Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara

PUBLICIDADE

Ubajara tem nas grutas sua maior atração, em destaque para Gruta de Ubajara, que lhe deu o nome. É o menor dos parques nacionais, com 563 hectares. Profundamente recortado, com exposições de calcários, onde estão as grutas, e escarpas abruptas, onde comumente se observam quedas d’água.

A Serra da Ibiapaba, onde se localiza, constitui uma das mais notáveis conformações topográficas do Nordeste brasileiro. Com clima ameno e certa fartura de água, a região é muito procurada pelos cearenses, tanto para o turismo como para fugir do calor na época das secas

Na encosta propriamente ocorre a caatinga, com espécies típicas do cerrado. como sabiá, angico, jurema-preta, jurema-branca, joazeiro, marmeleiro, jatobás e paus-terra, além de plantas menores como o caroá.

A fauna é pobre em diversidade. Porém, algumas espécies podem ser encontradas, como o sagui-estrela-de-pincéis-brancos, mocó, gambás,
macaco-prego, raposa, tatupeba, tatu-galinha, e várias espécies de morcegos.

As aves estão em sua maioria representadas pelo canário-da-terra, cara-cará, gavião-cabloco, gavião-peneira e urubu-rei.

Já nos répteis destacam-se a iguana, teiú, e cobra coral verdadeira.

Com acesso por teleférico, a gruta do Ubajara é a grande atração do Parque, com suas nove salas e 420 metros de trilhas iluminadas, com uma extensão total de 1.120 metros.

Há outros sugestivos passeios a pé e hospedagem simples nos hotéis das cidades mais próximas, Ubajara, a 3,5 km, e Inhuçu a 32 km. O melhor período de visitação é nos meses de julho a dezembro.

Parque Nacional de Ubajara – Dados

Data de criação: 30 de abril de 1.959, pelo decreto federal nº. 45.954.
Localização: Ceará, no município de Ubajara
Área: 9 km
Perímetro: 563 hectares
Clima: tropical equatorial, quente, semi-árido. Sertão com seis a oito meses secos, serra de quatro a cinco meses seco.
Temperaturas: média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 34 a 36ºC e mínima absoluta de 12 a 16ºC
Chuvas: Sertão entre 500 e 750 mm anuais, serra entre 1.000 e 1.500 mm anuais.
Relevo: recortado em encosta abrupta.

Parque Nacional de Ubajara – Brasil

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara é um parque nacional no estado do Ceará, Brasil. É o menor dos 35 parques nacionais do Brasil e é conhecido pela gruta de Ubajara.

O menor de todos os parques nacionais do Brasil, Ubajara é um refúgio aconchegante de vida selvagem e natureza selvagem no nordeste do país. Com pássaros e animais da montanha, além de uma gruta na encosta da montanha e cachoeiras, o parque é uma visita fascinante.

Parque Nacional de Ubajara está localizado a 320 km a oeste de Fortaleza, no estado do Ceará.

É formado por pouco mais de 6.200 hectares de sertão montanhoso, acessível por uma pequena entrada a poucos quilômetros da cidade de Ubajara.

A terra foi habitada pelos índios Tabajaras até a chegada de Pero Coelho de Souza, em 1604, na tentativa de conquistar as terras férteis, pacificar os indígenas e desenvolver suas aldeias.

Ao longo dos anos, famílias vieram e se foram, resistindo a incêndios e secas ao longo do caminho. Em 1959, a área recebeu proteção nacional e agora está aberta ao público.

Parque Nacional de Ubajara – Gruta de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara – Objetivo

Proteger uma pequena amostra da Floresta Subcaducifólia Tropical, representativa de serra úmida em região semi-árida e sua transição até atingir a Caatinga.

A unidade protege afloramentos de rochas calcárias bem como grutas encontradas em alguns destes afloramentos.

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Foi criado pelo Decreto n° 45.954, de 30 de abril de 1959 e alterado pelo Decreto n° 72.144 de de abril de 1973

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Durante visita que fez à Gruta de Ubajara, no final da década de cinquenta, o então diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, Dr. David Azambuja, ficou encantado com a riqueza do patrimônio espeleológico e da biodiversidade existente, bem como com as beleza cênicas do local, prometendo envidar todos os esforços junto aos seus superiores hierárquicos, visando tornar possível a criação de um PARNA, com a finalidade de garantir a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas existentes em Ubajara.

Tudo indica que o então diretor levou a bom termo a sua promessa, pois no dia 30 de abril de 1959 era assinado pelo Presidente da República, Juscelino Kubtschek de Oliveira, o decreto de criação do PARNA Ubajara.

Consta que a Gruta de Ubajara é conhecida desde o início do século XVIII, quando os portugueses realizaram expedições na região em busca de minérios, especialmente prata, sem lograrem sucesso.

Ubajara é de origem indígena e a tradução que prevalece para o nome é “Senhor da Canoa”. Este nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos.

