Consumo Sustentável

PUBLICIDADE

Consumo Sustentável – Definição

O surgimento do termo consumo sustentável ocorreu durante a Cúpula da Terra de 1992. A pesquisa sobre temas de consumo sustentável desenvolveu-se no contexto mais amplo das transições de sustentabilidade (transformações em larga escala e longo prazo dos sistemas de produção e consumo), um campo de pesquisa que tem evoluiu nos últimos 20-25 anos.

A pesquisa sobre comportamento de consumo sustentável tem evoluído significativamente, abordando uma série de tópicos inter-relacionados, como: fatores de influência, percepções do consumidor, motivadores motivacionais, atitudes em relação ao consumo sustentável, disposição a pagar e seus preditores, comportamentos de compra sustentáveis e pró-ambientais.

Consumo Sustentável – O que é

poluição e a degradação estão diretamente relacionadas aos padrões de consumo da sociedade, de forma que, quanto mais irresponsável for o ato de consumir, maior será a agressão ao meio ambiente, desde a extração das matérias-primas, até seu descarte após o uso.

Assim, o desafio de que todos passem a pensar seriamente no dever de reciclar e de adotar um novo estilo de vida é tarefa de todos: governo e cidadãos.

De acordo com as Diretrizes das Nações Unidas, consumo sustentável significa que as necessidades de bens e serviços das gerações presentes e futuras satisfaçam de tal modo que possam sustentar-se do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Pesquisadores têm discutido as “lutas discursivas” para esclarecer o significado do consumo sustentável, que geraram confusão entre os consumidores e produziram uma “lacuna de conhecimento para ação” no comportamento do consumidor. Os pesquisadores também identificaram e estudaram a “lacuna atitude-comportamento” que se reflete na diferença entre as atitudes em relação ao consumo sustentável e os comportamentos reais de compra nas lojas de varejo.

Um amplo campo de pesquisa surgiu em relação ao comportamento de consumo sustentável, abordando tópicos como os fatores que influenciam o consumo e a compra sustentáveis, percepções do consumidor, motivadores motivacionais, atitudes em relação ao consumo sustentável, disposição a pagar e seus preditores e comportamentos de compra sustentáveis e pró-ambientais.

O engajamento do consumidor é considerado um conceito importante para pesquisas em marketing e gestão de serviços. Duas correntes distintas se desenvolveram neste campo.

O primeiro considera a natureza comportamental do engajamento do cliente e o segundo considera a natureza psicológica do engajamento do cliente.

Os pesquisadores se concentraram principalmente no envolvimento do consumidor em um ambiente virtual e recentemente adicionaram uma perspectiva omnichannel. No entanto, especialistas identificaram uma “falta de pesquisa” sobre o significado teórico do engajamento do consumidor no consumo sustentável e sua relação empírica com outros construtos relevantes.

Um campo distinto de pesquisa abrange o papel do varejo em influenciar os consumidores para compras e consumo sustentáveis. A investigação nesta área está a evoluir, com o número de artigos publicados a registar uma tendência ascendente. Apesar dessa evolução, a literatura acadêmica carece de revisões sistemáticas sobre esse assunto específico, fato que reforça a necessidade de tal revisão.

Envolvimento do consumidor no consumo sustentável

Recentemente, uma nova área surgiu dentro da literatura de pesquisa sobre consumo sustentável.

A nova área engloba estudos sobre como os varejistas cumprem seu papel de engajar os consumidores no consumo sustentável.

A definição da questão de pesquisa decorre do fato de que o engajamento do consumidor é essencial para apoiar o consumo sustentável e que os varejistas precisam cumprir seu papel de engajar os consumidores nessa direção.

As decisões de compra e consumo feitas por compradores e consumidores determinam o conteúdo, intensidade, direções e custos dos fluxos de bens dentro das cadeias de suprimentos de bens de consumo.

