Breaking News
Home / Química / Cloreto de Cálcio

Cloreto de Cálcio

PUBLICIDADE

cloreto de cálcio, CaCl2,é um sal natural geralmente derivado de carbonato de cálcio por reação com ácido clorídrico ou como subproduto de vários processos comerciais: usado principalmente como agente secante e conservante e para prevenir poeira.

É um sólido branco e também pode ser produzido sinteticamente. É sólido à temperatura ambiente e dissolve-se em água.

Uma substância branca e cristalina, solúvel em água, o cloreto de cálcio é o sal de cloreto de cálcio, um elemento metálico bivalente com muitas funções biológicas cruciais.

O cálcio é o principal constituinte do esqueleto, mas também desempenha muitas funções como íon intracelular e plasmático.

Na medicina, o cloreto de cálcio também é usado como uma solução injetável a 10%, para reposição de cálcio.

cloreto de cálcio é um sal branco cristalino usado para descongelar estradas e como agente de secagem.

Fórmula molecular: CaCl2

O que é cloreto de cálcio?

Uma das várias formas diferentes de sal, o cloreto de cálcio é um sólido capaz de absorver uma grande quantidade de líquido. Existem muitos usos diferentes para este tipo de sal, incluindo diversas aplicações, como remoção de gelo de estradas e conservação de alimentos enlatados comercialmente.

Embora seja útil em muitos aspectos, o consumo de grandes quantidades desta substância pode levar a um grande desconforto gastronômico.

Existe mais de uma maneira de produzir cloreto de cálcio para uso comercial.

Uma abordagem é extrair o sal do calcário. Hoje, grande parte do produto usado é criado como subproduto de outros tipos de processamento.

Este subproduto pode ser usado para muitas das mesmas aplicações que o cloreto de sódio, comumente conhecido como sal-gema, fazendo com que os dois sejam frequentemente confundidos.

A capacidade do cloreto de cálcio de absorver uma grande quantidade de líquido é uma das qualidades que o tornam tão versátil.

Por exemplo, este produto funciona com muito mais eficiência do que o sal-gema quando se trata de limpar a neve e o gelo de calçadas, ruas e estradas. Isso é particularmente verdadeiro em temperaturas mais baixas.

Existem algumas desvantagens com esta aplicação, uma vez que existem algumas evidências de que o produto pode ser mais prejudicial para as plantas vivas do que o sal-gema.

Muitas piscinas utilizam produtos que contêm cloreto de cálcio, especialmente em áreas onde há relativamente pouco cálcio encontrado na água.

O uso deste produto ajuda a aumentar o conteúdo de cálcio da água, o que por sua vez minimiza o potencial de corrosão nas bombas.

Os produtos também limitam a corrosão com vários tipos de equipamentos de piscina, bem como com quaisquer acessórios de piscina feitos de metal.

Esta substância também é usada em várias outras aplicações.

Por exemplo, espalhar o produto em estradas em climas áridos, especialmente desertos, pode ajudar a minimizar a quantidade de poeira que é levantada devido ao tráfego.

O produto pode ser utilizado para secar algas, auxiliando na produção de carbonato de sódio.

Pode ser utilizado como ingrediente em diversos tipos de produtos plásticos, além de auxiliar na diluição de amaciantes líquidos.

Os efeitos conservantes do cloreto de cálcio também o tornam útil para a preparação e armazenamento de alimentos.

Quantidades limitadas podem ser usadas como eletrólitos em vários tipos de bebidas esportivas, proporcionando um sabor salgado que ajuda a compensar parte da forte doçura desses produtos.

Quando se trata de frutas e vegetais enlatados, o uso de cloreto de cálcio ajuda a manter os alimentos sólidos mesmo quando embalados em líquidos.

Muitos fabricantes de picles usam esse tipo de sal para adicionar sabor, sem realmente aumentar a quantidade de sal necessária para obter o sabor desejado.

Quais são os diferentes usos do cloreto de cálcio?

cloreto de cálcio é um tipo de sal derivado do calcário. Também é produzido como um subproduto do processo de amônia-soda de fabricação do carbonato de sódio.

