Breaking News
Home / Meio Ambiente / Tromba d’água

Tromba d’água

PUBLICIDADE

Uma tromba d’água é uma coluna tubular ou em forma de funil de vento rotativo e cheio de nuvens.

Uma tromba d’água desce de uma nuvem cumulus para um oceano ou um lago.

As trombas d’água são semelhantes aos tornados, mas geralmente são menores e menos intensas.

O que é uma tromba d’água?

Uma tromba d’água é um evento de vento ciclônico que se assemelha a um tornado que ocorre sobre corpos abertos de água, às vezes em pequenos grupos chamados de cluster ou família de tromba d’água.

Ao contrário dos tornados sobre a terra, que frequentemente se tornam visíveis devido à poeira e detritos presentes neles, uma tromba d’água é composta de gotículas de água em turbilhão.

Muitas pessoas assumem que uma tromba d’água nada mais é do que um tornado sobre a água. Isso não é inteiramente verdade, no entanto, como algumas bicas podem se desenvolver em condições climáticas relativamente justas, ao contrário das tempestades que normalmente produzem tornados.

Por esse motivo, as trombas d’água são categorizadas de uma das duas maneiras – tornada ou clima bom.

Uma tromba d’água tornada forma-se do mesmo tipo de condições que produzem tornados – geralmente tempestades muito fortes que também podem produzir chuvas muito fortes, mar agitado, ventos fortes e granizo.

Uma tal tromba d’água pode se formar sobre a água ou sobre a terra. Um tornado que se forma sobre a terra e se move sobre a água se torna uma tromba d’água. Não é diferente de um tornado normal, exceto que ele existe sobre a água. É até possível que um tornado se mova sobre a água, se torne uma tromba d’água e depois se mova na praia novamente como um tornado.

Às vezes, uma tromba d’água se forma em condições relativamente calmas e é chamada de tromba d’água de bom tempo. Este termo pode ser um pouco enganador, no entanto, como esse tipo de tromba d’água geralmente se forma sob um banco de nuvens cumulus baixas.

Chamar esses tipos de trombas d’água de bocas de clima justo é uma referência ao fato de que elas podem se formar quando não há tempestades, e mesmo que geralmente ocorram sob um banco de nuvens, é possível que o clima esteja muito calmo e até ensolarado. É raro que uma tromba d’água chegue ao solo e, se o fizer, geralmente se dissipa muito rapidamente.

Os dois tipos de trombas d’água diferem de várias maneiras, além das condições em que se formam. Bicos de água tornados podem ser perigosos e destrutivos e podem ter ventos tão fortes quanto um tornado.

Bocais de água de bom tempo, embora potencialmente perigosos se entrarem em contato diretamente com pequenas embarcações, geralmente são muito mais fracos que os bicos tornadicos e tendem a ter vida mais curta.

As trombas de água começam na camada de nuvens e se estendem para baixo, mas as trombas de clima bom começam no nível da água e se estendem para cima. Bocais de água com bom tempo, que geralmente se formam sobre massas de água razoavelmente grandes, ocorrem com mais freqüência do que a variedade tornadica, que pode formar qualquer lugar em que um tornado seja possível, embora nenhum tipo de tromba seja particularmente comum.

Tromba d’água – Categorias

Uma tromba d’água é uma coluna giratória de névoa de ar e água.

As trombas d’água se enquadram em duas categorias: trombas d’água de bom tempo e trombas d’água.

Bicos de água tornados são tornados que se formam sobre a água ou se movem de terra em água. Eles têm as mesmas características de um tornado terrestre.

Eles estão associados a fortes tempestades e geralmente são acompanhados por ventos e mares altos, granizo e frequentes raios perigosos.

As trombas d’água de clima bom geralmente se formam ao longo da base plana escura de uma linha de nuvens cumulus em desenvolvimento. Esse tipo de tromba d’água geralmente não está associado a tempestades.

Enquanto as trombas de água tornadas se desenvolvem para baixo em uma tempestade, uma tromba de clima bom se desenvolve na superfície da água e segue seu caminho para cima. No momento em que o funil é visível, uma tromba d’água de bom tempo está próxima da maturidade. As trombas d’água de clima bom se formam em condições de vento fraco, de modo que normalmente se movem muito pouco.

Se uma tromba d’água se mover em terra, o Serviço Nacional de Meteorologia emitirá um alerta de tornado, pois alguns deles podem causar danos e ferimentos significativos às pessoas.

Normalmente, as trombas de água com bom tempo se dissipam rapidamente quando atingem o solo e raramente penetram no interior.

Resumo

Uma tromba d’água é um intenso vórtice colunar (geralmente aparecendo como uma nuvem em forma de funil) que ocorre sobre um corpo de água.

Alguns estão conectados a uma nuvem cumulus congestus, outros a uma nuvem cumuliforme e outros a uma nuvem cumulonimbus.

Na forma comum, é um tornado não supercelular sobre a água.

Embora muitas vezes seja mais fraco do que a maioria de suas contrapartes terrestres, ocorrem versões mais fortes geradas pelos mesociclones.

A maioria das bicas não aspira água; são pequenas e fracas colunas rotativas de ar sobre a água.

Enquanto as trombas d’água se formam principalmente nos trópicos e nas áreas subtropicais, outras áreas também relatam trombas d’água, incluindo Europa, Austrália, Nova Zelândia, Grandes Lagos, Antártica e, em raras ocasiões, o Grande Lago Salgado. Alguns também são encontrados na costa leste dos Estados Unidos e na costa da Califórnia. Embora raro, foram observadas trombas d’água em conexão com as faixas de precipitação de neve com efeito de lago.

As trombas d’água têm um ciclo de vida em cinco partes: formação de uma mancha escura na superfície da água, padrão espiral na superfície da água, formação de um anel de pulverização, desenvolvimento do funil de condensação visível e, finalmente, decaimento.

Tromba d’água assemelham-se a tornados

Tromba d’água

Fonte: oceanservice.noaa.gov/www.nationalgeographic.org/www.wisegeek.org/www.bbc.co.uk/glossary.ametsoc.org/kids.kiddle.co/www.weather.gov/www.skybrary.aero

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Umidade Absoluta

PUBLICIDADE Definição A umidade absoluta refere-se à quantidade de água contida em uma parcela de ar e …

Ecologia Florestal

PUBLICIDADE Definição A ecologia florestal é a ciência de como os organismos reagem entre si e interagem …

Corrente de Ar

PUBLICIDADE A definição de correntes de ar e vento é o movimento do ar (às vezes com força considerável) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.