Breaking News
Home / Química / Óxido Nitroso

Óxido Nitroso

PUBLICIDADE

Óxido nitroso é um gás incolor cuja fórmula é N2O que, quando inalado, produz perda de sensibilidade à dor, precedida de alegria e, às vezes, de riso, usado principalmente como anestésico na odontologia e como combustível, poluente atmosférico e gás de efeito estufa produzido por combustão.

O que é óxido nitroso?

Popularmente conhecido como gás de riso, o óxido nitroso é um gás que não é inflamável e incolor.

Um dos usos mais comuns é no campo da odontologia, onde o gás é administrado ao paciente como parte do processo de preparação de um procedimento odontológico.

No entanto, o óxido nitroso também pode ser usado em várias outras aplicações que não estão relacionadas à odontologia.

Um dos outros usos do óxido nitroso tem a ver com foguetes.

O gás funciona como um agente oxidante no motor do foguete e às vezes é usado em sistemas híbridos que emparelham o óxido nitroso com alguma outra forma de propulsor.

Como bônus, o óxido nitroso pode ser decomposto e usado para criar ar respirável em uma situação de emergência.

Juntamente com os motores de foguete, o óxido nitroso também pode ser usado em diferentes modelos de um motor de combustão interna. Este aplicativo não é incomum em veículos projetados para fins de corrida.

Em alguns motores, o gás serve como um agente que permite que o motor use com mais eficiência a combinação de combustível e ar para criar níveis mais altos de combustão. Isso, por sua vez, permite que o veículo se mova a um ritmo mais rápido. Uma abordagem ligeiramente diferente é conhecida como NOS ou Nitrous Oxide Systems, que também ajuda a aumentar a potência do motor para usar propulsores da melhor forma possível.

O óxido nitroso também pode ser utilizado como propulsor em produtos em aerossol. Muitos produtos alimentares comuns, como sprays de cozinha e latas de creme de chantilly, usam o gás como propulsor preferido.

A vantagem é que o óxido nitroso não tende a quebrar a gordura da nata nem faz com que os óleos dos sprays de cozinha fiquem rançosos em pouco tempo. Isto dá ao gás uma vantagem decidida sobre outras fórmulas de ar comprimido que não permitiriam que o creme produzisse o efeito espumoso desejado e não permitiriam que o spray de cozinha se mantivesse à temperatura ambiente.

A aplicação de óxido nitroso que a maioria das pessoas conhece é encontrada no consultório do dentista. Administrado através de uma máscara colocada sobre a boca e o nariz, o gás ajuda a relaxar o paciente, tornando muito menos dolorosa a administração de uma injeção de novocaína. O paciente também tende a ficar tão relaxado que a passagem do tempo se torna difícil de rastrear, uma característica que pode ser benéfica quando o trabalho odontológico envolvido é demorado. Enquanto a maioria das pessoas não experimenta nenhum efeito colateral da administração do gás, existem algumas incidências de náusea leve e efeitos físicos semelhantes que duram pouco tempo.

Infelizmente, o gás também é às vezes abusado como uma droga recreativa.

Embora perfeitamente seguro quando administrado em um ambiente controlado, o gás pode causar várias condições, como uma sensação de despersonalização que não é diferente de ter um ataque de ansiedade, tontura e uma sensação geral de desconexão com o ambiente. Em alguns casos, o gás pode causar alucinações, além de produzir uma sensação de euforia. Às vezes, o gás é misturado ao nitrito de amila, conhecido como kits nitrosos, como forma de produzir um efeito rápido que não é diferente do efeito produzido após o consumo de várias bebidas alcoólicas.

Óxido nitroso – Gás

O óxido nitroso (N2O), também chamado monóxido de dinitrogênio, gás de riso ou nitroso, um dos vários óxidos de nitrogênio, um gás incolor com odor e sabor agradável e adocicado, que quando inalado produz insensibilidade à dor precedida por histeria leve, às vezes risos. (Como a inalação de pequenas quantidades fornece um breve efeito eufórico e o óxido nitroso não é ilegal, a substância foi usada como droga recreativa.)

O óxido nitroso foi descoberto pelo químico inglês Joseph Priestley em 1772; outro químico inglês, Humphry Davy, nomeou-o mais tarde e mostrou seu efeito fisiológico.

