Breaking News
Home / Meio Ambiente / Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

PUBLICIDADE

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães assenta-se sobre um trecho dos planaltos divisores entre as bacias dos rios da Prata e Amazonas. Distante apenas 67 km de Cuiabá e próximo também á cidade de Chapada dos Guimarães, considerada centro geodésico da América do Sul. Sua rede de drenagem abriga as cabeceiras de diversos rios importantes para a planície cuiabana, como o Aricazinho, Coxipó, Mutuca, córrego Salgadeira e outros.

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães

De relevo aplainado no topo e escarpado nas bordas, e com altitudes de 600 a 800 metros, a Chapada dos Guimarães tem sua superfície moldada nos arenitos da formação Bauru, onde se originaram as areias quartzosas e, principalmente, nos sedimentos do terciário-quaternário, que originaram os latossolos vermelho-amarelos.

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães

A vegetação é representada predominantemente por savana, ou cerrado, com floresta de galeria e, em menor escala, floresta submontana, que cobre as escarpas e encostas. São comuns no seu estrato inferior gramíneas dos gêneros capim-mumbeca (Panicum), grama-forquilha (Paspalum) e capim-flechinha (Aristida). No estrato superior ocorrem o pau-santo (Kielmeyera coriacea), murici (Byrsonimia sp), peroba (Aspidosperma sp), lixeira (Curatella americana) e pequi (Caryocar brasiliense), entre outras.

Nos riachos pedregosos pode-se observar o cágado (Phrynops vanderhaegaei) e o jacaré-coroa (Paleosuchus palpebrosus).

Entre os mamíferos despontam o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trudactyla) e o tatu-canastra (Priodontes giganteus) ambos ameaçados de extinção.

Maior predador da área, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) controla populações de roedores, aves, répteis e insetos, e também são freqüentes o veado-campeiro (Ozotocerus bezoartivus), gato-palheiro (Onifelis colocolo) e cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus).

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães

Algumas aves de rapina ameaçadas de extinção encontram abrigo no Parque, como a águia-real (Harpia harpyja), gavião-uiraçu (Morphnus guianensis) e gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), assim como o rarissímo socó-boi (tigrinosa fasciatum).

Seja pelo canto ou variedade de coloração, chamam também a atenção as pipiras (Pipra fasciicauda e Antilophia galeota), sais (Cyanerpes cyaneus e Teresina viridis) e papo-bicudo (Oryzoborus crassirostris), além do tucano-açu (Ramphastos toco) e arara (Ara chioroptera), que habitam os galhos mais altos.

Com importantes atrações turísticas, como paredões, grutas e o Salto do Véu de Noiva, com 86 metros de queda, o Parque serve-se da infra-estrutura da cidade de Chapada dos Guimarães, a cerca de 10 km, onde o visitante encontra pousadas e serviço de transporte.

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães
Mapa do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Data de criação: 12 de abril de 1.989, pelo decreto federal nº. 97.656.
Localização: Mato Grosso, no muinicípio de Chapada dos Guimarães.
Área: 33.000 hectares
Perímetro: 110 km
Clima: tropical, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.
Temperaturas: média anual de 24ºC, máxima absoluta de 42ºC e mínima absoluta de 0ºC.
Chuvas: Entre 1250 e 1500 mm anuais.
Relevo: tabular, com ocorrência de escarpas abruptas.

Fonte: paginas.terra.com.br

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

Proteção os ecossistemas de Savanas e Matas Semi-decíduas, inúmeros sítios arqueológicos e monumentos históricos e ainda as cabeceiras dos vários rios que compõem as bacias do Alto Paraguai e Amazônica.

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães

DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO

Foi criado pelo Decreto n.º 97.656 de 12.04.1989

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

Há ocorrência de sítios arqueológicos e históricos de importância para a humanidade em conhecer um pouco sobre a vida de seus antepassados. Dentre estes atributos destacam-se: abrigos sob-rocha e oficinas líticas, com pinturas e gravações rupestres.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

Possui uma área de 33.000 ha. Está localizado na região central do estado do Mato Grosso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. A principal via de acesso é a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a qual corta o Parque ao meio, dando acesso à cidade da Chapada dos Guimarães e no Km 50, acesso ao complexo turístico do Parque. O Parque fica a uma distância de 23 Km da capital.