A orientação para o consumo sustentável não é possível na ausência de apoio racional e emocional por parte dos consumidores. A mudança esperada para padrões de consumo sustentáveis só se tornará realidade se os comportamentos dos consumidores, não apenas suas atitudes e intenções declaradas, indicarem consistentemente tal orientação.

Uma revisão sistemática da literatura focada nesta questão de pesquisa identificou sete tipos distintos de intervenções de marketing de varejo (envolvimento de varejistas em ações de marketing com o objetivo de engajar os consumidores no consumo sustentável), 30 tipos de mecanismos de marketing de varejo (que consistem em estratégias de marketing, técnicas, ferramentas, e canais usados pelos varejistas) e 14 tipos distintos de engajamento do consumidor em padrões de consumo sustentáveis.

Consumo e Produção Sustentáveis

Consumo Sustentável

Alcançar padrões sustentáveis de consumo e produção é fundamental se quisermos superar a tripla crise planetária de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição e desperdício.

Isso requer uma transformação fundamental em nossas economias e sociedades. Um que coloca o bem-estar humano e a capacidade de todas as pessoas prosperarem como seu principal objetivo, e é sustentado por padrões de consumo e produção eficientes em recursos, de baixo carbono e não poluentes.

Em nosso sistema econômico global e interconectado, as cadeias de valor para os bens e serviços que produzimos e consumimos alcançam vários países. A cooperação internacional é, portanto, essencial.

A transição para o consumo e produção sustentáveis depende de esforços concertados e alinhados em todo o mundo e de todas as partes da sociedade; com políticas, finanças, negócios, comunidades e indivíduos trabalhando juntos em nível global, nacional, municipal e local.

Significa reconhecer a responsabilidade comum, mas diferenciada, dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, e o papel dos países desenvolvidos em assumir a liderança. Ao mesmo tempo, garantindo uma transição justa que apoie países, setores e comunidades a mudar para a sustentabilidade.

Todos os países, organizações, alianças, plataformas e parcerias relevantes são convidados a dar as mãos nesta transformação vital para a Agenda 2030.

Nosso mundo hoje: Consumo e Produção Insustentáveis

Os atuais padrões insustentáveis de consumo e produção que prevalecem em todo o mundo hoje dependem da extração, processamento, uso e descarte de uma quantidade cada vez maior de recursos naturais do planeta, causando danos ambientais cada vez maiores.

Apesar de décadas de alertas, a quantidade de materiais usados na produção e consumo continua a aumentar em nível global e a taxa na qual os materiais estão sendo extraídos globalmente está superando o crescimento populacional e econômico, o que significa que estamos usando mais materiais e com menos eficiência. Se os negócios continuarem como de costume, a extração global de recursos aumentará 110% até 2060.

Como consequência, os atuais padrões insustentáveis de consumo e produção estão impulsionando as três crises planetárias que enfrentamos atualmente: mudança climática, perda de biodiversidade e poluição.

Essas três crises ameaçam o bem-estar e a prosperidade de todas as pessoas e colocam em risco os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e os materiais e recursos sobre os quais nossas sociedades, economias e nações são construídas e sobre os quais nossas meios de subsistência, as famílias e as comunidades dependem.

Esse risco também está distribuído de forma desigual pelo mundo, reforçando a desigualdade global e ameaçando a realização de toda a Agenda 2030.

QUE MEDIDAS PODEM SER ADOTADAS?

Consumo Sustentável

O consumidor pode adotar em seu cotidiano medidas simples direcionadas ao consumo com responsabilidade, tais como:

I- Uso racional da água:

a) reduzir a quantidade utilizada durante o banho, lavagem de roupas, limpeza da casa, etc.
b)
 consertar imediatamente os vazamentos nos encanamentos; c) não utilizar esguicho de água pra lavar carros e calçadas.

II- Lixo:

a) fazer coleta seletiva, separando o lixo orgânico dos inorgânicos, destinando os últimos à reciclagem;
b)
 utilizar o lixo orgânico como adubo para a terra;
c) 
reutilizar o papel como rascunho;
d) 
reduzir do uso de sacolas plásticas;
e) 
não jogar lixo nas ruas;
f)
 não jogar lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos no lixo. As empresas que os produzem estão sendo obrigadas por Lei a recolher muitos destes produtos.

