Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ácido Acético  Voltar

Ácido Acético

 

Sinônimos: Acetic acid, Ácido etanóico, Ácido carboxílico, methane carboxylic acid.

Fórmula química: CH3COOH.

Fórmula estrutural: CH3CO2H.

Ácido Acético - Definição

Ácido Acético
Ácido Acético

O ácido acético puro é um líquido incolor, inflamável.

O ácido acético é usado como um aditivo alimentar, em fotografia, no fabrico de plásticos tais como tereftalato de polietileno (PET) ou acetato de celulose, útil para a produção de acetato de vinilo (tintas, adesivos), e os solventes orgânica.

É usado principalmente como um fungicida.

O ácido acético, CH 3 CO 2H, líquido incolor que tem um odor característico intenso, entra em ebulição a 118 ° C, e é miscível com água em todas as proporções; é um ácido orgânico carboxílico fraco.

O ácido acético é o ácido importante em vinagre. Como tal, ele é amplamente utilizado como um conservante de alimentos e condimento.

Para uso industrial de ácido acético concentrado é preparado a partir da oxidação do acetaldeído.

O ácido acético é também um produto da destilação destrutiva da madeira.

Ele reage com outros produtos químicos de modo a formar numerosos compostos de importância comercial.

Estes incluem acetato de celulose, utilizado na fabricação de rayon acetato, filme de cinema não inflamável, vernizes e plásticos; vários sais inorgânicos, por exemplo, acetatos de chumbo, de potássio, e cobre; e amilo, butilo, etilo, metilo, propilo e acetatos, que são utilizados como solventes, principalmente em certos vernizes de secagem rápida e cimentos.

Acido Acético - Vinagre

O acido etanóico ou acido do vinagre é um dos mais importantes acidos orgânicos.

Obtem-se pela oxidação moderada do alcool etílico sob ação da "bacterium aceti" ou a partir do acido pirolenhoso resultante da destilação destrutiva da madeira, ou ainda, sinteticamente pela combinação do acetileno com a agua (catalizada pelo sulfato de mercurio) e posterior oxidação do aldeido acético formado.

O acido acético glacial é um liquido incolor límpido, de cheiro picante forte e gosto de vinagre, miscivel em agua em todas as proporções. Quando anidro até a temperatura de 16,6C. , é um sólido muito semelhante ao gêlo donde o seu nome acido acético glacial. O acido acético é empregado na preparação de acetatos, como, por exemplo, o acetato de celulose; como reativo e dissolvente; em tinturaria e impressão.

Ácido fraco que se apresenta como líquido incolor, com forte cheiro a vinagre, solúvel em água em todas as proporções. Quando concentrado solidifica por volta dos 16º C, razão por que é conhecido como ácido acético glacial. Para fins fotográficos é comercializado com a concentração de 28 %. É um acidulante de uso geral que se utiliza na preparação dos banhos de paragem, com a concentração de 2 %, nos processos de inversão, na formulação de alguns fixadores endurecedores, de branqueadores e de soluções de viragem. É um produto corrosivo que deve ser manipulado com cuidado, pois pode causar graves irritações na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias. Os seus vapores são inflamáveis, pelo que os frascos devem ser mantidos afastados das chamas.

Nome oficial, ácido etanóico

É um líquido claro, viscoso, de cheiro picante e solúvel em água. Quando resfriado abaixo de 16,7 graus Celsius, sofre solidificação formando cristais brilhantes, incolores e transparentes com aspecto de gelo. Devido a este fato, o ácido acético, quando puro, recebe o nome de ácido acético glacial. É utilizado na preparação de perfumes, corantes, acetona, seda artificial, etc. É encontrado como principal constituinte do vinagre.

Ácido

Irritante químico ou corrosivos. Um ácido que se dissocia completamente (eletrólito forte) de íons H + é chamado de ácido forte. Um ácido que se dissocia parcialmente (eletrólito fraco) H + é chamado um ácido fraco. É um composto geralmente definido pelas suas reações físicas com produtos químicos complementares, ácido bases.Un tem um pH abaixo de 7. O pH mais elevado, menor o ácido é forte.

Pela definição de Bronsted e Lowry Thomas Joannes, um ácido é um composto químico que tende a dar um protão a uma base entidade complementar.

Reações que irão ocorrer entre um ácido e uma base são denominados: ácido-base, ou reações ácido-base reações. Um tal ácido é chamado ácido de Bronsted.

Um ácido de Lewis (1923) é pares aceitadores, tendo assim uma orbital vazia, e uma base de Lewis é um doador de par, tendo um par solitário. Para a definição de Lewis, um ácido é uma espécie que pode, durante uma reação, aceitar um par de electrões (um dupleto). Esta é uma espécie eletrofílico, que tem uma abertura na sua estrutura eletrônica.

Fungicida

Produto fitofarmacêutico (pesticida), cuja propriedade é controlar, repelir ou matar os fungos, que podem se desenvolver nas culturas.

Fungicidas ajudar a luta contra as doenças fúngicas, como míldio, oídio, mofo.

Ácido Acético - Vinagre

O ácido acético é o ácido mais comumente associado com vinagre.

O ácido acético é um ácido carboxílico de dois carbonos.

