Breaking News
Home / Química / Fluorcarbonos

Fluorcarbonos

PUBLICIDADE

Definição

Os Fluorcarbonos são qualquer um dos vários compostos quimicamente inertes contendo carbono e flúor usados principalmente como lubrificantes, refrigerantes, revestimentos antiaderentes e, anteriormente, propelentes de aerossol e na fabricação de resinas e plásticos

Fluorocarbonos de FCs são compostos que contêm flúor e carbono. As pessoas também os chamam de perfluorcarbonos ou PFCs. Usamos fluorcarbonos na fabricação de refrigerantes, refrigerantes, óleos e graxas.

Também os usamos na fabricação de propelentes de aerossol.

A maioria dos fluorcarbonos são não reativos e não inflamáveis.

Não inflamável significa que eles não pegam fogo facilmente.

Não reativo significa que eles não são reativos, ou seja, não reagem, a menos que sob condições severas ou com um catalisador.

Os FCs são estáveis em altas temperaturas e têm baixa toxicidade.

Os cientistas, no entanto, suspeitam que os fluorocarbonos causam danos à camada de ozônio. É por isso que sua produção é ilegal ou restrita.

O que são fluorcarbonos?

Usando a definição mais estrita, os fluorocarbonos são moléculas constituídas apenas por átomos de flúor e carbono, mas, na prática, vários compostos químicos que contêm outros átomos são freqüentemente chamados de fluorocarbonos.

Esses compostos, que na verdade são derivados de fluorocarbono, incluem hidroclorofluorocarbonos, ou HCFCs, que contêm hidrogênio e cloro, e clorofluorcarbonos, ou CFCs, que contêm cloro.

Os hidrofluorcarbonos, ou HFCs, que contêm hidrogênio, foram desenvolvidos para substituir os CFCs e HCFCs em sistemas de refrigeração e ar condicionado e espumas extintoras.

CFCs e HCFCs têm a desvantagem de causar danos à camada de ozônio.

Dos fluorocarbonetos atualmente em uso, acredita-se que os HFCs não afetem a camada de ozônio, mas contribuem para o aquecimento global.

Os fluorocarbonos têm as vantagens de segurança de não serem inflamáveis ou venenosos.

Além de ser usado em sistemas de resfriamento e espumas, um fluorocarbono pode ter vários outros usos.

O gel de fluorocarbono é um lubrificante industrial usado para engraxar componentes de metal, enquanto os fluorocarbonos eletrônicos são gases. Eles são disparados em uma superfície a fim de gravar um projeto nela, um processo que faz parte da fabricação de chips de silício e placas de circuito.

Embora existam vários fluorocarbonos diferentes, muitos deles apresentam possíveis riscos para a saúde semelhantes.

Os efeitos conhecidos do fluorocarbono incluem irritação da pele, com secura, fissuras, vermelhidão e formação de erupção cutânea.

Se os gases fluorcarbonados estiverem presentes no ar em concentrações acima de um certo nível, a garganta, o nariz e os olhos também podem ficar irritados.

Os resultados de curto prazo da exposição a altos níveis de fluorocarbono podem incluir efeitos no sistema nervoso, com sintomas semelhantes à embriaguez, enquanto a exposição de longo prazo pode causar danos mais permanentes.

Embora o uso de CFCs tenha sido amplamente abandonado, os produtos químicos ainda existem em equipamentos mais antigos, que datam de antes de haver um acordo geral em todo o mundo de que os CFCs deveriam ser eliminados. Os HCFCs, que foram trazidos para substituir os CFCs enquanto alternativas melhores eram desenvolvidas, também estão em processo de eliminação.

Considera-se que os HCFCs afetam menos a camada de ozônio do que os CFCs. Embora não se acredite que os HFCs, que agora estão substituindo os CFCs e os HCFCs, prejudiquem a camada de ozônio, o fato de serem poderosos gases do efeito estufa significa que podem ter um grande efeito no aquecimento global.

As emissões de fluorocarbono podem ser reduzidas ao mínimo evitando vazamentos de equipamentos e mantendo os gases contidos e recuperando-os após o uso, em vez de liberá-los na atmosfera.

Fluorcarbonos
Oxigênio O
2

Fluorcarbonos
Fórmula molecular Ozônio 
O3

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ácido Carbônico

PUBLICIDADE Definição de Ácido carbônico O Ácido carbônico ((H2CO3) é uma espécie crucial no equilíbrio entre o …

Formalina

PUBLICIDADE Definição de Formalina A formalina é uma solução aquosa (água) de formaldeído a 37%, um gás pungente, com …

Oxidação

PUBLICIDADE Definição de Oxidação A oxidação é a perda de elétrons durante a reação de uma molécula, …