III- Energia:

a) não deixar as luzes acesas sem necessidade;
b)
 usar aparelhos eletrodomésticos que possuam selo de economia de energia certificados pelo INMETRO;
c) 
desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados;
d)
 dar preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia.

CONSUMO SUSTENTÁVEL E O MEIO AMBIENTE

Consumo Sustentável

A partir da metade do século. XX, em virtude do desenvolvimento socioeconômico e crescimento populacional exagerado, iniciou-se um processo intenso de produção e consumo de bens, o qual acarretou mudanças culturais significativas

A aquisição de bens passou a valer como forma de busca de felicidade, prazeres imediatos, bem estar e qualidade de vida. À essa nova cultura deu-se o nome de sociedade de consumo, marcada por carências e desejos incessantes.

Nesse contexto, as pessoas passaram a ser reconhecidas pelo que vestiam ou calçavam, pelo telefone celular ou pelo carro que exibiam, valorizando-se a cultura do ter em detrimento da cultura do ser.

Ocorre que o consumo desenfreado acarretou diversos fatores negativos, como poluição ambiental, sujeição psicológica dos homens ao ato de consumir, desigualdades sociais, violência, exclusão social, entre outros.

Por isso, surgiram vários argumentos contra esses hábitos ostensivos, deixando evidente que os padrões de consumo modernos, além de socialmente injustos e moralmente indefensáveis, são ambientalmente insustentáveis.

A degradação da natureza mostrou que não é possível a incorporação de todos no universo consumista, tendo em vista a limitação dos recursos ambientais. Não obstante, é difícil qualquer alteração de hábito, tendo em vista que o consumo já faz parte do relacionamento e desenvolvimento social.

O ideia de consumo sustentável é portanto uma tentativa de viabilizar alguma mudança, reconhecendo que consumo e desenvolvimento são hoje faces da mesma moeda, e que a sociedade deve reavaliar seus costumes e reaprender a consumir.

Os dez mandamentos do consumo sustentável

Consumo Sustentável

1. Sem consumismo: Evite consumir de maneira exagerada, para assim produzir menos lixo. Reutilize produtos, em vez de usar descartáveis. Encaminhe materiais para reciclagem.

2. Embalagem: Diminua o consumo de produtos embalados, reutilize as embalagens ou, pelo menos, recicle-as.

3. Resíduos: Exija que os governos municipais e e as empresas façam tratamento adequado as resíduos. Por exemplo, a instalação de sistema de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos; os aterros sanitários; etc.

4. Água: Mude hábitos de consumo, entre eles, o tempo do banho, o costume de escovar os dentes com a torneira aberta. Não use mangueira como vassoura.

5. Energia: Mude hábitos. Troque as lâmpadas por fluorescentes, não deixa a TV, o rádio e o computador ligados sem que esteja usando-os.

6. Vizinhança: Os alimentos devem ser, sempre que possível, adquiridos diretamente do produtor ou do pequeno fornecedor. Isso reduz a necessidade de transporte e, com isso, a emissão de poluentes e a perda de produtos.

7. Alimentos: Dê preferência aos alimentos orgânicos, que não usam agrotóxicos. Não desperdice alimentos. Compre e cozinhe apenas o necessário.

8. Produção local: Organize-se com familiares, amigos e/ou vizinhos em cooperativas de consumo que estimulem a produção sustentável local e regional.

9. Transporte: Vá a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo. Caso os ônibus de sua cidade sejam uma lástima, pressione seus governantes por um transporte de qualidade.

10. Fornecedor: Esteja atento se o fabricante tem postura ecologicamente responsável, ou seja, se ele polui o meio ambiente com a sua atividade.

Fonte: ccr3.pgr.mpf.gov.br/www.encyclopedia.com/www.uniaoplanetaria.org.br/www.oneplanetnetwork.org

Veja também

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.