Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional de Tumucumaque

Parque Nacional de Tumucumaque

PUBLICIDADE

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil, com quase 39.000 km². Faz fronteira com o igualmente imenso Parque Indígena do Tumucumaque, no Pará; juntos, eles formam a maior faixa de floresta tropical protegida do mundo.

Os parques fazem parte de uma zona de preservação ainda maior – em conceito, embora apenas parcialmente em lei – chamada de Zona do Escudo das Guianas, que abrange 150.000 km² no Brasil, Guianas, Suriname e Venezuela, e foi designada em 2006 para incentivar países membros para estabelecer parques nacionais na área.

Parque Nacional de Tumucumaque – Objetivo

Assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico.

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Criado pelo Decreto s/n de 22 de agosto de 2002.

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Parque Nacional das Montanhas de Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e a maior unidade de conservação de Floresta Tropical do Mundo.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

O parque possui uma área de 3.867.000 ha localizado na região noroeste do Estado do Amapá, ao longo da fronteira internacional do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname abrangendo e uma porção estreita do Estados do Pará acompanhando a margem direita do rio Jari.

O parque abrange os municípios de Almerim, no Estado do Pará Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Oiapoque no Estado do Amapá.

A região abriga as nascentes de todos os principais rios do Amapá, com destaque para o Oiapoque, o Jari, e o Araguari.

O parque nacional abrange uma área de 38.874 quilômetros quadrados, criando o maior parque nacional do Brasil.

Só para ter uma ideia aproximada, é maior que a Bélgica.

Tão grande quanto alguns países, é o maior parque nacional de floresta tropical do mundo, combinado com o Parque Nacional Amazônico da Guiana, na Guiana Francesa, para criar uma área protegida de 59.000 quilômetros quadrados.

Tumucumaque é uma das poucas florestas ainda inalteradas pelo homem. O interior do novo parque é praticamente desabitado, sem assentamentos indígenas. O acesso ao parque é difícil – os rios locais possuem corredeiras e cachoeiras impossíveis de navegar durante a maior parte do ano, e não há estradas.

CLIMA: O clima da região é classificado como tropical quente úmido com temperatura média de 25ºC e precipitação variando de 2000 a 3250 anuais.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

O Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque se insere numa das regiões que ainda se mantém mais bem-preservadas de toda a Amazônia.

Por seu estado de preservação, é considerada uma das mais importantes áreas selvagens de floresta tropical do mundo.

RELEVO

O parque está situado na unidade de relevo das Depressões da Amazônia Setentrional com porções dos Planaltos Residuais do Norte da Amazônia.

O solo predominante é o latosolo e a característica marcante no relevo da região é a presença de formações geológicas graníticas do tipo Inselberg, conhecidas nacionalmente como Pão de açúcar que emergem do meio da mata densa proporcionando paisagens de elevada beleza cênica.

VEGETAÇÃO

Floresta Amazônica da região é classificada como Floresta Ombrófila Densa Submontana. A floresta apresenta alto porte e cobertura uniforme, com inúmeras árvores emergentes.

Também observam-se afloramentos rochosos com vegetação de arbustos e gramíneas (carrasco). Nos morros do tipo “pão-de-açúcar” a vegetação é esparsa, com predominância de bromeliáceas e cactáceas.

As principais famílias de plantas encontradas na região são Bignonianceae, Bombacaceae, Euphorbiaceae, Moraceae, Sterculiaceae, Lauraceae, Vochysiaceae, Sapotaceae, Lecythidaceae, leguminosas, Combretaceae, Anacardiaceae, Rubiaceae, Meliaceae, Sapindaceae, Annonaceae e Palmaea.

As árvores mais comuns incluem: Calophyllum brasiliense, Carapa guianensis, Cedrela fissilis, Ceiba pentandra, Coumourana punctata, Couroupita guianensis, Eschweilera sp., Guarea trichiloides, Luehea sp., Coumourana punctata, Parkia pendula, Pentaclethra macroloba, Protium sp., Schwartzia sp., Trichilia sp., e Warszewiczia coccinea..

FAUNA

Tumucumaque tem uma fauna espetacular, que vai desde os grandes carnívoros, como a onça-pintada e a sussuarana, até beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo.

Espécies importantes e altamente ameaçadas de extinção, para as Guianas em geral, também podem ser encontradas na área do parque dentre estas podemos destacar a: Coturnicops notatus (conhecida de um registro na Guyana), o joão-rabudo Synallaxis kollari, conhecida de apenas uma localidade, o papa-mosca Euscarthmus rufomarginatus, conhecida de uma área no sul da Suriname e no Amapá, espécie que nunca foi vista mais desde a sua descoberta nas Guianas nos anos 60.

Os primatas que foram registrados na região são: os macacos-de-cheiro, Saguinus midas e Saimiri sciureus sciureus, os macacos-prego, Cebus olivaceus e Cebus apella, o cuxiú, Chiropotes satanas chiropotes,o parauacú, Pithecia pithecia chrysocephala, também conhecido como macaco-preguiça, o barbado, Alouatta seniculus e o macaco-aranha, Ateles paniscus.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO: Os municípios cujas terras serão parcialmente englobadas pelo parque irão se beneficiar dos recursos que serão investidos no novo parque e também pelo turismo que a criação da área irá estimular.

Parque Nacional de Tumucumaque – Fotos

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Fonte: www.lonelyplanet.com/www.brasilturismo.com/national-parks.org/vk.com/www.thegoldenscope.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Predação

PUBLICIDADE Na ecologia, a predação é um mecanismo de controle populacional. Assim, quando o número de predadores …

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.