Breaking News
Home / Química / Xileno

Xileno

PUBLICIDADE

Definição

O termo xileno refere-se a um grupo de três derivados de benzeno, cada um dos quais possui dois grupos funcionais metil ligados ao anel benzeno.

Os três membros do grupo são isômeros e são chamados orto, meta e para-xileno (ou o-, m- e p-xileno).

Cada xileno é um líquido incolor e de cheiro doce, altamente inflamável.

Eles ocorrem naturalmente no petróleo e no alcatrão de carvão e são formados durante incêndios florestais.

O que é

O xileno, também chamado de xilol, dimetil benzeno, violeta 3 e metil tolueno, é um isômero que pode ser encontrado em três formas.

É tradicionalmente usado nas indústrias de couro, borracha e tinta, particularmente como solvente, agente de limpeza e diluente. Como ocorre naturalmente no petróleo, não surpreende que também seja encontrado na gasolina e no combustível de aviação.

Também pode ser considerado um medicamento do tipo narcótico, pois pode ser intoxicante se for inalado.

O xileno é um líquido incolor e altamente inflamável.

Normalmente, cheira doce, com um perfume semelhante ao bálsamo.

Geralmente é refinado através de um processo de alquilação a partir do petróleo bruto, mas também pode ser produzido como um subproduto da carbonização do carvão, extraído do benzol ou através da metilação do tolueno.

Existem muitas maneiras pelas quais o xileno pode ser usado.

Por exemplo, às vezes é usado na confecção de roupas de poliéster e garrafas de plástico.

De fato, quase 50% do xileno produzido é usado para produzir polímeros usados em plásticos e poliéster.

Também é usado como solvente nas indústrias de tintas e borracha. Alguns agentes de limpeza de aço também o contêm.

Se o xileno é liberado no ambiente, ele evapora rapidamente da água da superfície e do solo para o ar.

No ar da Terra, a luz do sol normalmente a decompõe em produtos químicos menos agressivos, mas o processo pode levar vários dias. No solo, pode ser decomposta por microrganismos selecionados.

Se a água estiver contaminada com o produto químico, ela poderá se acumular em mariscos, peixes, plantas e outras formas de vida marinha.

É possível que as pessoas sejam expostas ao xileno.

Como produtos de consumo, como gasolina, preventivos de ferrugem, verniz de tinta e até fumaça de cigarro, contêm xileno, é possível que o produto químico seja absorvido pela pele do consumidor ou pelos pulmões quando esses produtos são usados. Se uma fonte de comida ou água estiver contaminada com produtos químicos, também é possível ter exposição.

De fato, muitas pessoas são expostas ao solo contaminado por vazamentos de tanques de armazenamento de petróleo localizados no subsolo. Além disso, as pessoas que trabalham na indústria química também podem ser expostas.

Existem efeitos prejudiciais à saúde de pessoas expostas ao xileno. Podem ocorrer efeitos neurológicos, como dores de cabeça, tontura, falta de coordenação e confusão.

Os olhos também podem ficar irritados e algumas pessoas podem ter problemas respiratórios, tempo de reação lento e falha de memória. Se uma pessoa inalar um alto nível do produto químico, isso pode causar a morte.

É considerado um narcótico, mas não é uma substância controlada.

Qual é a diferença entre tolueno e xileno?

Os hidrocarbonetos são compostos apenas de carbono e hidrogênio e podem ser divididos em dois tipos: hidrocarbonetos alifáticos e hidrocarbonetos aromáticos.

Estes últimos possuem ligações múltiplas mais um tipo especial de estabilização chamado aromaticidade, que modifica a maneira como eles interagem quimicamente.

O tolueno e o xileno são hidrocarbonetos aromáticos, derivados do benzeno, com sua fórmula química C6H6. Os átomos de carbono esquelético do benzeno formam o que se assemelha a uma roda gigante, com os seis átomos de hidrogênio correspondentes aos carros.

O benzeno muda para tolueno e xileno através da substituição de átomos de hidrogênio por grupos metil (CH3-).

O tolueno e o xileno diferem em seu grau de substituição de metila. Apenas um átomo de hidrogênio é substituído por um metil em tolueno, que possui a fórmula química C6H5CH3.

Embora existam seis átomos de carbono em um anel de benzeno, todos são quimicamente iguais, como sugere a simetria. Por esse motivo, não importa a qual carbono o grupo metil se liga, pois o resultado é o mesmo em cada instância. Não há necessidade de numerar os átomos de carbono do anel do tolueno, uma vez que cada molécula de tolueno é idêntica, o que simplifica o processamento, pois não há isômeros para separar.

O xileno é benzeno dissubstituído, tendo dois grupos metil substituindo dois átomos de hidrogênio. Na verdade, existem três tipos ou isômeros diferentes de xileno.

Os átomos na porção do anel benzeno da estrutura são rotulados como um a seis.

Começando com o carbono do anel superior e indo no sentido horário, as três variedades são orto-xileno ou 1,2-dimetilbenzeno; meta-xileno ou 1,3-dimetilbenzeno; e para-xileno ou 1,4-dimetil benzeno.

A porção do anel benzeno de cada estrutura está escrita em C6H4.

O benzeno possui excelentes propriedades de solvente para muitas aplicações.

Infelizmente, o benzeno prejudica a capacidade do organismo de combater infecções e está intimamente ligado ao desenvolvimento de leucemia em trabalhadores.

O tolueno e o xileno são especialmente importantes como solventes de substituição do benzeno.

Essas substâncias não são usadas apenas como solventes; como indicam as conhecidas letras “TNT”, o tolueno é usado na fabricação do poderoso explosivo trinitrotolueno.

Outro derivado de tolueno útil é produzido pela simples oxidação do seu grupo metil, resultando em ácido benzóico, um conservante comercialmente importante.

Os xilenos podem ser usados juntos, como “xilol” ou “xilenos mistos” ou podem ser usados individualmente.

Como no caso do benzeno e tolueno, os xilenos são usados como solventes. Em síntese, os iso-orto e para-isômeros do xileno podem ter suas cadeias laterais de metila oxidadas para formar os importantes ácidos dicarboxílicos, ácido tereftálico e ácido ortoftálico.

Os ácidos ftálicos são utilizados na fabricação de poliésteres, resinas alquídicas e plastificantes. Eles também são usados na fabricação de produtos químicos especiais, como antraquinona e fenolftaleína.

Xileno é encontrado na gasolina, borracha e couro

Fonte: www.newworldencyclopedia.org/sciencing.com/assets.publishing.service.gov.uk/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.npi.gov.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Peneira Molecular

PUBLICIDADE As peneiras moleculares são sólidos com porosidade muito estreita e uniforme, que separam as misturas gasosas …

Composto Binário

PUBLICIDADE Um composto binário é um composto químico composto por dois elementos. O prefixo bi significa “dois”. …

Agente Redutor

PUBLICIDADE Agentes oxidantes e redutores Agentes oxidantes e redutores são termos-chave usados na descrição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *