Breaking News
Home / Química / Sublimação

Sublimação

PUBLICIDADE

Definição

Sublimação é um processo de mudança de fase em que uma substância é tomada diretamente de um sólido para um estado gasoso sem se tornar um líquido no meio. Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco.

A pressão desempenha um papel importante na sublimação porque tem um impacto direto na temperatura à qual uma substância sofre uma alteração de fase. Por exemplo, se as condições de pressão em torno da água ficam suficientemente baixas, ocorre um ponto triplo, onde a substância existe em quantidades iguais nos três estados. Sublimação de água ocorrerá abaixo do ponto triplo. Diferentes substâncias têm diferentes pontos triplos.

Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.

Sublimação em Química é uma mudança diretamente do estado sólido para o estado gasoso sem se tornar líquido.

Em resumo: A Sublimação, fenômeno que só ocorre em determinados materias, consiste na passagem de um material do estado sólido ao estado gasoso (e vice-versa) sem que passe pelo estado líquido.

O que é

Sublimação
Sublimação

A Sublimação é a transição de uma substância diretamente do sólido para a fase gasosa sem passar pela fase líquida intermediária.

A sublimação é uma transição de fase endotérmica que ocorre em temperaturas e pressões abaixo do ponto triplo de uma substância em seu diagrama de fases.

O processo inverso de sublimação é desublimação ou deposição, em que uma substância passa diretamente de um gás para uma fase sólida.

A sublimação também tem sido usada como um termo genérico para descrever as mudanças de fase entre sólido e gás que evitam o estado líquido sem especificar a direção da transição.

Em pressões normais, a maioria dos compostos químicos e elementos possuem três estados diferentes em diferentes temperaturas.

Nestes casos, a transição do estado sólido para o estado gasoso requer um estado líquido intermediário.

A pressão referida é a pressão parcial da substância, não a pressão total (por exemplo, atmosférica) de todo o sistema. Assim, todos os sólidos que possuem uma pressão de vapor apreciável a uma determinada temperatura normalmente podem sublimar no ar (por exemplo, gelo aquoso imediatamente abaixo de 0 ° C).

Para algumas substâncias, como o carbono e o arsênico, a sublimação é muito mais fácil do que a evaporação da massa fundida, porque a pressão de seu ponto triplo é muito alta, e é difícil obtê-los como líquidos.

O termo sublimação refere-se a uma mudança física de estado e não é usado para descrever a transformação de um sólido em um gás em uma reação química.

Por exemplo, a dissociação no aquecimento de cloreto de amônio sólido em cloreto de hidrogênio e amoníaco não é sublimação, mas sim uma reação química.

Da mesma forma a combustão de velas, contendo cera de parafina, para dióxido de carbono e vapor de água não é sublimação, mas uma reação química com oxigênio.

Sublimação requer energia adicional e é uma mudança endotérmica. A entalpia de sublimação (também chamada calor de sublimação) pode ser calculada adicionando a entalpia de fusão e a entalpia de vaporização.

Processo

Sublimação é processo de conversão de sólidos diretamente em gás.

Sólido ? líquido ? Gás (transição normal da matéria).

Sólido ? Gás (Fenômeno de sublimação).

Assim, o processo é desprovido de estado líquido durante a transição.

Exemplos de sublimação incluem:

1. Naftaleno: Quando usado como inseticida e colocado entre as roupas, podemos notar que ele perde peso gradualmente. Esta perda de peso é devido à sublimação. Napthalene bola converte lentamente a gás em pé.

2. Água: Mesmo a água mostram este comportamento no ponto triplo.

3. Iodo: O iodo é um bom exemplo para a sublimação.

Fonte: www.reference.com/www.studyread.com/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Um comentário

  1. Excelente explicação. A propósito adorei o seu site. Tem muito conteúdo de valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.