Parque Nacional do Araguaia
PUBLICIDADE
Proteger uma amostra do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e de uma porção da Ilha do Bananal.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO
Foi criado pelo Decreto n.º 47.570 de 31.12.1959 e alterado pelos seguintes Decretos: n.º 68.873 de 05.07.1971; n.º 71.879 de 01.03.1973 e n.º 84.844 de 24.06.1980.
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
Os aspectos culturais e históricos da área onde situa o parque nacional confunde-se com a própria cultura e história dos índios que habitam a região, os carajás e os javaés, principalmente.
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
Possui um área de 557.714 ha. Está localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão. De Brasília o acesso é feito pela BR-153 (Belém/Brasília) até a cidade de Nova Rosalândia. Daí a pela TO-255 até Cristalândia (aprox. 30 Km), percorrendo-se a partir daí cerca de 113 Km, sendo 55Km por estrada não asfaltada. De palmas, capital do estado, para o Parque, toma-se a TO-080 em direção a Paraíso do Tocantins e em seguida, a BR-153 em direção a Nova Rosalândia, adotando-se o mesmo roteiro descrito anteriormente a partir dessa cidade. As cidades mais próximas são: Pium/TO (120 km da capital), Cristalândia/TO (140 Km da capital), Lagoa da Confusão/TO (190 Km da capital) e Santa Terezinha/MT (600 Km da capital).
CLIMA
A região apresenta clima quente, semi-úmido, com temperatura média anual variando entre 8 e 42 graus. Os meses mais quentes são setembro e outubro, e os mais frios junho e julho. Possui uma precipitação anual de 1.750 mm. O período de chuva vai de novembro a março.
QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO
Acompanhados por funcionários é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, grupos de animais, bem como espécies raras da flora. Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelentes pontos de observação astronômica e ainda pode-se ver o pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.
RELEVO
Constitui-se em extensa planície, formada por sedimentos quaternários, periodicamente inundada pelas cheias dos rios Araguaia e Javaés.
VEGETAÇÃO
O Parque está situado na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, predominando os Campos. Apresenta também fisionomias como o Cerradão, Matas Ciliares, Matas de Igapó e Floresta Pluvial Tropical. As espécies representativas são das famílias (Leguminoseae Vochysiaceae) tropical e Bignoniaceae.
FAUNA
No parque a fauna é muito heterogênea, com predominância de espécies ligadas ao meio aquático. O cervo do pantanal, espécie ameaçada de extinção. Possui também uma avifauna rica, não só pela abundância como pela diversidade de espécies.
USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO
A existência de invasores no interior da unidade, a criação de gado na região, as queimadas, a pesca predatória, a captura de ovos de tartaruga, os grupos de caçadores e o relacionamento conflitante com os índios, são alguns problemas que o Parque enfrenta.
BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO
Benefícios globais de interesse ecológico para a manutenção dos mecanismos naturais da região, que envolvem uma valiosa zona de Ecótono entre os dois maiores ecossistemas do país: Cerrado e Floresta Amazônica.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE
Número total de Funcionários
04 funcionários do IBAMA e 12 servidores por compensação ambiental (ano 2000).
Infra-estrutura disponível
10 casas; 1 alojamento para visitantes (100 m2); 6 residências funcionais (150 m2, 60 m2, 80 m2, 80 m2, 100 m2, 70 m2); 1 laboratório (80 m20; 1 almoxarifado/escritório (115 m2); 1 garagem (100 m2); 2 postos de fiscalização (60 m2 cada); 1 posto flutuante (4 cômodos); 4 Toyotas (1990, 1995 e 1992); sistema de comunicação (telefone, fax, e-mail e rádio transmissor SSB) e 4 motores de popa (todos de 25 Hp).
Fonte: www.brasilturismo.com
Parque Nacional do Araguaia
O Parque Nacional do Araguaia tem como principal característica sua ampla rede de drenagem, formada por rios de médio e grande porte. Nessa área ocorre a formação de ipucas, ou seja, furos no igapó, que na época das cheias fazem a ligação entre os vários rios e córregos. Formado pela deposição de sedimentos trazidos pelos rios, o relevo da ilha do Bananal é baixo e plano, com altitudes entre 171 e 239 metros.
Os rios são permanentes e geralmente oferecem panoramas de rara beleza, como as praias do rio Mercês, limpas, de areias claras e praticamente desprovidas de vegetação.
Na época das cheias, a área fica toda recoberta pelas águas, com exceção da parte conhecida como Torrão, onde se situa a sede do Parque.No solo a predominância é de hidromórficos, características de solos de ácidos a muito ácidos, com baixa fertilidade natural.No geral, entretanto, a vegetação da região é de campos de várzea inundáveis. E ao norte, na zona de transição entre os cerrados e a floresta amazônica, aparecem grandes áreas florestais.
Entre as espécies mais comuns na área estão a maçaranduba. açoita-cavalo, pau-d’alho, canjeranas, pau-terra, pequi e piaçava, além de vários tipos de palmeiras e orquídias.
Na fauna há exemplares tanto da região amazônica como do cerrado. Entre os mamíferos destacam-se o cervo-do-pantanal, que é o maior e mais belo cervídeo neotropical, ariranha, ameaçada de extinção em algumas regiões, onça-pintada, e tamnduá-bandeira.
Há também uma infinidade de espécies de aves, dentre as quais a arara-azul, harpia ou gavião-real, tucano-açu, uirapuru, mutum, ema, maguaris e águia-pescadora.
Fauna aquática é abundante nas lagoas e rios do Parque. Destacam-se os peixes de grande tamanho, como o pirarucu, tucunaré e surubim, além de diversos tipos de piranha. Os répteis estão representados principalmente pela tartaruga-da-amazônia, jacaré-açu e cobras, como a surucucu, jibóia, coral e sucuri.
Localizado no médio Araguaia, no extremo norte da Ilha do Bananal, confluência do rio Araguaia com seu braço menor, o rio Javaés. Sem infra-estrutura para visitantes, o Parque tem sede provisória na cidade de Macaúbas, onde há campo de pouso para avões.
Mapa do Parque Nacional do Araguaia
Parque Nacional do Araguaia
Data de criação: 31 de dezembro de 1.959, pelo decreto federal nº. 47.570.
Localização: Tocantins, abrangendo os municípios de Pium, Cristalânia e Formoso de Goiás
Área: 562.312 hectares
Perímetro: 520 km
Clima: tropical, quente semi-úmido, com quatro a cinco meses secos.
Temperaturas: média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 42ºC e mínima absoluta de 8 a 12ºC
Chuvas: entre 1750 e 2000 mm anuais
Relevo: plano.
Fonte: paginas.terra.com.br