Esse tipo de sal possui várias propriedades que o tornam útil em aplicações comerciais, industriais e médicas.

O composto evita que a água congele, absorve a umidade do ar e gera calor quando molhado.

Seus usos médicos incluem o tratamento de distúrbios do cálcio, certas doenças cardíacas e problemas de toxicidade.

As estradas são frequentemente tratadas com cloreto de cálcio durante as condições de congelamento. Ele mantém as estradas sem gelo ao derreter o gelo existente e reduzir o ponto de congelamento da água.

O composto também é aplicado em estradas não pavimentadas para evitar condições empoeiradas. Ele faz isso absorvendo água do ar, mantendo uma camada fina úmida no topo da estrada.

Outras aplicações comerciais incluem adicioná-lo ao concreto para acelerar o tempo de cura e usá-lo como um dessecante de embalagens para evitar que a umidade danifique eletrônicos delicados.

Pacientes com intoxicação por magnésio ou toxicidade por bloqueadores dos canais de cálcio são tratados com injeções intravenosas de cloreto de cálcio. Em alguns casos, o composto é usado para ressuscitação cardíaca de emergência. Também é usado para tratar a hipocalcemia, uma condição médica que às vezes requer uma infusão de emergência do composto.

O cloreto de cálcio é encontrado em muitos alimentos. É usado para adicionar um sabor salgado aos picles sem aumentar os níveis de sódio.

Alimentos enlatados, como feijão verde, retêm sua firmeza quando tratados com o sal. É adicionado a muitas bebidas esportivas para ajudar os atletas a manter o equilíbrio eletrolítico.

Alguns queijos são feitos adicionando primeiro o composto ao leite ou produtos lácteos.

Muitos produtos que controlam a umidade em armários e porões usam cloreto de cálcio como o principal dessecante.

Pacotes de aquecedores de mão portáteis e almofadas de aquecimento utilizam a capacidade do composto de gerar calor quando umedecido.

Amaciantes de roupas costumam usar o composto para melhorar a viscosidade do líquido porque ele absorve água e o mantém em suspensão.

É um sal mineral e é utilizado na manutenção de piscinas para aumentar a dureza da água.

Os aquários marinhos usam cloreto de cálcio para aumentar o conteúdo de cálcio da água. Certos animais marinhos, como os moluscos, precisam de água com cálcio extra dissolvido para manter a saúde.

Os pneus às vezes são pesados ??com o composto. É misturado com água e injetado no espaço de ar dos pneus. Isso adiciona peso extra e resistência aos pneus, evitando que a água congele e os danifique.

Cloreto de cálcio – Produtos

cloreto de cálcio é frequentemente usado como suplemento nutricional, estabilizador, espessante e texturizante em alimentos; é frequentemente encontrado em produtos de panificação, laticínios, bebidas, sucos, café, chá, condimentos, geléias, produtos de carne e outros produtos.

Pode ajudar a repor o cálcio e pode ser um antídoto para o envenenamento por magnésio.

O cloreto de cálcio também é um ajustador de pH/amaciante de água, por isso é comumente usado como salmoura em instalações de refrigeração, bem como uma ferramenta para controle de gelo e poeira nas estradas.

Ele absorve a umidade do ar e, quando adicionado a líquidos, absorve água. Por isso, é um agente secante.

O cloreto de cálcio está presente em dezenas de produtos de higiene pessoal, incluindo óleos de banho, desodorantes, protetor solar, condicionador e maquiagem.

Cloreto de cálcio é uma forma de sal

Cloreto de cálcio

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/ingredi.com/puracy.com/www.cancer.gov/bakerpedia.com/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.lexico.com/snowicesalt.com/www.inchem.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ácido perclórico

Ácido perclórico

PUBLICIDADE Definição O ácido perclórico (HClO4) é um ácido mineral forte. Em algumas circunstâncias, pode agir como …

Ácido de Lewis

PUBLICIDADE Ácido de Lewis: substância que aceita um par de elétrons para formar uma ligação covalente. …

Cloreto de Potássio

Cloreto de Potássio

PUBLICIDADE Definição O cloreto de potássio é um sólido branco ou incolor, cristalino, solúvel em água, KCl, …