Benzoato de Sódio

Definição

benzoato de sódio é um pó branco, cristalino ou granular, solúvel em água, usado principalmente como conservante de alimentos e agente antifúngico, e como um anti-séptico e na preparação de corantes e produtos farmacêuticos.

O benzoato de sódio é um sal de sódio orgânico resultante da substituição do próton do grupo carboxi do ácido benzóico por um íon sódio.

benzoato de sódio é um conservante adicionado a alguns refrigerantes, alimentos embalados e produtos de higiene pessoal para prolongar a vida útil.

É usado como conservante antifúngico em preparações farmacêuticas e alimentos.

O benzoato de sódio é um conservante de alimentos comum e um inibidor de fungos. É mais eficaz em alimentos e bebidas com baixo teor de ácido e produtos assados como pães, bolos, tortas, tortilhas e muitos outros.

Os benefícios do benzoato de sódio incluem sua atividade contra:

Bolores
Fungo
Bactérias

Fórmula molecular: C7H5NaO2

Imagem do modelo 3D de benzoato de sódio

Origem

A atividade conservante do ácido benzóico foi descrita já em 1875 por H. Fleck e foi o primeiro conservante permitido pelo FDA. É utilizado em alimentos, cosméticos e formulações de medicamentos.

O que é benzoato de sódio?

benzoato de sódio é um sal de sódio que ocorre naturalmente em alguns alimentos, mas também é amplamente utilizado como conservante químico.

É usado principalmente como conservante de alimentos, mas também é encontrado em cosméticos, tinturas, produtos farmacêuticos e ambientes industriais.

O benzoato de sódio é um ingrediente comum em alimentos altamente processados, como refrigerantes carbonatados, vinagre, sucos de frutas; em ingredientes mistos como molhos para salada; e interromper o processo de fermentação em vinhos. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e o Filial de Proteção à Saúde em Canada (HPB) relatam que em baixas doses é seguro para consumo, embora quando combinado com ácido ascórbico forme o benzeno químico, um suspeito cancerígeno.

benzoato de sódio ocorre naturalmente em níveis baixos em frutas como maçãs, ameixas, frutas vermelhas e cranberries, e em algumas especiarias doces, incluindo cravo e canela.

Quando adicionado a alimentos como conservante químico, cerca de 75% das pessoas podem experimentá-lo. Por ser um sal de sódio, tem gosto salgado, amargo ou azedo para a maioria das pessoas; mas para outros pode ter um gosto doce.

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) permite atualmente um máximo de 0,1% de benzoato em alimentos. Os refrigerantes são a fonte número um de benzoato de sódio na dieta. Por si só, não é considerado tóxico e os estudos não mostram efeitos adversos à saúde em humanos em condições normais.

Além de ser usado como conservante em alimentos, o benzoato de sódio é utilizado em produtos cosméticos como enxaguatórios bucais, dentifrícios, desodorantes, loções e xampus. Isso geralmente é feito para impedir o crescimento de bactérias nos produtos.

Também é usado em xaropes medicinais, pomadas e pílulas. Industrialmente, o benzoato de sódio atua como um inibidor de corrosão e é usado para impedir que muitos tipos diferentes de metais enferrujem.

É comumente usado em latas de metal contendo alimentos líquidos ou produtos de limpeza doméstica, maquinários de fabricação que são expostos à umidade e em motores de veículos.

Preocupações de segurança

Quando combinado com ácido ascórbico – também conhecido como vitamina C ou ácido cítrico – o conservante se converte em benzeno, um carcinógeno que causa leucemia, dano ao DNA, dano à mitocôndria nas células, morte celular e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Estudos adicionais mostram que o benzoato de sódio misturado com certos corantes alimentares artificiais causa hiperatividade em crianças.

Como muitas pessoas consomem refrigerantes regularmente e o conservante geralmente passa despercebido na maioria das dietas, os níveis de benzeno podem ser muito altos para quem bebe muito refrigerante.

Testes em Alimentos e Ações Resultantes

Em 2005, o FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) testou quase 200 refrigerantes e bebidas relacionadas para benzeno e encontrou apenas dez que pontuaram acima do recomendado.

Mais da metade teve resultado negativo para benzeno ou continha níveis abaixo do permitido. Ainda assim, em resposta às preocupações dos consumidores, os fabricantes de refrigerantes nos Estados Unidos também começaram a eliminar os corantes artificiais de suas bebidas para reduzir os níveis de benzeno.

Reduzindo a exposição

Aqueles que desejam reduzir a exposição aos benzoatos devem ler cuidadosamente os rótulos dos produtos e evitar aqueles com benzeno, benzoato ou ácido benzóico; especialmente quando combinado com ingredientes de ácido ascórbico, ácido cítrico e vitamina C.

Também pode ser uma boa idéia limitar os refrigerantes e sucos de frutas processados, especialmente para crianças.

Função

Embora o ácido benzóico seja encontrado em muitas plantas, ele é convertido na forma ativa de benzoato de sódio para superar seus desafios de solubilidade.

É um conservante eficaz em produtos de panificação devido à sua atividade contra bolores responsáveis pela deterioração da maioria dos produtos de panificação. Também é usado para controlar leveduras, bactérias patogênicas e formadoras de esporos.

Em meio aquoso e pH em torno de 5,0, o benzoato de sódio se transforma em ácido benzóico que, na forma não dissociada, pode romper a parede celular dos microrganismos. Isso retarda seu crescimento.

Em pH 4,0, 60% da molécula está na forma não dissociada em comparação com apenas 1,5% em pH 6,0.

Quais são os diferentes tipos de preservação química de alimentos?

preservação química de alimentos tem sido praticada desde que o homem começou a armazenar alimentos para uso posterior.

O armazenamento de alimentos levantou o problema da deterioração, geralmente causada por microrganismos como bactérias, fungos e leveduras.

Além de tornar os alimentos não comestíveis ou pouco apetitosos, a atividade microbiana pode levar a uma intoxicação alimentar potencialmente fatal.

Ao longo da história, uma ampla variedade de produtos químicos foi empregada para evitar a deterioração dos alimentos, e seu uso data muito antes do ponto em que se suspeitou a existência de microrganismos.

Esses produtos químicos variam de substâncias que ocorrem naturalmente, como sal, açúcar, salitre e especiarias, até aditivos alimentares modernos, como benzoatos, sorbatos e sulfitos.

Dois dos conservantes alimentares mais antigos são o sal e o açúcar, que atuam removendo a água das células microbianas vivas, causando a morte ou impedindo o crescimento.

É necessário usar aproximadamente seis vezes mais açúcar do que sal para atingir o efeito desejado, mas ambos precisam ser usados em quantidades relativamente grandes para serem eficazes, e isso obviamente limita seu uso, pois conferem um sabor forte aos alimentos, especialmente no caso do sal. Eles são, portanto, empregados onde seus gostos vão complementar os dos alimentos, então o sal é usado para carnes e açúcar para frutas. Muitas ervas e especiarias contêm produtos químicos que podem matar microorganismos e também têm sido usados como conservantes. Alho, cebola, pimenta da Jamaica e orégano são particularmente eficazes para matar bactérias.

O nitrato de sódio e potássio, também conhecido como salitre, tem sido usado para conservar e curar carne durante séculos e ainda hoje. As bactérias reduzem os nitratos (NO3-) a nitritos (NO2-) e depois ao óxido nítrico (NO), que destrói a enzima ferredoxina, usada por algumas bactérias para obter sua energia, como por exemplo a Clostridium botulinum, bactéria que causa o botulismo.

Por esse motivo, nitratos ou nitritos são considerados essenciais em produtos de carne curada, como presunto, bacon e salsichas. Esta forma de preservação química de alimentos é, no entanto, controversa; nitritos podem reagir com produtos químicos na carne para formar nitrosaminas, que são cancerígenas. Nitratos e nitritos não são eficazes contra microorganismos que não usam ferredoxina – por exemplo, Salmonella.

Entre os métodos de preservação química de alimentos introduzidos no século 20 estão o uso de sais de alguns ácidos orgânicos, como os ácidos benzóico, propiônico e sórbico – por exemplo, benzoato de sódio, propionato de sódio e sorbato de potássio. Ao serem absorvidos pelas células microbianas, esses produtos químicos interferem no sistema de transporte celular que permite que os nutrientes sejam absorvidos pela membrana celular, impedindo o crescimento.

Eles são eficazes contra uma ampla gama de bactérias e fungos em baixas concentrações e geralmente não afetam o sabor dos alimentos; no entanto, geralmente funcionam melhor em pH bastante baixo, tornando-os mais adequados para uso em alimentos ácidos, como sucos de frutas, refrigerantes e molhos para salada. Os parabenos – ésteres do ácido hidroxiparabenzóico – são eficazes em uma faixa mais ampla de pHs.

Sulfitos e metabissulfitos liberam dióxido de enxofre, que se dissolve na água para formar ácido sulfuroso. Isso parece funcionar de maneira semelhante aos ácidos orgânicos e é particularmente eficaz contra leveduras e bolores, incluindo os fungos que produzem aflatoxinas. Esses conservantes são freqüentemente usados em frutas secas e vinho; no entanto, seu uso não é permitido na carne, pois avermelha a cor e pode disfarçar o odor de decomposição, fazendo com que a carne estragada pareça fresca.

Alguns asmáticos são muito sensíveis ao dióxido de enxofre e seus derivados e devem evitar alimentos e bebidas que contenham níveis relativamente altos de sulfitos.

O uso de antibióticos para preservação química de alimentos não é permitido na maioria dos países, pois pode levar ao surgimento de cepas de bactérias resistentes a antibióticos. A bacteriocina nisina, entretanto, às vezes é usada porque – ao contrário da maioria das bacteriocinas – é eficaz contra uma ampla gama de microorganismos. É adicionado a alguns produtos de queijo processado e a alguns alimentos enlatados.

Alimentos e recipientes de alimentos às vezes são tratados com certos produtos químicos antes de serem embalados, em vez de ter conservantes adicionados.

Por exemplo, frutas são freqüentemente fumigadas com óxidos de etileno e propileno para inibir o mofo.

Vários aromatizantes e antioxidantes adicionados aos alimentos também podem ajudar a preservá-los.

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/bakerpedia.com/go.drugbank.com/www.3dchem.com/www.femaflavor.org/www.sigmaaldrich.com/www.wisegeek.org/www.drugs.com/www.ebi.ac.uk