Breaking News
Home / Química / Aminas

Aminas

PUBLICIDADE

Amina, qualquer membro de uma família de compostos orgânicos contendo nitrogênio que é derivado, em princípio ou na prática, de amônia (NH3).

O que são aminas?

Aminas são um tipo de molécula orgânica derivada da amônia. Eles tendem a ter odores distintos e desagradáveis que lembram peixes podres. Apesar de seus cheiros desagradáveis, eles são críticos para a sobrevivência da vida.

As aminas ajudam a criar aminoácidos, que ajudam a construir proteínas vivas. Muitas vitaminas – substâncias essenciais para a manutenção da vida – também são construídas a partir de aminas.

Geralmente, uma amina é uma molécula que se concentra em torno de um único átomo de nitrogênio. Esse nitrogênio geralmente está conectado a dois átomos de hidrogênio e a um único grupo de outros átomos. Esta é, no entanto, apenas uma regra geral. Um ou ambos os átomos de hidrogênio podem ser substituídos por grupos de outros átomos e a molécula ainda pode ser classificada como uma amina.

Além das aminas das quais o corpo humano é construído, a humanidade encontrou usos importantes para vários outros. Demerol ™ e morfina são usados como analgésicos – geralmente conhecidos como analgésicos.

Novocaína e compostos similares são usados como anestésicos.

A efedra é um descongestionante importante.

O iodeto de tetrametilamônio é usado para desinfetar a água potável.

A serotonina é geralmente considerada uma amina importante, pois funciona como um dos principais neurotransmissores usados pelo cérebro.

Ele regula os sentimentos de calor e fome e controla a rapidez com que o cérebro opera. A serotonina afeta os sentimentos de felicidade e faz parte da capacidade do cérebro de regular o ciclo de vigília e sono.

Aminas também têm muitas outras funções. Alguns são usados para aplicações industriais, como bronzeamento e controle de pragas. A anilina é usada na produção de corantes sintéticos.

Cadaverina e putrescina produzem o odor de carne podre e em decomposição. Algumas aminas, como anfetaminas e metanfetaminas, são até usadas como drogas recreativas.

Como a amônia, as aminas são bases, o que significa que elas têm um pH acima de sete. Devido a esse fato, eles podem ser neutralizados por ácidos. Quando isso ocorre, eles formam sais de alquilamônio, que possuem muitas propriedades importantes. Um desses sais, a colina, está envolvido na produção de alguns dos outros neurotransmissores que fazem o cérebro humano funcionar.

As aminas são classificadas como primárias, secundárias ou terciárias, dependendo de quantos grupos de compostos orgânicos estão ligados ao átomo de nitrogênio central.

Uma amina com dois átomos de hidrogênio e um grupo orgânico é uma amina primária. Um com um átomo de hidrogênio e dois grupos orgânicos é secundário, enquanto um átomo de nitrogênio com três grupos orgânicos é chamado terciário.

Aminas – Química

Na química orgânica, as aminas são compostos e grupos funcionais que contêm um átomo básico de nitrogênio com um par solitário.

As aminas são formalmente derivados da amônia, em que um ou mais átomos de hidrogênio foram substituídos por um substituinte, como um grupo alquil ou aril (eles podem ser chamados respectivamente de alquilaminas e arilaminas; aminas nas quais os dois tipos de substituintes estão ligados a um átomo de nitrogênio pode ser chamado de alquilarilaminas).

Aminas importantes incluem aminoácidos, aminas biogênicas, trimetilamina e anilina.

Os derivados inorgânicos da amônia também são chamados de aminas, como a monocloramina NClH2.

O substituinte -NH2 é chamado de grupo amino.

Os compostos com um átomo de nitrogênio ligado a um grupo carbonila, tendo a estrutura R–CO–NR’R”, são chamados amidas e possuem propriedades químicas diferentes das aminas.

Amina primária (1°)

Amina secundária (2°)

Amina terciária (3°)

Fonte: www.chemguide.co.uk/www.britannica.com/www.thoughtco.com/www.chem.ucalgary.ca/www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/research.cm.utexas.edu/chem.libretexts.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Formamida

Formamida

PUBLICIDADE Definição Em química a formamida é um líquido límpido e picante usado em uma ampla variedade …

Molalidade

Molalidade

PUBLICIDADE Definição A molalidade é uma propriedade de uma solução e é definida como o número de …

Concentração de solução

PUBLICIDADE Definição Em química, a concentração de solução é a quantidade de um soluto que está contido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.