Um dos principais usos do óxido nitroso é como anestésico em operações cirúrgicas de curta duração; inalação prolongada causa morte.

O gás também é usado como propulsor em aerossóis alimentares.

Nas corridas de automóveis, o óxido nitroso é injetado na entrada de ar de um motor; o oxigênio extra permite que o motor consuma mais combustível por curso.

É preparado pela ação do zinco no ácido nítrico diluído, pela ação do cloridrato de hidroxilamina (NH2OH·HCl) no nitrito de sódio (NaNO2) e, mais comumente, pela decomposição do nitrato de amônio (NH4NO3).

O que é sedação por óxido nitroso?

A sedação por óxido nitroso é uma forma de sedação inalada que reduz a ansiedade e alivia a dor.

O óxido nitroso é um gás incolor, inodoro e não irritante que causa uma sensação de euforia.

A sedação por óxido nitroso normalmente usa aproximadamente 30% de óxido nitroso e 70% de oxigênio.

O profissional de saúde pode ajustar a proporção de óxido nitroso em relação ao oxigênio para controlar o nível de sedação fornecido.

Dois minutos após a sedação, o paciente ficará tonto. Uma sensação de formigamento, geralmente nos braços e pernas, também é comum. O paciente também pode sentir calor, uma sensação de bem-estar ou a sensação de que está flutuando. Se o paciente ficar com sono, começar a chorar, ficar tonto ou tiver problemas para falar, ele pode estar super sedado. A sedação excessiva pode levar a náuseas, vômitos e flashbacks desagradáveis.

Um benefício da sedação por óxido nitroso é que ele entra e sai do corpo rapidamente. Se um paciente recebe excesso de óxido nitroso e se sente enjoado, o profissional de saúde pode diminuir a quantidade de óxido nitroso na mistura ou o paciente pode simplesmente remover a máscara de inalação.

A facilidade com que os profissionais de saúde podem controlar os níveis de sedação, a velocidade com que a ação sedativa entra em vigor e é eliminada do corpo tornam o óxido nitroso uma opção popular para procedimentos em consultório, como limpeza dentária.

O método pelo qual o óxido nitroso funciona no corpo não é totalmente compreendido, apesar de estar em uso desde 1772.

O que se sabe é que o óxido nitroso deprime os sentidos, incluindo toque, dor e audição.

Também pode diminuir as inibições nas partes do cérebro que afetam as emoções. Parece não afetar a memória ou a concentração.

A sedação por óxido nitroso é muito segura para a maioria das pessoas. Aqueles com esclerose múltipla e enfisema, juntamente com mulheres no primeiro trimestre de gravidez, devem evitar o óxido nitroso.

Indivíduos que sofrem de resfriados ou outros que têm dificuldade em respirar pelo nariz não poderão usar a terapia por inalação. A principal complicação relatada com óxido nitroso é a sedação excessiva, que pode ser rapidamente remediada e não apresenta complicações graves de saúde.

Resumo

O óxido nitroso é um gás incolor que é comumente usado para sedação e alívio da dor, mas também é usado pelas pessoas para se sentirem intoxicadas ou altas.

É comumente usado por dentistas e profissionais médicos para sedar pacientes submetidos a pequenos procedimentos médicos.

Também é um aditivo alimentar quando usado como propulsor de chantilly e é usado na indústria automotiva para melhorar o desempenho do motor.

Também está sendo cada vez mais usado para tratar pessoas que se afastam da dependência do álcool.

O óxido nitroso é classificado como anestésico dissociativo e foi encontrado para produzir dissociação da mente do corpo (uma sensação de flutuação), percepções distorcidas e, em casos raros, alucinações visuais.

Óxido nitroso – Fórmula: N2O

Fonte: adf.org.au/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.cda.org/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.merriam-webster.com/www.climate-change-guide.com/www.mouthhealthy.org/edu.rsc.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Asfalto

PUBLICIDADE Definição A definição de asfalto é uma substância preta ou marrom, semelhante a alcatrão, …

Sulfato de Magnésio

PUBLICIDADE Definição O sulfato de magnésio é um sal de magnésio que tem sulfato como …

Molaridade

PUBLICIDADE Definição A molaridade de uma determinada solução é definida como o número total de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *