Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Meio Ambiente / Nevoeiro

Nevoeiro

PUBLICIDADE

Definição

Embora possa parecer um pouco assustador, o nevoeiro é na verdade apenas vapor de água condensada próximo ao chão.

Para entender a neblina, primeiro precisamos lidar com a umidade. O ar ao nosso redor pode reter uma certa quantidade de vapor d’água ou água em estado gasoso. À medida que mais e mais água enche o ar, o ar fica mais úmido.

A quantidade de vapor de água no ar é conhecida como umidade. Quando o vapor d’água satura completamente o ar, as gotículas de água começam a se condensar ou passam de um gás para um líquido.

Essas gotículas de líquido são suspensas no ar e aparecem como uma névoa espessa, conhecida como neblina.

O que é

O nevoeiro é uma nuvem que está em contato com o solo. Assim como as nuvens no céu, ele se forma quando o ar se torna supersaturado, o que significa que ele não pode mais reter a umidade na forma de vapor.

Como resultado, a água precipita no ar, formando uma fina névoa de gotas de água. Se o ar ficar saturado o suficiente, as gotículas se transformarão em chuviscos ou chuva.

O lugar mais nebuloso da Terra parece ser o Grand Banks, uma área ao largo da costa da Terra Nova.

O ar mais quente é, mais umidade ele pode reter na forma de vapor.

Portanto, o nevoeiro e as nuvens se formam quando o ar é resfriado rapidamente, e a umidade do ar adere a partículas como poeira ou sal marinho.

As nuvens se formam porque o ar úmido esfria à medida que sobe na atmosfera da Terra.

O nevoeiro pode se formar de várias maneiras, embora a maioria se decomponha em nevoeiro de advecção ou radiação. Nos dois casos, o ar nublado costuma ser mais frio que o ar limpo vizinho e pode parecer úmido por causa de todas as gotas de umidade.

Quando uma frente quente de ar úmido se move sobre terrenos mais frios, pode formar nevoeiro de advecção. A terra fria faz com que o ar na frente quente esfrie, forçando-o a ficar supersaturado.

Muitas pessoas que vivem perto do oceano estão familiarizadas com esse fenômeno.

O nevoeiro da radiação se forma quando a superfície da Terra esfria, normalmente à noite. À medida que a terra esfria, faz com que o ar ao redor esfrie também, e a névoa aparece.

O nevoeiro também pode se instalar em torno de vales e outras depressões quando o ar quente em cima de uma coluna de ar frio força o ar a permanecer próximo ao solo. Esse tipo geralmente ocorre de manhã, antes que o sol aqueça o ar mais frio, permitindo que ele suba para que o nevoeiro se dissipe.

O nevoeiro pode ficar bastante denso, obscurecendo potencialmente a visibilidade muito a sério. Em uma referência a essa qualidade, muitas pessoas usam o termo metaforicamente, para falar sobre a visão em nuvem.

Muitos programas de edição de imagens também oferecem uma opção de “embaçamento” que cria uma imagem ligeiramente obscurecida. O nevoeiro também pode pregar peças nos outros sentidos, mudando a maneira como o som e a luz se movem e dificultando a orientação.

O clássico “nevoeiro de Londres” do século 19 era na verdade fumaça, uma forma de poluição.

A fumaça se forma quando as partículas no ar ficam tão concentradas que começam a obscurecer a visibilidade e podem representar um sério risco à saúde. Um conceito relacionado, vog, é a poluição natural causada por vulcões.

Os poluentes expelidos pelo vulcão enquanto ele entra em erupção se misturam com o ar para formar uma nuvem espessa, que muitas vezes pode ser bastante nociva devido às altas concentrações de enxofre ao redor dos vulcões.

O que causa o nevoeiro?

O nevoeiro é um fenômeno meteorológico causado por uma supersaturação do ar, de modo que ele não pode mais conter o vapor de água. O vapor de água precipita em pequenas gotas de condensação ou neblina.

Os processos são semelhantes aos que produzem nuvens, embora o nevoeiro se forme próximo ao solo, em vez de mais alto na atmosfera. Como a visibilidade pode ser limitada em condições de neblina, deve-se tomar cuidado ao dirigir ou caminhar, principalmente porque tende a abafar e distorcer o som, potencialmente deixando as pessoas inconscientes dos perigos.

Sempre que o ar atinge um ponto de umidade extremamente alta, ocorre nevoeiro. Geralmente, ocorre quando o ar esfria rapidamente, causando a formação de condensação.

Existem vários tipos, nomeados para as condições que os criam. Os motoristas que navegam nele devem usar faróis baixos ou faróis de neblina, em vez de faróis altos, que simplesmente refletem nas gotas de água e criam brilho.

Ao longo das margens dos oceanos e grandes massas de água, a névoa de advecção acontece quando o ar úmido da água passa sobre a superfície mais fria da terra. Freqüentemente, o clima mais quente no interior suga o ar úmido através da terra, criando uma espessa camada de neblina. Isso acontece com mais freqüência ao redor do oceano, porque o sal aumenta a umidade e a condensação pode se formar a um nível de umidade muito menor ao redor do sal.

Outro tipo comum é a névoa de radiação. Esse tipo geralmente ocorre após o anoitecer, quando a Terra irradia calor para o exterior. À medida que o calor aumenta, ele é resfriado, causando condições de saturação.

A névoa de radiação geralmente se apega ao chão e desaparece no meio da manhã, quando o dia esquenta o suficiente para dissipá-lo. Uma variação disso, o nevoeiro tule, é encontrada no Vale Central da Califórnia.

