Átomo

PUBLICIDADE

Um átomo é a estrutura definidora de um elemento, o qual não pode ser anulada por quaisquer meios químicos.

Um átomo típico consiste de um núcleo de prótons e nêutrons com elétrons que orbitam o núcleo.

Átomo é a menor das partículas de uma substância que pode existir por si só, ou ser combinados com outros átomos para formar uma molécula.

Átomos consistem de elétrons em torno de um núcleo que contém prótons e nêutrons.

Nêutrons são neutros, mas prótons e elétrons são eletricamente carregada: protões têm uma carga relativa de +1 e elétrons têm uma carga relativa de -1.

Os símbolos químicos

Os átomos de cada elemento são representados por um símbolo químico. Isto geralmente consiste de uma ou duas letras diferentes, mas por vezes três letras são usadas para elementos recentemente descobertos. Por exemplo, o representa um átomo de oxigênio, e Na representa um átomo de sódio.

A primeira letra em um símbolo químico é sempre uma letra maiúscula e as restantes letras estão sempre em letras minúsculas. Assim, o símbolo para um átomo de magnésio é Mg.

Átomo – O que é

Átomo
Átomo

Átomos são as partículas extremamente pequenas de que nós, e tudo o que nos rodeia, são feitas. Existem 92 elementos que ocorrem naturalmente e os cientistas fizeram mais 17, elevando o total para 109. Os átomos são a menor unidade de um elemento químico que se comporta da mesma maneira que o elemento faz.

Quando dois produtos químicos reagem um com o outro, a reação ocorre entre os átomos individuais ao nível atômico. Os processos que fazem com que os materiais a ser radioativo para emitem partículas e de energia também ocorre ao nível atômico.

Estrutura Atômica

No início do século 20, um cientista da Nova Zelândia trabalhando na Inglaterra, Ernest Rutherford, e um cientista dinamarquês, Niels Bohr, desenvolveu uma maneira de pensar sobre a estrutura de um átomo que um átomo descrito como olhar muito parecido com o nosso sistema solar. No centro de cada átomo era um núcleo, o que é comparável ao sol no nosso sistema solar. Elétrons se mudou em torno do núcleo em “órbitas” semelhante à maneira como os planetas se movem ao redor do sol. (Enquanto os cientistas sabem agora que a estrutura atômica é mais complexo, o modelo de Rutherford-Bohr é ainda uma aproximação útil para começar a compreensão sobre a estrutura atômica.)

Núcleo: contém prótons e nêutrons; juntos estes são chamados “núcleos”

Prótons: são carregados positivamente partículas. Todos os átomos de um elemento (radioativo e não-radioativo) têm o mesmo número de prótons. Prótons e nêutrons no núcleo, e as forças entre elas, afetar as propriedades radioativas do átomo.

Nêutrons: não tem carga elétrica e, como prótons, são cerca de 1800 vezes mais pesado do que um elétron.

Elétrons: As partículas que orbitam o núcleo como uma nuvem são chamados de elétrons. Elas são carregadas negativamente e equilibrar a carga eléctrica positiva dos protões no núcleo. Interações com os elétrons nas órbitas externas afetam as propriedades químicas de um átomo.

Átomo
Átomo

O que mantém as partes de um átomo juntos?

Cargas elétricas opostas dos prótons e elétrons fazer o trabalho de manter os elétrons em órbita ao redor do núcleo. Elétrons mais próximos ao núcleo são ligados mais fortemente do que os elétrons externos, devido à sua distância do prótons no núcleo. Os elétrons nas órbitas exteriores, ou conchas, são mais frouxamente amarrados e afetar as propriedades químicas do átomo.

O núcleo é realizada em conjunto pela força nuclear forte atração entre núcleos: próton-se de prótons, nêutrons de nêutrons e prótons, nêutrons. É extremamente poderoso, mas estende-se apenas uma curta distância, sobre o diâmetro de um protão ou de neutrões.

