Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

PUBLICIDADE

Promover trabalhos de educação ambiental para as populações locais; preservar um ecossistema típico da região e facilitar a pesquisa neste ecossistema.

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Foi Criado pelo decreto n° 97.658 de 12.04.1989

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

O cenário do Parque Grande Sertão Veredas escapou por pouco de se transformar em monótona plantação de soja. A idéia de homenagear o escritor Guimarães Rosa e ao mesmo tempo proteger o ecossistema, formado por veredas e chapadões do cerrado, foram as premissas para a criação do Parque.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área de 84.000 ha. Está localizado no estado de Minas Gerai, nos municípios de Formoso e São Francisco. O acesso, saindo de Brasília, pode ser feito através da BR-020 (Brasília-Salvador), até o Km 202, onde segue em direção a Formoso por 65 Km de estrada de terra. O acesso, saindo de Belo Horizonte, e através BR-040 até São Francisco (500 Km). Nesta cidade pega-se a balsa para atravessar o rio São Francisco e depois percorre-se mais 127 Km até a cidade Chapada Gaúcha. A cidade mais próxima da unidade é Chapada Gaúcha que fica a uma distância de 750 Km da capital.

CLIMA

O Clima é característico da região dos cerrados brasileiros, com estação seca bem definida, ocorrendo durante os meses de setembro a novembro, e estação chuvosa entre dezembro e fevereiro. Sendo o mês mais frio normalmente o mês de Junho.

Q UE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

A unidade não é aberta à visitação pública, necessitando licença prévia do IBAMA para visitação. O escritório da unidade fica no município da Chapada Gaúcha.

RELEVO

O Relevo do Parque é em sua grande maioria plano e suavemente ondulado, característico dos Gerais que compõem a maior área do Parque.

VEGETAÇÃO

A vegetação do Parque é constituída por várias fitofisionomias do Cerrado. Apresenta pequenas árvores sempre verdes, formando um dossel contínuo de cerca de 5 a 8 m de altura. Possui uma composição florística bem própria, ocorrente em solos arenosos, com superfície coberta de folhas secas e totalmente desprovidas de espécies herbáceas.

FAUNA

Representantes da fauna de espécies raras e ameaçadas de extinção foram observados, tais como o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), dentre outros.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

Caça, presença de carvoarias e desmatamentos constantes caracterizam os principais problemas do Parque, conjuntamente com posseiros que estão na área do Parque.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Preserva um ecossistema das regiões secas do País, rico em espécies medicinais de grande valor, além de ter potencial para promover a educação ambiental e a pesquisa neste ecossistema.

ACORDOS DE PARCERIA

ONG Fundação Pró-Natureza – FUNATURA.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários

02 funcionários do IBAMA, 04 funcionários de firmas de vigilância e limpeza e 08 funcionários cedidos.

Infra-estrutura disponível

O Parque possui na sua área apenas uma edificação onde reside funcionários da ONG que mantêm parceria com o Parque, a FUNATURA; as demais edificações são de propriedade de particulares que ainda residem na área aguardando indenização. Dispõe de: 160 Km de estradas; 2 Toyota (1990 e 1996) e telefax.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Rua Guimarães Rosa, 149 – Centro
39314-000 – Chapada Gaúcha – MG

Fonte: www.brasilturismo.com

PARQUE DE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Homenagem ao escritor Guimarães Rosa, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas preserva parte do planalto denominado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins. Com topos relativamente planos, sua altitude varia entre 600 e 1.200 metros, enquanto os vales limitados por margens bem definidas, têm áreas sujeitas a inundações.

O solo é constituído em grande parte de sedimentos aluvionares, de tipo arenoso, que preenchem as calhas dos rios e se estendem às suas planícies de inundação. Ocorre também a formação Urucuía, caracterizada por depósitos fluviométricos, de coloração quase sempre avermelhada.

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

A vegetação é dominada pela savana, ou cerrado, com mata de galeria nas margens dos rios Preto e Carinhanha. São comuns no primeiro caso o puçá (Maurici elliptica), pacari (Lafoensia pacari) e peroba-do-campo (Tabebuia ochracea), todas de porte reduzido, em torno de 3 metros. Já na mata de galeria, que acompanha os rios, formam-se estreitas faixas onde podem ser encontrados o buriti (Mauritia vinifera) e buritianas (Mauritia armata).

Nesse cenário desponta soberana a ema (Rhea americana), cujo mês de postura é agosto. Depois são os machos que se encarregam de chocar os ovos, assim como alimentar e proteger a prole. Entre os mamíferos estão presentes o esguio e marrom-avermelhado e lobo-guará (Chrycyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes giganteus), tamanduá-bandeira (Myrmeacophaga tridactyla) e veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus).

Por enquanto, o Parque não conta com infra-estrutura para acomodação e locomoção de visitantes.

Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Mapa do Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Data de criação: 12 de abril de 1.989, pelo decreto federal nº. 97.658.
Localização: Minas Gerais, município de Formoso.
Área: 84.000 hectares
Perímetro: 150 km
Clima: tropical do Brasil Central, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.
Temperaturas: média anual de 20ºC, máxima absoluta de 34 a 36ºC e mínima absoluta de 0 a 4ºC.
Chuvas: Entre 1250 e 1500 mm anuais.
Relevo: suave ondulado.

Fonte: paginas.terra.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dragagem

Dragagem

Draga é um navio usado para escavar material, sob o nível da água, e aumentando o material extraído da superfície.

Fitorremediação

Fitorremediação

PUBLICIDADE O fitorremediação é a descontaminação de solo, o tratamento de águas residuais ou de …

Buraco na Camada de Ozônio

Buraco na Camada de Ozônio

PUBLICIDADE Os furos na camada de ozono, são causados pelo aumento das concentrações de produtos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.