Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara, Turismo Parque Nacional de Ubajara

PUBLICIDADE

Proteger uma pequena amostra da Floresta Subcaducifólia Tropical, representativa de serra úmida em região semi-árida e sua transição até atingir a Caatinga. A unidade protege afloramentos de rochas calcárias bem como grutas encontradas em alguns destes afloramentos.

Parque Nacional de Ubajara

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Foi criado pelo Decreto n° 45.954, de 30.04.1959 e alterado pelo Decreto n° 72.144 de 26.04.1973

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Durante visita que fez à Gruta de Ubajara, no final da década de cinquenta, o então diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, Dr. David Azambuja, ficou encantado com a riqueza do patrimônio espeleológico e da biodiversidade existente, bem como com as beleza cênicas do local, prometendo envidar todos os esforços junto aos seus superiores hierárquicos, visando tornar possível a criação de um PARNA, com a finalidade de garantir a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas existentes em Ubajara. Tudo indica que o então diretor levou a bom termo a sua promessa, pois no dia 30 de abril de 1959 era assinado pelo Presidente da República, Juscelino Kubtschek de Oliveira, o decreto de criação do PARNA Ubajara.

Consta que a Gruta de Ubajara é conhecida desde o início do século XVIII, quando os portugueses realizaram expedições na região em busca de minérios, especialmente prata, sem lograrem sucesso. Ubajara é de origem indígena e a tradução que prevalece para o nome é “Senhor da Canoa”. Este nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos. Existem outras traduções para o nome como “Senhor das Flechas” e “Flecheiro Exímio”. Algumas pessoas acreditam que a origem da gruta de Ubajara deve-se às escavações em busca de prata, somado a quase duzentos anos de intempéries. A origem e essência do Parque sempre foram a gruta de Ubajara, motivo de apaixonadas crônicas de personalidades locais.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área de 563 ha e um perímetro de 9.050 m, sendo o menor Parque Nacional administrado pelo IBAMA. Está localizado a noroeste do estado do Ceará, na região da Serra Ibiapaba, no município de Ubajara. O acesso ao Parque é feito principalmente pela Br-222, que liga Fortaleza-Teresina, até a cidade de Tianguá. Daí segue-se pela CE-187 até a cidade de Ubajara, numa extensão de 17 Km. Saindo-se do município de Ubajara, segue-se por mais 3 Km, em estrada pavimentada, até a entrada do Parque. O acesso a partir de Teresina é feito através da BR-343 até a cidade de Piripiri, seguindo então pela BR-222 até a cidade de Tianguá, sendo o restante do percurso igual ao já citado antes. A cidade mais próxima da unidade é Ubajara que fica a 340 Km da capital do estado. A distância de Teresina a Ubajara é equivalente a 300 Km. Todas as estradas acima mencionadas encontram-se atualmente em razoável estado de conservação, havendo alguns trechos danificados pelas chuvas. Diariamente há várias opções de ônibus para Ubajara, saindo de Fortaleza e Teresina.

CLIMA

Pode ser dividido em dois tipos um úmido e relativamente frio, de janeiro a junho, e outro seco e quente, que prolonga de julho a dezembro. As temperaturas estão entre 20 e 22° C na Serra da Ibiapaba e em torno de 24 a 26° C na depressão periférica.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

Funciona diariamente das 8:00 às 17:00 hs e o teleférico das 10:00 às 16:00 hs. O IBAMA ainda não implantou seu sistema de cobrança de ingresso, mas existem duas taxas de serviço terceirizadas a saber : R$ 1,00 para condução de guia e R$ 2,00 para transporte no teleférico. A principal atração do Parque é a Gruta de Ubajara, encravada entre afloramentos de rochas calcárias a aproximadamente 520 m de altitude. Existem outras grutas conhecidas mas que não estão abertas à visitação. Entre elas destaca-se a gruta do Urso Fóssil, de grande importância paleontológica , a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima e a Gruta do Pendurado. Para acessar a Gruta de Ubajara, pode-se fazer uso de um teleférico, o qual propicia ao visitante belas paisagens cênicas, com destaque para a Cachoeira do Cafundó, Gavião e Murimbeca, ou percorrer uma trilha de 3,5 Km de descida íngreme, onde o visitante tem um maior contanto com a flora e a fauna do Parque, além de haver duas opções para banho durante o percurso.

RELEVO

Composto por rochas variadas, que criam paisagens morfológicas diferentes. A “cuesta” da Ibiapaba constitui uma das mais notáveis feições topográficas do Nordeste brasileiro pela extensão e continuidade da escarpa, que acompanha de perto os limites estaduais.

