La Niña tem recebido menos atenção do que …

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Muitos processos de fabricação industrial usam ou produzem produtos químicos que podem prejudicar a …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.