Breaking News
Home / Meio Ambiente / Efeito Estufa

Efeito Estufa

O que é o Efeito Estufa?

PUBLICIDADE

O Efeito Estufa é um fenômeno natural e é por conta dele que a vida no planeta Terra conseguiu se desenvolver. Por meio deste processo, quando a energia proveniente do sol chega ao planeta, ao atingir o topo da atmosfera, parte é refletida e volta ao espaço. Outra parte é absorvida pelos oceanos e superfícies, o que promove o aquecimento terrestre.

É importante salientar que parte da radiação proveniente do sol, que é emitida pela superfície, é absorvida por alguns gases que estão na atmosfera. Estes gases, chamados de gases estufa, fazem com que parte do calor irradiado pela superfície não sejam liberado ao espaço.

Este processo, que é natural, é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre. Caso não houvesse gases estufa, a temperatura média planetária seria muito baixa (algo beirando os 18ºC negativos). Com a presença destes gases de efeito estufa, a temperatura média global, próxima a superfície, é de 14ºC.

Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são o gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3),  o vapor d’água (H2O), entre outros. Estes gases têm como características a capacidade de serem transparentes à radiação na faixa da luz visível. A questão é que, embora transparentes, eles têm como propriedade a retenção de radiação térmica.

Entretanto, devido às ações das atividades humanas, os cientistas argumentam que houve um aumento substancial na emissão de gases do efeito estufa, em especial, o gás carbônico. E isso pode provocar uma série de desequilíbrios de ordem climática: com maior quantidade de gás estufa na atmosfera, mais calor será retido e, com isso, haverá mudanças climáticas, por conta do aumento do aquecimento global.

Praticamente em todas as atividades humanas há emissão de gases de efeito estufa. Na agricultura, por exemplo, o uso de fertilizantes artificiais aumenta a emissão de óxido nitroso. Na pecuária, por sua vez, há emissão de metano por conta da fermentação entérica, que compreende um processo digestivo que ocorre no rúmen dos herbívoros ruminantes, como os bois, ovelhas e cabras. O uso de combustíveis fósseis, queimada de florestas, indústrias, entre outros, também aumenta a emissão de gases do efeito estufa.

PUBLICIDADE

Por isso a pressão por parte de setores da sociedade e de muitos países para que as emissões destes gases sejam controladas e seus efeitos sejam mitigados por meio de ações sustentáveis.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

BRASIL. Efeito estufa e aquecimento global. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global>. Acesso em 23/06/17

Efeito Estufa

Globalmente, o Efeito Estufa parece ser o fator mais importante nesta mudança climática. Ele é responsável pelo aquecimento global e as mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

Qual é a importância do efeito estufa?

O efeito estufa é nada de novo. Sem ele, a Terra seria de cerca de 330 ºC mais frio do que é hoje, uma média de cerca de-200C. Seria como os nossos dias de inverno muito frio! A “onda de calor” poderia assegurar que a temperatura é um pouco acima do ponto de congelamento (0° C).

Temperatura para um dia de outono ou inverno caem a-400C ou-500C. Imagine as temperaturas recordes de frio!

Então, o que acontece com o efeito estufa?

Desde que os seres humanos habitam a Terra, a temperatura média não mudou muito. É certo que ele muda dependendo do dia e as estações do ano, mas o mundo temperatura média não é superior a 50 º C a partir da ponta da idade do gelo, há cerca de 20 000 anos.

De repente, de acordo com cientistas, a temperatura pode subir entre 10C e 3,50 C nos próximos 10-100 anos. Esta é uma mudança drástica em um tempo muito curto, e uma pergunta se a terra vai se adaptar rapidamente a estas mudanças! Esta mudança abrupta poderia ser devido a vários fatores.

Uma razão é o aumento das emissões de gases de efeito estufa lançados na atmosfera por seres humanos, e que não podemos fazer nada sobre isso!

Efeito Estufa

Quais são os gases de efeito estufa?

– O dióxido de carbono (CO2)
– Óxidos de azoto (NXO)
– Metano (CH4)*
– O hexafluoreto de enxofre (SF6)
– Clorofluorcarbonos (CFC) O ozônio (O3)
– Hidrofluorocarbonetos (HFC) O vapor de água (H2O gás)
– Perfluorocarbonetos (PFC)
– Os gases produzidos pelo homem

Quem é responsável?

Somos todos responsáveis! Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Com uma certa perspectiva, é fácil ver que as nações industrializadas emitem tanto as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, como nações começar a desenvolver a sua própria industrialização, as emissões vão aumentar dramaticamente.

O nível de emissões de gases de efeito estufa é que ele vai subir?

Durante o período glacial, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera caiu para 200 ppm. Este nível subiu para 280 ppm no início da revolução industrial. A temperatura também é elevado de 50C. Desde então, verificou-se um aumento de 30% (360 ppm).

No próximo século, espera-se que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera dobrar! Concentração de metano também aumentou em 145% desde o início da revolução industrial e óxidos de nitrogênio aumentaram 15%. O que isso significa para o nosso clima? Essas mudanças trazem maiores flutuações?

Por que é muito mais quente AGORA?

Desde a revolução industrial (início do século, quando seus avós foram inventados televisão e carros), os seres humanos emitem quantidades crescentes de gases de efeito estufa no ar. A fonte mais comum desses gases é o combustível fóssil. Os combustíveis fósseis incluem gasolina para seu carro e de carvão para produzir eletricidade em usinas de energia. Geralmente, o dióxido de carbono (CO2) é produzido pela combustão dos combustíveis fósseis. CO2, assim como qualquer outro gás com efeito de estufa, sobe na atmosfera absorve o calor de radiação infravermelha e mantém perto do solo, aquecendo-nos e muito mais.

Por que é tão quente se preocupar? Ainda assim, amo o verão!

Um pouco de calor faz muito bem, mas muito de uma coisa boa pode causar um desastre! Se isso não é o suficiente de uma queda de temperatura de 50 º C para alcançar a ponta de uma era do gelo, imagine que um aumento de poucos graus pode fazer!

Se as previsões se tornem realidade, o Canadá poderia enfrentar:

– Um aumento no nível do mar ao longo da costa
– Mudanças de condições de solo e clima forçou uma mudança completa atividades agrícolas
– Um maior número de inundações, como a que experiente em 1997 Manitoba
– Precipitação aumentada em algumas áreas
– Seca em outras regiões
– Um aumento dos incêndios florestais
– Deterioração da saúde humana devido ao aumento dos problemas respiratórios, a propagação da doença infectuous e estresse devido ao calor

E a lista continua. A mudança climática pode perturbar completamente sua vida. O que acontece depende da região onde você mora. Para evitar essas mudanças ocorrem tão rapidamente, todos nós devemos fazer nossa pequena parte!

Fonte: Portal São Francisco

Check Also

Trombocitemia Essencial

Trombocitemia Essencial

PUBLICIDADE O que é a trombocitemia essencial? A trombocitemia essencial é uma doença rara que se caracteriza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.