Existem outras traduções para o nome como “Senhor das Flechas” e “Flecheiro Exímio”. Algumas pessoas acreditam que a origem da gruta de Ubajara deve-se às escavações em busca de prata, somado a quase duzentos anos de intempéries. A origem e essência do Parque sempre foram a gruta de Ubajara, motivo de apaixonadas crônicas de personalidades locais.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área de 563 ha e um perímetro de 9.050 m, sendo o menor Parque Nacional administrado pelo IBAMA. Está localizado a noroeste do estado do Ceará, na região da Serra Ibiapaba, no município de Ubajara. O acesso ao Parque é feito principalmente pela Br-222, que liga Fortaleza-Teresina, até a cidade de Tianguá. Daí segue-se pela CE-187 até a cidade de Ubajara, numa extensão de 17 Km.

Saindo-se do município de Ubajara, segue-se por mais 3 Km, em estrada pavimentada, até a entrada do Parque. O acesso a partir de Teresina é feito através da BR-343 até a cidade de Piripiri, seguindo então pela BR-222 até a cidade de Tianguá, sendo o restante do percurso igual ao já citado antes. A cidade mais próxima da unidade é Ubajara que fica a 340 Km da capital do estado.

A distância de Teresina a Ubajara é equivalente a 300 Km. Todas as estradas acima mencionadas encontram-se atualmente em razoável estado de conservação, havendo alguns trechos danificados pelas chuvas.

Diariamente há várias opções de ônibus para Ubajara, saindo de Fortaleza e Teresina.

CLIMA

Pode ser dividido em dois tipos um úmido e relativamente frio, de janeiro a junho, e outro seco e quente, que prolonga de julho a dezembro.

As temperaturas estão entre 20 e 22° C na Serra da Ibiapaba e em torno de 24 a 26° C na depressão periférica.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

Funciona diariamente das 8:00 às 17:00 hs e o teleférico das 10:00 às 16:00 hs.

A principal atração do Parque é a Gruta de Ubajara, encravada entre afloramentos de rochas calcárias a aproximadamente 520 m de altitude.

Parque Nacional de Ubajara – Gruta de Ubajara

Existem outras grutas conhecidas mas que não estão abertas à visitação.

Entre elas destaca-se a gruta do Urso Fóssil, de grande importância paleontológica, a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima e a Gruta do Pendurado. Para acessar a Gruta de Ubajara, pode-se fazer uso de um teleférico, o qual propicia ao visitante belas paisagens cênicas, com destaque para a Cachoeira do Cafundó, Gavião e Murimbeca, ou percorrer uma trilha de 3,5 Km de descida íngreme, onde o visitante tem um maior contanto com a flora e a fauna do Parque, além de haver duas opções para banho durante o percurso.

RELEVO

Composto por rochas variadas, que criam paisagens morfológicas diferentes.

A “cuesta” da Ibiapaba constitui uma das mais notáveis feições topográficas do Nordeste brasileiro pela extensão e continuidade da escarpa, que acompanha de perto os limites estaduais.

VEGETAÇÃO

A caatinga é a vegetação predominante, mas outras três vegetações são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado.

A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos espinhentos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.

FAUNA

A fauna é pobre em diversidade, o que é típico da região. Somente um estudo faunístico foi realizado constituindo-se em uma coleção de morcegos na gruta.

O mocó é um roedor que pode ser encontrado na área habitando as rochas e escarpas, sendo muito caçado pela população regional que o utiliza como fonte de alimento.

Pode-se observar também na região outros animais como o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia e mais de 120 espécies de aves.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO: Expansão urbana em direção à unidade, insularização, desmatamentos e queimadas ilegais, caça, lixo urbano e rural, esgotos e nascentes que drenam para dentro do Parque poluídas e desprotegidas.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO: Proteção da Floresta Sub-caducifólia Tropical, das rochas calcárias, das grutas, das encostas e dos cursos de água, recurso escasso na região. Além de possibilitar serviços recreacionais, educação ambiental e pesquisa científica.

Parque Nacional de Ubajara – Gruta de Ubajara

Situada em uma encosta na Serra da Ibiapaba, a 320 quilômetros de Fortaleza, a gruta possui impressionantes formações de estalactites e estalagmites, resultado do trabalho paciente da natureza com calcário e água ao longo de muitos milhares de anos – cada centímetro de crescimento cristalizado leva três anos para se formar. O acesso à gruta é feito por um teleférico. O parque tem cachoeiras e trilhas pela floresta.

As visitas são supervisionadas pelo Ibama, órgão nacional de conservação ambiental, e devem ser agendadas com antecedência.

Outras atrações da serra da Ibiapaba incluem o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cachoeira do Pirangi.

Fonte: paginas.terra.com.br/www.brasilturismo.com/theculturetrip.com/turismo.bahia.ws

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Efeito La Niña

PUBLICIDADE Efeito La Niña – O que é Tradicionalmente, La Niña tem recebido menos atenção do que …

Poluição Industrial

PUBLICIDADE Muitos processos de fabricação industrial usam ou produzem produtos químicos que podem prejudicar a …

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia ambiental, em particular, é a aplicação de processos para a proteção e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.