Breaking News
Home / Meio Ambiente / Tempestade Oceânica

Tempestade Oceânica

PUBLICIDADE

O índice de tempestades oceânicas estima o número de dias em um ano em que as velocidades do vento excedem a força do vento e da tempestade na Escala Beaufort.

Em um vendaval, as condições do mar são difíceis e as ondas podem ter mais de seis metros de altura.

Em uma tempestade, as ondas podem ter mais de 10 metros de altura. Para contextualizar, em terra, um vendaval quase dificultaria a caminhada e uma tempestade causaria alguns danos a telhados, chaminés e árvores.

As mudanças climáticas podem levar a mudanças na frequência e intensidade das tempestades.

Tempestades mais frequentes e intensas provavelmente serão um estressor para habitats e espécies.

O que é uma tempestade oceânica?

Uma tempestade oceânica pode se referir a qualquer tempestade no oceano, mas geralmente se refere a sistemas ciclônicos que iniciam ou ganham força no mar.

Essas tempestades recebem mais atenção quando ocorrem na forma de ciclones tropicais, mas representam apenas uma parte dos sistemas de tempestades oceânicas do mundo.

Um sistema de tempestades oceânicas pode ser um evento muito sério e pode ameaçar navios no mar, bem como propriedades em terra.

Ciclones são tempestades que têm uma massa de ar que gira em torno de um centro de baixa pressão. Quanto mais próximo do centro desse tipo de tempestade oceânica, mais severos serão os ventos, mas todo o sistema de tempestades ainda pode ser bastante perigoso. No Hemisfério Norte, esses sistemas giram no sentido anti-horário. A rotação oposta é vista no Hemisfério Sul.

A razão pela qual os ciclones tropicais recebem mais atenção da mídia é porque são os eventos climáticos mais destrutivos da Terra, se atingem o solo.

No Oceano Atlântico, os sistemas de tempestades oceânicas saem da costa da África e ganham força sobre a água quente à medida que viajam para o oeste, podendo eventualmente ameaçar terras no Caribe, assim como nos continentes americanos.

Esses sistemas também podem enfraquecer ou afastar-se da terra, eventualmente perdendo força no cisalhamento do vento ou em águas mais frias.

Os furacões também se formam em outras partes da Terra, embora sejam geralmente chamados de ciclones ou tufões se se formarem fora do Atlântico.

Eles se formam nos oceanos Pacífico e Índico em locais onde a água é mais quente. Nessas áreas, eles podem ameaçar a Ásia, Baja California ou México.

Em alguns casos, esses sistemas de tempestades oceânicas podem ser ainda mais graves que os furacões do Atlântico, devido aos padrões de construção negligentes e às populações mais altas nas áreas costeiras.

Além dos ciclones tropicais, existem outros ciclones nomeados pelas latitudes em que são encontrados. Isso inclui ciclones extra-tropicais, ciclones de latitude média e mínimos polares.

Embora esses sistemas geralmente não sejam tão fortes quanto os sistemas tropicais, eles podem causar danos. Os navios podem ser forçados a procurar rotas alternativas para evitar ondas mais altas de tempestades oceânicas.

Essas tempestades não apenas causam problemas no alto mar, como também podem causar problemas perto da costa e em terra, mesmo que nunca cheguem à terra.

As fortes correntes oceânicas e as ondas altas têm o potencial de sobrecarregar os nadadores, razão pela qual muitas comunidades fecham as praias quando há uma tempestade na área. Além disso, o alto mar pode causar erosão significativa na praia, levando a esforços de restauração caros.

O que é um Surto de Tempestade?

Um surto de tempestade é uma alta inundação de água causada pelo vento e baixa pressão, mais comumente associada a furacões. É o aspecto mais mortal de um furacão, responsável por 90% das mortes durante furacões.

As ondas de tempestade são diferentes das ondas de maré, que são violentas causadas exclusivamente pela mudança de maré no nível do mar.

Uma tempestade é causada principalmente pelos ventos extremamente altos que acompanham um furacão. Esse vento empurra a água rapidamente, formando uma enorme onda. Ao mesmo tempo, a baixa pressão causada por um furacão também faz com que o nível da água suba nos pontos de menor pressão e afunde em áreas de maior pressão, exacerbando o acúmulo de ondas causado pelos ventos. Além disso, a forma do fundo do oceano pode afetar a altura das ondas do surto quando atingem a terra.

Não é incomum ver uma tempestade ultrapassar 6 metros, uma onda que pode causar danos dramáticos.

O maior registrado foi na Austrália em 1899, que alcançou alturas de 13m. Nos Estados Unidos em 2005, as tempestades associadas ao furacão Katrina atingiram 9 metros.

Resumo

Uma tempestade é qualquer estado perturbado de um corpo que afeta especialmente sua superfície e implica fortemente uma força do vento.

Pode ser marcado por perturbações significativas e raios (uma tempestade), fortes precipitações (tempestades de neve, tempestades), fortes chuvas congelantes (tempestades de gelo), ventos fortes (ciclones tropicais, tempestades de vento) ou transporte de alguma substância pela atmosfera, como em uma tempestade. tempestade de poeira, nevasca, tempestade de areia, etc.

As tempestades têm o potencial de prejudicar vidas e propriedades devido a tempestades, fortes chuvas ou neve, causando inundações ou impassibilidade nas estradas, raios, incêndios florestais e cisalhamento vertical do vento.

Sistemas com chuvas e duração significativas ajudam a aliviar a seca nos lugares por onde passam. A forte nevasca pode permitir que atividades recreativas especiais ocorram, o que não seria possível de outra forma, como esqui e snowmobile (moto de neve).

As tempestades do deserto são frequentemente acompanhadas por ventos violentos e passam rapidamente.

As tempestades são criadas quando um centro de baixa pressão se desenvolve com o sistema de alta pressão ao seu redor. Essa combinação de forças opostas pode criar ventos e resultar na formação de nuvens de tempestade, como o cúmulo-nimbo.

Pequenas áreas localizadas de baixa pressão podem se formar a partir do ar quente saindo do solo quente, resultando em distúrbios menores, como poeiras e redemoinhos.

Uma tempestade oceânica pode ser extremamente perigosa para os navegantes

Fonte: archive.stats.govt.nz/www.wisegeek.org/Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Umidade Absoluta

PUBLICIDADE Definição A umidade absoluta refere-se à quantidade de água contida em uma parcela de ar e …

Ecologia Florestal

PUBLICIDADE Definição A ecologia florestal é a ciência de como os organismos reagem entre si e interagem …

Corrente de Ar

PUBLICIDADE A definição de correntes de ar e vento é o movimento do ar (às vezes com força considerável) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.