A névoa de Tule acontece quando o ar frio da montanha afunda em uma depressão como o vale à noite. O ar mais quente pressiona o ar frio, fazendo com que o nevoeiro se forme e permaneça por dias.

Esse tipo ocorre no outono e inverno, quando as condições nas montanhas são mais frias.

Um tipo raro chamado nevoeiro de gelo só pode ser formado em condições extremamente frias, como as do Ártico e da Antártica. Quando a temperatura do ar ambiente está substancialmente abaixo do ponto de congelamento, mas ainda úmida, as gotículas de água que normalmente formariam neblina se transformam em pequenos cristais de gelo. A névoa de gelo pode ser perigosa, pois os cristais se agarram aos pára-brisas e faróis.

Tipos de Nevoeiro

Existem vários tipos diferentes de neblina, incluindo neblina de radiação, neblina de advecção, neblina de vale e neblina congelante.

A névoa de radiação se forma à noite, quando o calor absorvido pela superfície da Terra durante o dia é irradiado no ar. À medida que o calor é transferido do solo para o ar, gotas de água se formam. Às vezes, as pessoas usam o termo “névoa no solo” para se referir à névoa de radiação. O nevoeiro no solo não atinge a altura de qualquer uma das nuvens acima. Geralmente se forma à noite. O nevoeiro que se diz “queimar” no sol da manhã é nevoeiro de radiação.

O nevoeiro de proteção se forma quando o ar quente e úmido passa sobre uma superfície fria. Esse processo é chamado advecção, um nome científico que descreve o movimento do fluido. Na atmosfera, o fluido é o vento.

Quando o ar úmido e quente entra em contato com o ar mais frio da superfície, o vapor de água se condensa para criar neblina.

O nevoeiro de orientação aparece principalmente em locais onde o ar quente e tropical encontra a água mais fria do oceano. A costa do Pacífico dos Estados Unidos, de Washington à Califórnia, geralmente é coberta por névoa de advecção. A corrente fria da Califórnia, que corre ao longo da costa oeste da América do Norte, é muito mais fria que o ar quente ao longo da costa.

A névoa do vale se forma nos vales das montanhas, geralmente durante o inverno. O nevoeiro do vale se desenvolve quando as montanhas impedem que o ar denso escape. O nevoeiro está preso na bacia do vale. Em 1930, o vapor condensou-se em torno de partículas da poluição do ar no vale de Meuse, na Bélgica. Mais de 60 pessoas morreram como resultado dessa névoa mortal no vale.

A névoa congelante acontece quando as gotas de névoa líquida congelam em superfícies sólidas. Os cumes das montanhas cobertos por nuvens geralmente são cobertos por névoa congelante. À medida que a névoa gelada se eleva, o chão, as árvores e até objetos como teias de aranha são cobertos por uma camada de gelo. As paisagens brancas da névoa gelada são comuns em locais com climas frios e úmidos, como a Escandinávia ou a Antártica.

Resumo

O nevoeiro é uma nuvem que toca o chão.

O nevoeiro pode ser fino ou espesso, o que significa que as pessoas têm dificuldade em enxergar através dele. Em algumas condições, o nevoeiro pode ser tão espesso que torna os carros que passam.

Até monumentos como a London Bridge, em Londres, Inglaterra, ou a Golden Gate Bridge, em San Francisco, Califórnia, são quase impossíveis de serem vistos sob uma névoa espessa.

O nevoeiro aparece quando o vapor d’água, ou água em sua forma gasosa, condensa. Durante a condensação, as moléculas de vapor de água se combinam para formar pequenas gotículas de água líquida que pairam no ar.

Você pode ver a névoa por causa dessas pequenas gotas de água. O vapor de água, um gás, é invisível.

O nevoeiro acontece quando está muito, muito úmido. Tem que haver muito vapor d’água no ar para que o nevoeiro se forme.

Para que o nevoeiro se forme, é necessário que haja poeira ou algum tipo de poluição do ar. O vapor de água condensa em torno dessas partículas sólidas microscópicas.

A névoa do mar, que aparece perto de corpos de água salgada, é formada quando o vapor de água se condensa em torno de pedaços de sal.

Dependendo da umidade e da temperatura, o nevoeiro pode se formar de repente e desaparecer com a mesma rapidez. Isso é chamado de névoa instantânea.

Névoa não é a mesma coisa que névoa.

O nevoeiro é mais denso que o nevoeiro. Isso significa que o nevoeiro é mais maciço e mais grosso que o nevoeiro. Existem mais moléculas de água na mesma quantidade de espaço em um nevoeiro.

O nevoeiro reduz a visibilidade em até um quilômetro, o que significa que o impedirá de ver mais longe do que um quilômetro de onde você está.

A névoa pode reduzir a visibilidade entre um e dois quilômetros.

Nevoeiro

Fonte: www.nationalgeographic.org/www.oxfordvitality.co.uk/www.pscsupport.org.uk/www.wisegeek.org/scijinks.gov/www.express.co.uk/media.bom.gov.au/www.metoffice.gov.uk/www.metoffice.gov.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Umidade Específica

PUBLICIDADE A umidade específica é a quantidade absoluta de umidade no ar, com base na …

Umidade Relativa

PUBLICIDADE Definição A quantidade de vapor de água no ar a qualquer momento é geralmente …

Energia Verde

PUBLICIDADE Definição A energia verde vem de fontes naturais como luz solar, vento, chuva, marés, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.