Breaking News
Home / Química / Aldeído

Aldeído

O que é Aldeído?

PUBLICIDADE

A química orgânica consiste no estudo de moléculas que tem o carbono como principal elemento de composição. Os arranjos moleculares e a ligação com outros elementos sequencia características que podem ser agrupadas e estudadas com especificidade. Aldeído é um desses grupos, chamados de função orgânica.

Essa função caracteriza-se pela presença de um grupo carbonila terminal, essa nomenclatura significa que um oxigênio (O) faz uma ligação dupla com algum carbono da cadeia, porém essa ligação deve estar nas extremidades, pois se o carbono que fizer a dupla ligação com o oxigênio estiver também ligado a dois carbonos esta molécula pertence a outra função orgânica, as cetonas.

A nomenclatura dos aldeídos segundo a IUPAC se dá basicamente como as outras funções, o prefixo (met, et, prop, but, pent…) referente ao número de carbonos na cadeira, o infixo (an, en, in) referente a quantidade de ligações que os carbonos fazem entre si e o sufixo al indicando a função aldeído.

Aldeído

Existe também a nomenclatura usual e nesse caso ela se dá a partir do nome dos ácidos carboxílicos, moléculas com o grupo funcional carboxila (carbono terminal que faz uma dupla ligação com o oxigênio e uma ligação com OH, grupo hidroxila), dessa forma são igualmente nominados com base no número de carbonos da cadeia principal. A partir dessa nomenclatura é que surgiram os nomes comerciais e comumente utilizados.

O metanal é o aldeído mais conhecido e usado, porém o nome usual é aldeído fórmico ou formaldeído, por essa molécula ser simples, em temperatura ambiente está no estado gasoso, por se polar é muito solúvel em água, portanto a forma mais difundida desse aldeído é o formol que é o metanal em água.

Essa molécula, com apenas um carbono na cadeira, é um bom exemplificador dos aldeídos de cadeias curtas, cujos são caracterizados pelo cheiro irritante e desagradável. Conforme a cadeia aumenta essa característica se opõe, passando a ter cheiros mais agradáveis e que muitas vezes são usados como aromatizantes ou essências para produtos. Exemplo para essa segunda característica é o caso do aldeído cinâmico, molécula que caracteriza o aroma de canela e que possui nove carbonos em sua cadeia, sendo, em temperatura ambiente, líquido.

Luciana Moretti Angelo

Veja também

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Substância pura

Substância Pura

PUBLICIDADE Definição de Substância Pura Você pode ter se perguntado o que significa o termo …

Cromatografia

Cromatografia

PUBLICIDADE Definição A Cromatografia um processo no qual uma mistura química transportada por um líquido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.