VEGETAÇÃO

A caatinga é a vegetação predominante, mas outras três vegetações são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado. A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos espinhentos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.

FAUNA

A fauna é pobre em diversidade, o que é típico da região. Somente um estudo faunístico foi realizado constituindo-se em uma coleção de morcegos na gruta. O mocó é um roedor que pode ser encontrado na área habitando as rochas e escarpas, sendo muito caçado pela população regional que o utiliza como fonte de alimento. Pode-se observar também na região outros animais como o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia e mais de 120 espécies de aves.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

Expansão urbana em direção à unidade, insularização, desmatamentos e queimadas ilegais, caça, lixo urbano e rural, esgotos e nascentes que drenam para dentro do Parque poluídas e desprotegidas.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Proteção da Floresta Sub-caducifólia Tropical, das rochas calcárias, das grutas, das encostas e dos cursos de água, recurso escasso na região. Além de possibilitar serviços recreacionais, educação ambiental e pesquisa científica.

ACORDOS DE PARCERIA

Fundação Ecológica da Região da Ibiapaba e UVA.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários

04 funcionários do IBAMA, 07 servidores de firmas de vigilância e limpeza, 20 condutores de visitantes da Cooperativa de Guias e 12 funcionário cedidos pelo Governo do Estado.

Infra-estrutura disponível

5 residências funcionais (três em uso totalizando 566 m2); 1 alojamento para pesquisadores c/ capacidade para 08 pessoas (114,91 m2); 1 centro de visitantes dispondo de sala de exposição c/ exposição de fotografias sobre o Parque e informações ambientais , mini auditório, biblioteca, sala de projeção e banheiros; 2 portarias (156,41 m2); 3 postos de vigilância (dois nos portões de acesso e um na sede administrativa); 1 Ford Pampa (1996); rede elétrica e hidráulica e sistema de comunicação (telefone,1 rádio móvel e 1 rádio HT).

Fonte: www.brasilturismo.com

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara

Ubajara tem nas grutas sua maior atração, em destaque para Gruta de Ubajara, que lhe deu o nome. É o menor dos parques nacionais, com 563 hectares. Profundamente recortado, com exposições de calcários, onde estão as grutas, e escarpas abruptas, onde comumente se observam quedas d’água.
A Serra da Ibiapaba, onde se localiza, constitui uma das mais notáveis conformações topográficas do Nordeste brasileiro. Com clima ameno e certa fartura de água, a região é muito procurada pelos cearenses, tanto para o turismo como para fugir do calor na época das secas

Na encosta propriamente ocorre a caatinga, com espécies típicas do cerrado. como sabiá, angico, jurema-preta, jurema-branca, joazeiro, marmeleiro, jatobás e paus-terra, além de plantas menores como o caroá.
A fauna é pobre em diversidade. Porém, algumas espécies podem ser encontradas, como o sagui-estrela-de-pincéis-brancos, mocó, gambás,
macaco-prego, raposa, tatupeba, tatu-galinha, e várias espécies de morcegos.
As aves estão em sua maioria representadas pelo canário-da-terra, cara-cará, gavião-cabloco, gavião-peneira e urubu-rei.
Já nos répteis descatam-se a iguana, teiú, e cobra coral verdadeira.

Parque Nacional de Ubajara

Com acesso por teleférico, a gruta do Ubajara é a grande atração do Parque, com suas nove salas e 420 metros de trilhas iluminadas, com uma extensão total de 1.120 metros. Há outros sugestivos passeios a pé e hospedagem simples nos hotéis das cidades mais próximas, Ubajara, a 3,5 km, e Inhuçu a 32 km. O melhor período de visitação é nos meses de julho a dezembro.

Mapa do Parque Nacional de Ubajara
Mapa do Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara

Data de criação: 30 de abril de 1.959, pelo decreto federal nº. 45.954.
Localização: Ceará, no município de Ubajara
Área: 9 km
Perímetro: 563 hectares
Clima: tropical equatorial, quente, semi-árido. Sertão com seis a oito meses secos, serra de quatro a cinco meses seco.
Temperaturas: média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 34 a 36ºC e mínima absoluta de 12 a 16ºC
Chuvas: Sertão entre 500 e 750 mm anuais, serra entre 1.000 e 1.500 mm anuais.
Relevo: recortado em encosta abrupta.

Fonte: paginas.terra.com.br

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.