Há também forças eletromagnéticas, que tendem a empurrar os protões carregados positivamente (e como resultado a totalidade do núcleo) de intervalo. Em contraste com a forte força nuclear, o campo eléctrico de um protão cai lentamente durante distância maneira que se estende para além do núcleo, electrões de ligação a ele.

O saldo entre a força de nuclear forte puxando o núcleo juntos e as cargas positivas de os prótons que empurram-lo para além é em grande parte responsável por as propriedades de um tipo particular de átomo ou nuclide. (Um combinação única de prótons, nêutrons e equilíbrio das energias).

O delicado equilíbrio de forças entre as partículas nucleares mantém a estabilidade núcleo. Qualquer alteração no número, a disposição, ou a energia dos núcleos pode perturbar este equilíbrio e fazer com que o núcleo se torne instável ou radioativo. (Perturbação de electrões perto do núcleo também pode causar um átomo de emitir radiações.)

A quantidade de energia necessária para quebrar o núcleo nas suas partes é chamada a energia de ligação, que é muitas vezes referida como “cola cósmica”.

Átomo – Definição

Átomo
Átomo

Há mais de 2.000 anos, o filósofo grego Demócrito disse que se um objeto fosse dividido em partes cada vez menores, o resultado seria pedaços tão pequenos que não seria possível dividí-los.

E chamou esse pequenos pedaços de átomos- palavra grega que significa inseparáveis.

Pesquisas científicas que começaram a mais de uma centena de anos, mostraram que a suposição do filósofo era certa.

Todo corpo é formado por partículas extremamente pequenas: enfileirando-se 1 bilhão de átomos, essa pequena fila mediria somente um centímetro.

Embora não possa ser visto nem com os mais potentes microscópios, os cientistas descobriram que é formado por um núcleo de carga elétrica positiva, e torno das quais se movimentam partículas de massa muito pequenas e negativamente eletrizadas: os elétrons.

No núcleo há dois tipos de partículas: prótons, que são eletricamente positivos, e nêutrons, que não tem carga elétrica. Há tantos elétrosn quantos são os prótons.

Cada substância simples (também chamada de elemento, como o hidrogênio, o cobre e o enxofre) é formada por átomos de um mesmo tipo, diferente dos átomos de qualquer outro elemento.

A diferença dos átomos de qualquer outro elemento. A diferença é o número de elétrons (número atômico) e o número de prótons e nêutrons (número de massa) que cada um possui.

Já se comprovou a existência de 106 tipos diferentes de átomos.

As experiências mostraram que o átomo não é compacto como se pensava, e que praticamente toda a sua massa está no núcleo. Além de girarem afastados do núcleo, os elétrons são muito menores que os prótons.

Os átomos podem unir-se para formar partículas maiores chamadas moléculas.

A maior parte de uma substância, como a água, o oxigênio, o açúcar, o ferro, o gás carbônico, é a sua molécula.

Se ela é formada por um só átomo ou por átomos iguais, é uma substância simples (por exemplo, o ferro, o oxigênio); no caso de os átomos unidos entre si serem diferentes, a substância é composta (água, açúcar, gás carbônico, no exemplo).

Átomos – O que são

Átomo
Átomo

Os átomos são os blocos básicos de construção da matéria que compõem objetos do cotidiano.

Os átomos são compostos de partículas chamadas prótons, elétrons e nêutrons.

Prótons carregam uma carga elétrica positiva, os elétrons carregam uma carga elétrica negativa e os nêutrons não possuem carga elétrica em tudo.

Os prótons e nêutrons agrupam na parte central do átomo, denominada núcleo , e ‘órbita’ os elétrons do núcleo.

Um átomo em particular terá o mesmo número de prótons e elétrons ea maioria dos átomos têm pelo menos tantos nêutrons como prótons.

Prótons e nêutrons são ambas compostas de outras partículas chamadas quarks e glúons Prótons contêm dois quarks “up” e um “down ‘quark enquanto nêutrons contêm um’ up ‘quark e dois quarks” para baixo “. Os glúons são responsáveis pela ligação aos quark um ao outro.

O que é um átomo?

Átomo
Estrutura de um átomo

Os átomos são as unidades básicas da matéria e definir a estrutura de elementos.

Os átomos são feitos de três partículas: prótons, nêutrons e elétrons.

Prótons e nêutrons são mais pesados do que os elétrons e residir no centro do átomo, que é chamado de núcleo. Os elétrons são extremamente leves e existem em uma nuvem orbitar o núcleo. A nuvem de electrões tem um raio de 10 mil vezes maior do que o núcleo.

Prótons e nêutrons têm aproximadamente a mesma massa. No entanto, um próton pesa mais de 1.800 elétrons. Átomos sempre ter um número igual de prótons e elétrons, e do número de prótons e nêutrons é geralmente o mesmo bem. Adição de um protão a um átomo faz um novo elemento, enquanto a adição de um neutrão faz um isótopo, ou versão mais pesada, de um átomo.

Núcleo

O núcleo foi descoberto em 1911, mas as suas peças não foram identificados até 1932. Praticamente toda a massa do átomo reside no núcleo.

O núcleo é realizada em conjunto pela “força forte”, uma das quatro forças básicas da natureza.

Esta força entre os prótons e nêutrons supera a força elétrica repulsiva que, de acordo com as regras de eletricidade, empurrar os prótons além contrário.

Prótons

Prótons são partículas carregadas positivamente encontrados dentro do núcleo atômico. Eles foram descobertos por Ernest Rutherford em experimentos realizados entre 1911 e 1919.

O número de prótons em um átomo define o elemento que é. Por exemplo, o carbono tem seis átomos de prótons de hidrogênio átomos têm um e oxigênio átomos têm oito. O número de protões de um átomo é referido como o número atómico desse elemento. O número de protões de um átomo também determina o comportamento químico do elemento. A Tabela Periódica dos Elementos organiza elementos em ordem crescente de número atômico.

Prótons são feitas de outras partículas chamadas quarks. Há três quarks em cada próton – dois quarks “up” e um “down” quark – e eles são mantidos juntos por outras partículas chamadas glúons.

Elétrons

Os elétrons têm carga negativa e são atraídos eletricamente para os prótons carregados positivamente. Elétrons rodeiam o núcleo atômico em caminhos chamados orbitais. Os orbitais internos em torno do átomo são esféricos, mas os orbitais exteriores são muito mais complicadas.

Configuração eletrônica de um átomo é a descrição orbital dos locais dos elétrons em um átomo não excitado. Usando a configuração e os princípios da física do elétron, os químicos podem prever as propriedades de um átomo, como a estabilidade, ponto de ebulição e condutividade.

Normalmente, apenas o elétron mais externo conchas importa em química. A notação shell interior elétron é muitas vezes truncado, substituindo a descrição orbital mão por muito tempo com o símbolo de um gás nobre, entre parênteses. Este método de notação simplifica a descrição para moléculas grandes.

Por exemplo, a configuração eletrônica para o berílio (Be) é 1s 2 2s 2, mas está escrito [Ele] 2s 2. [Ele] é equivalente a todos os orbitais de elétrons em um de hélio átomo. As cartas, P, S, d e f designar a forma das orbitais eo sobrescrito dá o número de electrões em que orbital.

Nêutrons

Os nêutrons são partículas sem carga elétrica encontrada dentro de núcleos atômicos. Uma massa do neutrão é ligeiramente maior do que a de um protão.

Como prótons, nêutrons também são feitos de quarks – um “up” quark e dois quarks “down”. Nêutrons foram descobertos por James Chadwick em 1932.

Isótopos

O número de neutrões em um núcleo determina o isótopo do elemento.

Por exemplo, o hidrogênio tem três isótopos conhecidos: protium, deutério e trítio.

Protium, simbolizada como um H, é apenas hidrogênio comum, que tem um próton e um elétron e nenhum nêutron. Deutério (D ou 2 H) tem um próton, um elétron e um nêutron. Trítio (T ou 3 H) tem um próton, um elétron e dois nêutrons.

Fonte: www.epa.gov/mfefaria.vilabol.uol.com.br/education.jlab.org/www.livescience.com

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.