Fenolftaleína

Definição

A fenolftaleína é um composto orgânico frequentemente usado como indicador de pH. A fenolftaleína fica rosa em pH superior a 8,3 e incolor em soluções ácidas.

A fórmula química da fenolftaleína é C20H14O4.

A fenolftaleína é um ácido suave que pode ser usado para fins médicos e científicos. Quando usado em medicina, esse composto é mais comumente reconhecido como ingrediente de laxantes vendidos sem receita.

Em ambientes de laboratório, é normalmente usado para testar a acidez de outras substâncias.

A fenolftaleína é um pó de cristal que geralmente é branco, mas às vezes pode ter uma coloração amarela. Normalmente não tem cheiro ou sabor. No entanto, pode causar tosse ou espirro se for inalado.

Este composto é frequentemente usado para titulação.

Este é um processo químico, em que uma quantidade conhecida de um produto químico é usada para causar uma reação que revela informações sobre outro produto químico.

Quando adicionada a uma solução para esse tipo de teste químico, a fenolftaleína é incolor.

A fenolftaleína geralmente não se dissolve na água, mas pode ser dissolvida por álcoois como etanol e éter.

As soluções que contêm fenolftaleína para testes químicos são, portanto, geralmente à base de álcool. Quando o experimento começa, o líquido deve estar limpo.

Se essa solução é combinada com um produto químico que possui um pH ou taxa de acidez de cerca de 8 ou menos, normalmente permanece sem cor.

Se a solução for misturada com uma substância com uma classificação de acidez entre 8 e 10, ela pode ficar vermelha ou rosa.

Se os níveis de ácido de uma substância excederem o pH 10, a solução de fenolftaleína pode ficar roxa.

Quando os níveis de ácido passam para os dois dígitos mais altos, a solução geralmente fica clara novamente. A indicação de cor envolvida nesse tipo de teste é normalmente descrita como um processo de desbotamento lento.

A fenolftaleína tem sido usada como laxante há gerações. No entanto, existem preocupações crescentes de que a fenolftaleína possa causar câncer em seres humanos.

Essas crenças são tipicamente motivadas por estudos realizados em camundongos que desenvolveram tumores a partir da exposição à substância.

Esses medos resultaram em muitos fabricantes de medicamentos substituindo a substância por outros que têm efeitos laxativos.

Esta substância também tem outros usos que não são tão comumente reconhecidos. Pode ser usado para exames de sangue em um processo que normalmente também envolve peróxido de hidrogênio.

A substância também pode ser usada na fabricação de alguns brinquedos.

Quais são os usos médicos da fenolftaleína?

A fenolftaleína é um composto orgânico resumido quimicamente pela fórmula C20H14O4. Como a fórmula sugere, esta molécula contém 20 átomos de carbono, 14 átomos de hidrogênio e quatro átomos de oxigênio.

A fenolftaleína é mais notavelmente usada como um indicador ácido/base e era anteriormente popularizada como um componente de agentes laxantes.

Essa molécula é usada com mais precisão como indicador básico devido a uma discrepância em suas reações ácidas e fortemente básicas.

Como um indicador de base ácida, a fenolftaleína muda de cor, dependendo da natureza química da substância à qual está exposta. Se a fenolftaleína for exposta a uma substância ácida, ela ficará incolor.

Quando exposto a uma substância mais básica, esse indicador específico fica quase rosa. O extremo em que a substância testada é básica ou ácida afeta a maneira como altera o indicador e, no caso da fenolftaleína, uma reação fortemente ácida causa uma cor laranja ou roxo escuro, e uma substância fortemente básica resulta em uma aparência incolor.

As razões pelas quais os indicadores mudam de cor podem ser explicadas quimicamente. Toda substância existente aparece e funciona da maneira que funciona devido à sua natureza química. Uma mudança nessa natureza, como a carga da molécula, pode afetar muito suas propriedades físicas. Um ácido, ou um produto químico que é propenso a liberar íons carregados positivamente, cria uma forma mais carregada positivamente de fenolftaleína, daí uma mudança de cor específica. Por outro lado, uma base absorve excesso de íons positivos, o que também pode alterar um indicador de uma maneira específica.

A fenolftaleína, descoberta em 1871 pelo químico alemão Adolf Van Baeyer, geralmente é preparada em ácido.

Isso ocorre porque não é muito solúvel em água e tende a se misturar mais completamente em uma solução à base de álcool. Quando utilizado como agente laxante, seu mecanismo era uma irritação leve no intestino delgado e uma irritação mais significativa no intestino grosso, promovendo os movimentos intestinais.

Essa irritação intestinal tem um início típico de seis a oito horas e é conhecida por durar três ou quatro dias.

Pesquisas médicas sugerem que o uso da fenolftaleína como laxante é inseguro por causa de seus efeitos cancerígenos. A maioria dos laxantes modernos, portanto, não contém essa substância, devido aos perigos potenciais associados a ela.

Os efeitos menos adversos desse laxante são erupção cutânea ou irritação nos rins. Foram realizadas pesquisas sobre os mecanismos específicos de seus efeitos cancerígenos, bem como sobre outros usos potenciais da fenolftaleína.

Fenolftaleína – composto químico

Fenolftaleína, (C20H14O4), um composto orgânico da família das ftalinas que é amplamente empregado como um indicador ácido-base.

Como um indicador do pH de uma solução, a fenolftaleína é incolor abaixo de pH 8,5 e atinge uma tonalidade rosa a vermelho escuro acima de pH 9,0.

A fenolftaleína é um laxante potente, que atua dentro de 6 a 8 horas; seus efeitos podem durar de 3 a 4 dias. Podem ocorrer reações adversas como irritação nos rins ou erupção cutânea.

A fenolftaleína foi amplamente utilizada em laxantes vendidos sem receita, mas em 1999 a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA proibiu seu uso em tais medicamentos porque estudos em animais indicaram que pode causar câncer em humanos.

A fenolftaleína, que está intimamente relacionada aos corantes trifenilmetano, foi descoberta em 1871 pelo químico alemão Adolf von Baeyer, que a preparou fundindo fenol e anidrido ftálico na presença de ácido sulfúrico ou cloreto de zinco, o procedimento ainda empregado.

Fenolftaleína tem sido usado como agente laxante, pois pode causar irritação significativa ao intestino grosso.

A fenolftaleína em líquido claro torna rosa