CLIMA

Parque Nacional Da Chapada Dos Guimarães

O clima é caracterizado em Aw e Cw, onde o primeiro atua na área da depressão Cuiabana e o segundo representa o clima tropical de altitude do planalto. Há estação das chuvas (primavera e verão) e a da seca (outono e inverno). O índice Pluviométrico fica em torno de 1800 à 2000 mm.

QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO

O Parque é aberto à visitação todos os dias da semana, das 8:00 às 17:00 hs. O valor do ingresso é R$ 3,00 por pessoa. Possui várias atrações turísticas constituídas por cachoeiras (Véu da Noiva, Cachoeirinha), sítios arqueológicos e monumentos históricos. A época melhor para a visitação é de novembro a julho, devido ao período de seca.

RELEVO

A área está localizada sobre rochas paleonesozóicas da Bacia do Paraná, formando a Chapada dos Guimarães e seu sopé é de rochas pré-cambrianas aglomerandas na depressão cuiabana. Dentre as formações existentes podemos citar: grupos (Cuiabá, Paraná), e as formações (Furnas, Ponta Grossa e Botucatu).

VEGETAÇÃO

Devido a diversidade de clima, pode-se observar diversas tipologias no Parque. Dentre estas Podemos citar: Mata Semidecídua (peroba, jacareuba jatobá), Cerradão (justacontas, olho-de-boi, pombeiros), Cerrado (embiruçu, sucupira, pau-santo), Campo Sujo (pau-terra, Muricis,cambará), Campo Cerrado (gramíneas e ciperáceas) e Campo Cerrado Rupestre (Orquidaceae e Bromeliaceae).

FAUNA

A fauna apresenta-se muito variada, tendo como representantes principais a herpetofauna com os cágados e o jacaré-coroa. Outros grupos completam a diversidade do Parque: lobo-guará, veado-campeiro, gato-palheiro, tamanduá-bandeira e tatu canastra (ameaçado de extinção), dentre outros.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO

O Parque apresenta diversos problemas provocados pelo entorno em suas atividades desorganizadas e muitas vezes predatórias, como: loteamentos, garimpo de ouro, pecuária, drenagens de veredas, barramento dos leitos dos córregos, chácaras de lazer, coleta de plantas, apiário e cultos afro-brasileiro.

BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO

Um benefício indireto é a preservação dos sítios arqueológicos que resguardam a significância regional da Chapada dos Guimarães constituindo-se um patrimônio da humanidade.

ACORDOS DE PARCERIA

Prefeitura da Chapada dos Guimarães, Prefeitura de Cuiabá, FEMA (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e JUVAM (Juizado Volante Ambiental).

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários

08 funcionários do IBAMA e 1 funcionário da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e 2 funcionários de Convênio FEMA/Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

Infra-estrutura disponível

1 alojamento para funcionários (c/ 1 quarto); 1 alojamento para pesquisadores (p/20 pessoas); 1 sede administrativa (c/ sala do chefe, sala do administrador, garagem para 3 veículos, sanitários, copa e 1 quarto); 1 centro de visitantes (c/ sala de exposições e auditório para 40 pessoas); 1 centro de pesquisa; 1 portaria (2 cômodos); 35 Km de estradas internas-meio-ambiente; sistema de comunicação (telefax, 3 rádios transceptores VHF fixos, 5 rádios móveis veiculares e 3 rádios portáteis); 2 Toyotas; 1 Mitsubishi; 1 Nissan; 1 Uno; 2 motos Honda 200cc; rede elétrica e implementação do Sistema SIVAM. A área total construída é igual a 1.492,31 m².

Fonte: www.brasilturismo.com

Veja também

Agenda 21

Agenda 21

Clique nos links abaixo para navegar no capítulo desejado: Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 …

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico

PUBLICIDADE INTRODUÇÃO Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo …

Controle-Biológico

Controle Biológico

PUBLICIDADE O controle biológico é uma técnica utilizada para combater espécies que nos são nocivas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.