Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional de Jericoacoara

Parque Nacional de Jericoacoara

Parque Nacional de Jericoacoara, Turismo, Localização, Área, Relevo, Fauna, Flora, Clima, Vegetação, Parque Nacional de Jericoacoara

PUBLICIDADE

Proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Foi criado pelo Decreto s/n de 04.02.2002

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristovão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499. Porém tal fato não foi oficializado em sua éppoca por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área de 8.416,08 Ha.

CLIMA

O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono (Koepen), com temperaturas médias oscilando entre 35 ° C e 22 °C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses. A média anual pluviométrica é de 1364mm (Governo do Ceará).

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

Os maiores atrativos turísticos da região são: os campos de dunas, prais e o singular afloramento rochoso do substrato cristalino denominado Serrote.

RELEVO

O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias.

VEGETAÇÃO

Possui bioma costeiro. A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga. Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.

FAUNA

A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

O mangue, um dos mais destacados ecossistemas ocorrentes nesta região, está fortemente pressionado pela ocupação humana em suas bordas, com destaque para o assentamento do INCRA em Mangue Seco.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Dados não disponíveis.

ACORDOS E PARCERIAS

Dados não disponíveis.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários

Dados não disponíveis.

Infra-estrutura disponível

Dados não disponíveis.

Fonte: www.brasilturismo.com

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.