Sua fórmula é: CH3COOH

É o ácido orgânico comercialmente mais importante e é utilizado na fabricação de uma ampla gama de produtos químicos, tais como plásticos e inseticidas.

Produto da oxidação do etanol e da destilação destrutiva da madeira. O ácido acético é usado localmente, ocasionalmente, internamente, como um contra-irritante e, também, como um reagente. (Stedman, 26ª ed)

O ácido acético é um ácido carboxílico sintético com propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Embora o seu mecanismo de ação não é totalmente conhecido, dissociadas do ácido acético pode aumentar a solubilidade lipídica permitindo o aumento da acumulação de ácidos gordos na membrana da célula ou em outras estruturas da parede celular.

O ácido acético, como um ácido fraco, pode inibir o metabolismo de hidratos de carbono que resulta na morte subsequente do organismo.

O ácido acético glacial é um líquido límpido e incolor com um forte odor de vinagre.

Ponto de inflamação 104 ° F. Densidade 8,8 lb / gal.

Corrosivo para os metais e tecidos.

Usado para fazer outros produtos químicos, como aditivo alimentar, e na produção de petróleo.

Ácido Acético - O que é

O cheiro azedo e pungente do vinagre é por causa do ácido acético.

O ácido acético é o mais bem conhecido devido à sua presença em vinagre, mas tem muitas outras utilizações.

O vinagre é um essencial das famílias, muitas vezes usado para cozinhar, e ainda ajuda a desobstruir pias.

Que substância química faz o vinagre cheiro da maneira que faz?

O vinagre é, na verdade, uma solução que é feita de 4-8% de ácido acético que é dissolvido em água e outras substâncias que dão vinagre o seu sabor dependendo do seu tipo.

Ácido acético, também conhecido como ácido etanóico e ácido methanecarboxylic, é um líquido incolor que tem um cheiro forte e ácida forte e distinto.

A sua fórmula química é C 2 H 4 O 2 ela tem dois átomos de carbono (C) átomos, quatro átomos de hidrogênio (H) e dois átomos de oxigênio (O).

Porque tem um átomo de carbono na sua fórmula química, é um composto orgânico.

Sua fórmula química pode ser escrita várias maneiras, como mostrado aqui:

C 2 H 4 O 2
CH3COOH
CH 3 CO 2 H

Agora que sabemos que a fórmula química do ácido acético, vamos falar sobre a sua estrutura química.

A sua estrutura química é apresentada na figura a seguir.

Aqui, podemos ver duas maneiras de chamar a sua estrutura química.

Ácido Acético
Ácido Acético - Estrutura Química

A estrutura química do ácido carboxílico mostra que o primeiro carbono da esquerda tem ligações simples com três átomos de hidrogênio. O segundo átomo de carbono, por outro lado, tem uma ligação dupla com o átomo de oxigênio e está ligado individualmente com o primeiro carbono e o grupo -OH.

Vamos dar uma olhada mais de perto a estrutura química de ácido.

O ácido acético é classificada como um ácido carboxílico. Um ácido carboxílico, como mostrado RCOOH, é um grupo de compostos orgânicos que contêm um grupo carboxilo. Aqui, o grupo R na estrutura de ácido carboxílico pode conter um ou mais de carbono e / ou átomos de hidrogênio.

Um grupo carboxilo é o grupo -COOH em ??caixas em vermelho.

Porque o ácido acético contém um grupo carboxilo, bem, ele é classificado como um ácido carboxílico.

Na verdade, o ácido acético é também conhecido como o segundo ácido carboxílico simples.

Usos

O ácido acético é um antibacteriana e antifúngica.

Cada ano, um milhão de toneladas de ácido acético é produzido. Isso é muito!

Enquanto que mais comumente conhecido que o ácido acético é usado em vinagre, que é usado para tanto mais, e é um produto químico usado muito importante em muitos processos industriais.

O ácido acético é utilizado para tratar a infecção exterior do ouvido (otite externa).

Funciona parando o crescimento de bactérias e fungos.

O tratamento da infecção reduz a dor e inchaço na orelha. Umidade no canal auditivo pode ajudar bactérias e fungos a crescer. Este medicamento pode também conter ingredientes de secagem, tais como glicerina ou álcool. Secagem do canal auditivo ajuda a curar a infecção.

Ácido acético do vinagre

Vamos começar com a afirmação de ácido acético à popularidade: vinagre.

Usamos vinagre por tantas coisas - para cozinhar, limpeza, lavandaria e muitos outros usos domésticos, como desentupimento de esgotos.

Ele também é usado em um projeto de ciência popular - o experimento científico vulcão - onde a lava é vinagre reagir com bicarbonato de sódio colorido em corante vermelho. O vinagre é definitivamente mais amigo de um cozinheiro.

É tão importante na cozinha que pode até ter muitos tipos diferentes de vinagre: vinagre balsâmico, vinagre de maçã, vermelho e branco vinagre de vinho, e muito mais.

Produção de Acetato de Vinila Monômero

A maioria do ácido acético que é produzido é usado para produzir monômero de acetato de vinilo.

O que é tão importante sobre monômero de acetato de vinilo?

Monômero de acetato de vinil é um bloco de construção que é usado em muitas indústrias para fazer tintas, adesivos, embalagens e muito mais.

Fonte: www.actu-environnement.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/study.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal